TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NAS EMPRESAS

Por:   •  11/4/2018  •  Artigo  •  4.087 Palavras (17 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 17

ADSON SALES GUIMARÃES (1189759)

Bacharel em Administração

IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NAS EMPRESAS

Tutor: Prof. Agostinho Fernando Adami

Claretiano - Centro Universitário

FEIRA DE SANTANA

2017

RESUMO

Para muitos gestores o Planejamento Estratégico não existe, assim perdendo muitas oportunidades e ficando expostos a diversos tipos de ameaças simplesmente pela falta de conhecimento. Esse projeto de pesquisa procura evidenciar a importância do Planejamento Estratégico como ferramenta para gestores e principalmente para pequenos empresários. Seu objetivo é mostrar como o planejamento estratégico pode ser importante, incentivar os gestores a analisar bem os cenários de suas empresas e conhecer as ferramentas que possam trazer vantagens para tais analise.

Palavras chaves: Planejamento estratégico, oportunidades, ameaças.

  1. INTRODUÇÃO

O planejamento estratégico é uma ferramenta da administração que quando aplicado da maneira correta pode gerar para empresa ganhos significativos.  O planejamento estratégico é a junção de dos conceitos de planejar e de estratégia.

Segundo Oliveira (2007) planejar é pensar sobre aquilo que existe, sobre o que se quer alcançar, com que meios se pretende agir.

Ele, o Planejamento Estratégico, pode ser traduzido como um processo de preparação de ações fundamentadas nessas ideias estratégicas. todo programa de planejamento estratégico precisa de ser desmembrado em ações que visam o atingimento dos objetivos estratégicos da empresa, esses objetivos estratégicos são como macos ao longo do caminho que a empresa precisa atingir para que ela possa chegar onde ela almeja chegar. por ser um processo o Planejamento Estratégico não pode ter fim, pois ele permite que a empresa se reinvente, se reposicione, que busque novos desafios estratégicos e como tal ele precisa ser aplicado. Muitos pensam que os programas de planejamento estratégico não funcionam,  mais se verificarmos, com certeza vai ser encontrado a existência de falhas entre a realização das ações estratégicas para cada objetivo estratégico, e dessa forma o Planejamento estratégico acaba não sendo tratado como um processo. O Planejamento estratégico precisa ser tratado como um processo, precissa estar na rotina da empresa para que ele de certo, as ações que são desempenhadas na empresa precisam estar vinculadas aos objetivos estratégicos da empresa, a empresa toda precisa caminhar na direção da sua visão.  

  1. PROCESSO ADMINISTRATIVO

O planejamento é uma das funções inerentes ao Gestor de um modo geral. Ele faz parte de um processo permanente e interdependente chamado de Processo Administrativo. Desse processo fazem parte quatro funções fundamentais, que compõem a essência da ação de administrar.

Na figura abaixo mostra o ciclo envolvendo as quatro funções do Processo Administrativo.

[pic 1]

Fonte: MAXIMIANO (2006), Adaptado pelos autores.

2.1 PLANEJAMENTO

Planejar é, antes de tudo, prever questões que sempre surgem no decorrer da gestão de uma organização. Dessa forma, planejar é prever problemas e traçar ações estratégicas que possam evitá-los. Logicamente, que isto, por si só, não assegura a um empreendimento o sucesso, mas, reduzem em grande parte, os riscos de fracasso.

O Planejamento é o processo de determinar os objetivos e metas organizacionais e de como realizá-los. Maximiano (2009) diz que planejar é definir um objetivo e traçar possíveis trajetos a serem percorridos. Um bom planejamento permite se precaver dos acontecimentos futuros, o que fará com que se esteja mais bem preparado para enfrentá-los. Os processos de planejamento consistem em 2 etapas:

  • Dados de Entrada que são a coleta de dados relevantes para o planejamento;
  • Processamento dos dados que é a análise dos dados coletados e a Elaboração de Planos onde se definem objetivos e recursos disponíveis para a realização do planejamento.

Disso extraímos que Planejamento é a arma que o Administrador tem para administrar as relações da Instituição com o futuro. Não é possível determinar o futuro, mas é possível construí-lo em determinadas questões.

2.2 ORGANIZAÇÃO

A organização é um processo Administrativo que busca de alguma forma identificar e compilar de maneira racional e lógica as atividades de uma Organização, determinar as autoridades e responsabilidades (desenhar um organograma), demonstrando as relações de trabalho que devem vigorar entre os indivíduos ou grupos que constituem a empresa (ou seja, definir de forma clara aqueles que coordenarão os trabalhos), a implantação de políticas (como a Organização determina suas relações com fornecedores e clientes) e procedimentos nas atividades rotineiras, de modo que os recursos disponíveis sejam aplicados com eficiência e eficácia, a fim de que empresa e seu pessoal realizem seus objetivos múltiplos.

2.3 DIREÇÃO

Para que as fases anteriores tenham seguimento de forma consistente e possam de verdade consolidar o negócio, há a necessidade de direcionar e motivar todo o pessoal envolvido no processo na realização das metas organizacionais, estabelecer um canal de comunicação com as pessoas (um canal de comunicação claro e objetivo), para atingir os níveis ideais de rendimento. Como toda reunião de pessoas, a presença de idéias e pensamentos contraditórios pode levar à existência de conflitos, que deverão ser resolvidos logo que surgem, para evitar o comprometimento das tarefas do empreendimento.

2.4 CONTROLE

O controle pode ser definido como a função em que todas as fases anteriores do processo de desenvolvimento da organização serão analisadas, para que se possa medir o desempenho das atividades da empresa, do pessoal ou grupos de pessoas envolvidas, estabelecendo uma comparação com padrões pré-definidos anteriormente, para as finalidades que se pretendem alcançar (aonde você que chegar com a sua empresa).

A partir dessa avaliação e verificando que o desempenho alcançado foi suficiente, procede-se o estabelecimento de novas metas para a sequência do seu negócio. Caso contrário, passa-se a tomar as ações corretivas necessárias para que se consiga melhorar o desempenho e  os possíveis desvios nas atividades e processos da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)   pdf (322.4 Kb)   docx (547.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com