TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DA MOTIVAÇÃO NO CLIMA ORGANIZACIONAL

Por:   •  3/5/2017  •  Monografia  •  15.120 Palavras (61 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 61

INTRODUÇÃO

Com o advento da globalização, a competitividade entre as empresas cresceu assustadoramente. Inserida nesta realidade, elas buscam cada vez mais novas formas de se manter no mercado em pé de igualdade com as demais, oferecendo serviços diferenciados, produtos de maior qualidade, menor preço, dentre muitos outros. Ao passo que se exige mais das empresas, elas repassam esta exigência para os colaboradores, pois são eles que desempenham as atividades que dão razão de existência a empresa.

Por isso, muito se diz na atualidade sobre a importância das pessoas nas organizações. Com o passar dos anos, não restam dúvidas de que as pessoas são o instrumental mais importante existente nas empresas. São elas que empenham suas forças para que as atividades da empresa sejam desempenhadas com a devida eficiência. Em outras palavras, por intermédio do ser humano que as organizações obtêm os seus lucros e, consequentemente, perpetuam o capital investido.

Por sua vez, os indivíduos que integram o quadro de colaboradores da organização, tem objetivos pessoais pelos quais lutam para atingir. Muitas vezes, servem-se da organização para consegui-los. Enquanto os indivíduos buscam suas satisfações pessoais, as organizações, do mesmo modo, necessitam da força de trabalho dos seus funcionários, gerando uma relação de interdependência entre um e outro.

Esta reciprocidade é o elo que garante o convívio harmônico entre as pessoas e as organizações, ou seja, é o que garante a qualidade do ambiente de trabalho, pois, ao passo que as necessidades dos indivíduos vem sendo supridas sua motivação se eleva influenciando seu comportamento no âmbito organizacional.

Considerando tal afirmativa, percebe-se então que se a qualidade do trabalho for boa, conduzirá a um clima de confiança e respeito mútuo, no qual o indivíduo tenderá a aumentar suas contribuições e elevar suas oportunidades de êxito psicológico e a administração tenderá a reduzir mecanismos rígidos de controle social.

Entretanto, pelos mais diversos motivos, a harmonia no ambiente de trabalho não é percebida e os colaboradores sentem-se desanimados com suas atividades e acabam por não desempenhá-las da forma devida. Perde-se então, em decorrência da desmotivação do indivíduo, a qualidade do serviço que presta à organização.

Outros fatores como cansaço, estresse e excesso de trabalho, também são capazes de interferir negativamente na harmonia do ambiente empresarial, pois uma vez insatisfeitos com o trabalho, os colaboradores não mais conseguem obter a qualidade exigida e seu comportamento em relação aos demais funcionários sofre algumas alterações que nem sempre são positivas.

Neste momento, torna-se imprescindível a interferência da empresa para reaver o clima harmônico e assim, solucionar os problemas oriundos da desmotivação do colaborador. Para isso, utiliza-se de técnicas motivacionais que visam desenvolver no desmotivado um novo ânimo para o trabalho, recompensando-o com a satisfação de alguma necessidade que apenas o salário não é capaz de satisfazer.

É sabido que um ambiente onde convivem pessoas satisfeitas, isto é, realizadas, é muito mais propício a existência de harmonia, uma vez que o equilíbrio emocional interno exterioriza-se através das atitudes do indivíduo, que por sua vez são de vital importância para o equilíbrio climático em qualquer ambiente de convivência mútua. O fato é que, quanto mais os indivíduos sentirem-se realizados, mais forte a presença de um bom clima organizacional.

Ante o exposto, surge a seguinte questão: Até que ponto a política motivacional adotada por uma empresa, favorece a existência de um clima organizacional harmônico? A pertinência de tal questionamento encontra-se justamente no papel da organização de se conduzir ao bom funcionamento, o que será possível apenas se, e somente se, conseguir manter em seus colaboradores a motivação necessária para tal façanha.

A problemática ora estudada, partiu do pressuposto de que cada indivíduo mantém suas necessidades singulares, distintas das dos outros que com ele convive, sendo estudada a partir da influência da motivação no âmbito do comportamento entre os componentes responsáveis pela criação do clima organizacional dentro da empresa estudada.

Assim, o estudo objetivou analisar se a política motivacional de uma empresa favorece de fato à criação e manutenção de um clima organizacional harmônico. Mais especificamente, buscou-se discutir o contexto literário sobre Clima organizacional e a Cultura da empresa enquanto objeto de estudo; refletir como é trabalhada a política motivacional funcional na empresa e analisar se a motivação é fator decisivo para um clima organizacional harmônico.

O contexto da pesquisa foi a Sandisbel Distribuidora de Bebidas S.A, empresa instituída na Rua Arnaldo Pereira, n.º 702, centro, na cidade de Santa Maria da Vitória – BA. A escolha de tal local se deu por ser esta uma organização de grande porte, com grande número de funcionários e variedade de cargos e atividades, o que proporciona à pesquisa uma dimensão muito mais ampla.

A pesquisa foi direcionada a partir dos conceitos propostos por renomados autores de administração, como: Chiavenato (2004/2005/2009), que discute sobre a organização e sobre as pessoas no âmbito organizacional, abordando aspectos como o comportamento, a motivação e principalmente o clima organizacional.

Gil (2006) aborda temas relacionados a motivação como resultado da satisfação ou interação do indivíduo com o ambiente. Ele considera que, muito mais que o salário, a recompensa e o reconhecimento do que o funcionário faz são muito mais eficiente no alcance da motivação.

Mullins (2001) traz à pesquisa o conceito de clima organizacional harmônico, expondo as características imprescindíveis para obtenção de um ambiente saudável. Propõe ainda, os benefícios da obtenção desta harmonia, como a melhoria na expressão dos sentimentos em relação às políticas, valores e demais aspectos da organização.

O trabalho está estruturado em três capítulos, sendo eles: O capítulo I, que aborda uma reflexão sobre a clima organizacional, cultura da empresa, política motivacional e motivação quanto fator decisivo para um clima organizacional harmônico.

O capítulo II, por sua vez, engloba a metodologia da pesquisa, sendo ela: A abordagem qualitativa, o tipo de pesquisa de campo, o contexto da pesquisa, os sujeitos da pesquisa, os instrumentos da pesquisa, utilizados na coleta de dados, e por fim, e não menos importante, o procedimento para análise dos dados.

O capítulo III apresenta a análise dos dados colhidos em campo, feita pelos pesquisadores, sobre a influência que a motivação causa no que diz respeito ao clima organizacional harmônico. Ainda é apresentada as considerações finais na forma de conclusão do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (99.5 Kb)   pdf (479.6 Kb)   docx (205.7 Kb)  
Continuar por mais 60 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com