TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS: UMA APLICAÇÃO DO BENCHMARKING

Por:   •  28/10/2016  •  Monografia  •  9.906 Palavras (40 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 40

[pic 1]

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – FATECS

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

ÁREA: GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS

A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS:

UMA APLICAÇÃO DO BENCHMARKING

Fabio Grattapaglia

2075040/0

PROFESSOR ORIENTADOR:

Gilberto Gomes Guedes

Brasília/DF, 29 de outubro de 2010

Fabio Grattapaglia

A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS:

UMA APLICAÇÃO DO BENCHMARKING

Trabalho de Curso (TC) apresentado como um dos requisitos para a conclusão do curso Administração de Empresas do UniCEUB – Centro Universitário de Brasília.

Professor Orientador: Gilberto Gomes Guedes

Banca examinadora:

__________________________________

Prof.(a):

Gilberto Gomes Guedes

__________________________________

Prof.(a):

Gabriel Andrade Lima de Almeida Castelo Branco

__________________________________

Prof.(a):

Homero Reis

Brasília/DF, 29 de outubro de 2010

A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS:

UMA APLICAÇÃO DO BENCHMARKING

Fabio Grattapaglia*

RESUMO

O crescente desenvolvimento do Brasil depende da expansão de suas empresas através do processo de internacionalização. Este artigo pretende demonstrar a importância desse processo, e auxiliar as organizações brasileiras a seguir esse rumo por meio da ferramenta de benchmarking. A questão que norteia essa pesquisa é como o benchmarking pode ser utilizado como ferramenta no auxílio do processo de internacionalização das empresas brasileiras. Para isso foram estabelecidos cinco objetivos específicos que foram atingidos durante três etapas do trabalho: embasamento teórico, que informou as principais teorias sobre internacionalização e benchmarking, apresentação dos dados, que demonstrou os casos de internacionalização da Marcopolo, Gerdau e Embraer e a análise dos dados, que analisou cada caso e aplicou a ferramenta de benchmarking na internacionalização, cruzando os casos com as teorias. Enfim, verificou-se que o benchmarking é uma ferramenta que pode auxiliar no processo de internacionalização, principalmente solucionando os problemas das empresas brasileiras que sofrem de carências de informações.

Palavras-chave: Internacionalização, Benchmarking e Processo.

*Aluno de Administração

Centro Universitário de Brasília – UniCeub.

1 INTRODUÇÃO

Um dos temas mais discutidos atualmente é a globalização. Artigos e revistas enfatizam essa nova era de comunicação global, falam dos benefícios e riscos que esse novo cenário implica em termos mundiais, mas não se tem algo concreto de como se pode aproveitar ao máximo esse fenômeno.

A realização deste trabalho tem o intuito de facilitar a internacionalização das empresas brasileiras. O artigo poderá contribuir de forma acadêmica com a melhoria do aprendizado sobre o processo de internacionalização e do uso do benchmarking. De forma aplicada esse estudo pode servir de orientação de como seguir um processo de internacionalização e qual rumo e ferramentas devem ser utilizadas para tornar esse processo o mais eficaz e seguro possível. Socialmente o presente artigo visa o incentivo e o auxílio do desenvolvimento do Brasil para o mercado externo, criando novas oportunidades para a população local.

A internacionalização das empresas será o foco principal do estudo, e o benchmarking a ferramenta para garantir o sucesso desse processo. As grandes empresas mundiais demonstram a importância da internacionalização, principalmente com os países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia e China), que vêm experimentando um processo de internacionalização crescente, vindo em consonância com o desenvolvimento desses países. O problema é que as empresas brasileiras na hora de decidir se vão seguir o rumo da internacionalização sofrem com a falta de informações, o que ocasiona, ou no fracasso desse processo, ou no desinteresse dessa expansão. O benchmarking, que é uma ferramenta de coleta das melhores práticas, pode auxiliar na obtenção dessas informações, incentivando a integração desse processo.

Portanto esse estudo visa responder o problema: de que maneira o benchmarking pode ser utilizado como ferramenta no auxílio do processo de internacionalização das empresas brasileiras?

Esse artigo tem por objetivo geral de demonstrar algumas formas para auxiliar as empresas nacionais a realizarem esse processo, demonstrando a ferramenta do benchmarking e revendo alguns casos de empresas brasileiras que tiveram sucesso na sua internacionalização, para que essas empresas possam servir de base para a aplicação do benchmarking. Os casos escolhidos foram das empresas Gerdau, Marcopolo e Embraer, que demonstram algumas experiências diferentes nos seus processos de internacionalização, o que facilita na visualização dos vários meios de internacionalização.

Esse objetivo será respondido através de alguns objetivos específicos que auxiliam na estruturação do trabalho:

  • Demonstrar as teorias sobre a internacionalização e o benchmarking
  • Evidenciar os benefícios que a internacionalização e o benchmarking podem oferecer as organizações
  • Apresentar casos reais de empresas brasileiras que tiveram sucesso na internacionalização
  • Confrontar os casos com a teoria, aplicando a ferramenta de benchmarking

        Este artigo foi realizado através da metodologia exploratória, já que a mistura desses dois temas é pouco difundida. A coleta de dados foi feita de forma bibliográfica, ou seja, com dados secundários, além de estudo de alguns casos, que atuaram como um facilitador da exploração do tema.

        O trabalho foi dividido em outras cinco etapas. O primeiro é o embasamento teórico, que demonstra as principais teorias sobre a internacionalização e o benchmarking. O terceiro capítulo é a metodologia, que demonstra o método realizado para a obtenção de dados. Em seguida vem o capítulo da apresentação de dados, que revisa os casos das empresas Marcopolo, Gerdau e Embraer. O próximo capítulo é a análise desses casos, confrontando com a teoria demonstrada. No último capítulo são apresentadas as considerações finais sobre o tema, seguido das referências utilizadas para o presente artigo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (68.7 Kb)   pdf (414.3 Kb)   docx (74.4 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com