TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTRODUÇÃO AO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  28/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  841 Palavras (4 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

...............................................................................................................................

PROCESSOS GERENCIAIS – MODULO II

LETICIA SAWCZEN DE OLIVEIRA – RA 302892011

INTRODUÇÃO AO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

...............................................................................................................................

Guarulhos

2019

LETICIA SAWCZEN DE OLIVEIRA

INTRODUÇÃO AO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Trabalho apresentado ao Curso Processos Gerenciais  do Centro Universitário ENIAC para a disciplina de Informática Aplicada.

Prof.

Guarulhos

2019

[pic 2]

1. Como as medidas praticadas pelos executivos da IBM e da Infosys podem inuenciar os quatro tipos de comportamento determinantes do desempenho dos funcionários dessas empresas?

  Do aspecto da produtividade: funcionários  bem  aceitos  e  remunerados  de acordo com a função que exercem e de igual tratamento com seus companheiros de trabalho, independentemente da casta a qual fazem parte,   irão satisfazer suas ambições e se sentirão realizados de poder exercer um cargo de importância, praticando sua função com maior qualidade.

Do aspecto do absenteísmo: funcionários dessas empresas com certeza terão muito menos motivos para não ter o compromisso de comparecer todos os dias ao posto de trabalho, já que há uma identificação mutua entre empresa e colaborador, sendo assim os funcionários provenientes de campanhas como esta tem uma divida de gratidão para com a empresa e com isso terão menos chances de faltar no trabalho por motivos irrelevantes.

Do aspecto da rotatividade: Devido a reciprocidade de ambas as partes, a rotatividade também diminium já que o funcionáio tem prazer em trablahr e pertencer aquela empresa. Com isso, aumenta a cultura organizacinal e diminui o custo com treinamentos, gastos com demissão, etc.

Do aspecto da cidadania organizacional:  funcionários pertencentes a outras castas terão a oportunidade de entender melhor que aquelas pessoas beneficiadas pelo programa tem sua importância no mundo e que podem fazer a diferença. Ainda, estes funcionários de castas inferiores podem se apoiar e criar uma cultura de ajuda e aperfeiçoamento de suas habilidades entre eles e com os outros colegas.

2. As medidas praticadas pelos executivos da IBM e da Infosys podem inuenciar a satisfação dos funcionários – dalits e não dalits – dessas empresas? Explique.

Com a política de aceitação pelas empresas, os treinamentos fornecidos por eles geram um grande índice de satisfação e produtividade entre os dalits, pelo simples fato de poderem mostrar seu valor além de uma questão religiosa.

Dentro desse contexto os não dalits terão como obrigação a convivência com os dalits e poder assim dar a oportunidade de conhecer e entender melhor essas pessoas. Com isso, osdalits e não dalits poderão ter suas competências colocadas a prova de forma igual, sem quaisquer benefícios que possam ser aplicados devido a casta que o representa. 

3. Quais ciências do comportamento podem ajudar os executivos da IBM e da Infosys a obter resultados positivos em sua análise do comportamento organizacional?

Psicologia – Essa ciência busca compreender e, se necessário, modificar o comportamento dos individuos, principalmente no campo individual.

Sociologia – Focaliza no comportamento em grupo daquele individuo. Essa competência pode estudar como abordar os não dalits na aceitação dos dalits em seu meio, e principalmente, entender o meio em que cada casta vive para poder inserir o programa da melhor forma na empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (215 Kb)   docx (46.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com