TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Implantação da filosofia Kaizen

Por:   •  31/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.948 Palavras (12 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 12

SENAC- Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

A implantação da filosofia Kaizen

São José dos Campos

Outubro/2013


SENAC- Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial[pic 1][pic 2][pic 3]

Natália Ronconi Pulcine

A implantação da filosofia Kaizen

Trabalho de conclusão do Programa de Aprendizagem em Gestão e Negócios

Turma LT12

São José dos Campos

 Outubro/2013[pic 4][pic 5]

Dedicatória

[pic 6]

 

“Dedico este trabalho a minha família, aos colaboradores da empresa Dispemec pela paciência e atenção, e também a professora Letícia que me apoiou e incentivou a buscar sempre o melhor de nós mesmos, e sem os quais não conseguiria alcançar todos os objetivos que hoje posso alcançar.”

[pic 7][pic 8][pic 9]

Agradecimento

Primeiramente a Deus por ter me dado a vida.

A professora Letícia, que me incentivou e apoiou durante todo o desenvolvimento do trabalho.

Aos colaboradores da Dispemec pela paciência, atenção, amizade, apoio, incentivo e sorrisos durante todo o período que me encontrei na empresa.

Aos meus pais e familiares pelo apoio e incentivo.

Aos meus colegas pelo apoio e companheirismo.

[pic 10]

Epígrafe

“Os ousados começam, mas só os determinados terminam“.

– George Bernard Shaw

[pic 11][pic 12][pic 13][pic 14]

Sumário

Introdução        7

Pesquisa        9

Proposta        12

Conclusão        17

Referências Bibliográficas        18

Palavras do gestor        19


Introdução[pic 15][pic 16]

A competitividade entre as empresas está a cada dia mais intenso deixando claro que o mundo está em constante transformação. A verdade é que as organizações tem a necessidade de adaptação ao ambiente externo e também de se capacitar para um trabalho otimizado visando o planejamento de visões futuras, para isso uma interessante e muito utilizada estratégia é adotada por empresas como ferramentas de melhorias contínuas, e dentre elas a filosofia Kaizen. (ARAGON, JULIO e TOLEDO, FERNANDO; 2005)

Conforme Robert Maurer, PH.D., autor do livro The Kaizen Way:

O Caminho Kaizen é acerca de como atingirmos as nossas metas passo a passo. O termo japonês kaizen é uma abordagem do uso de pequenos passos através da melhoria contínua para conduzir à mudança. Em vez de procurar mudanças radicais, que são ambiciosos, de difícil implementação e muitas vezes de insucesso. Você deverá dar pequenos passos de forma a sentir-se confortável. Ou seja, apesar da abordagem kaizen se ter desenvolvido num ambiente empresarial, também se aplica aos indivíduos.”

Então, para melhor entendimento sobre este trabalho, irei citar o conceito do Kaizen, segundo Masaaki Imai:

 “Significa melhoramento, mais que isso, significa continuo melhoramento na vida pessoal, domiciliar, social e na vida de trabalho. Quando aplicado no local de trabalho, Kaizen significa continuo melhoramento envolvendo todos (tanto os gerentes quantos os operários).

Como um exemplo da aplicação do Kaizen posso citar o Sistema Toyota de Produção (STP) que deu origem à filosofia Kaizen: Esse sistema surgiu no Japão, na fábrica Toyota logo após a segunda guerra mundial, e naquela época a indústria tinha uma produtividade baixa e uma enorme falta de recursos e assim com o método Kaizen, que foi criada no Japão pelo engenheiro Taichi Ohno, conseguiram reduzir tais desperdícios nos processos e buscaram melhorias diariamente nos produtos e aumento na produtividade. (SHARMA, 2003).

 Assim, será aplicado na empresa a filosofia Kaizen para desenvolver uma melhor comunicação entre empresa-colaborador para resultar em melhorias contínuas, redução de custo, padronização, diminuição da fadiga e entre outros, tendo como consequência o crescimento de produtividade com a satisfação dos colaboradores, garantindo também o retorno do cliente e sua lealdade.

Na proposta do Kaizen, será desenvolvido um sistema de sugestões para todos os colaboradores preencherem, será feita uma apresentação com o objetivo de conscientizar os colaboradores sobre a filosofia Kaizen. 

Pesquisa

Para o embasamento deste projeto, foram utilizados livros, sites de pesquisas, consulta de pessoas que conhecem sobre o assunto, e outras fontes. O primeiro passo para a pesquisa foi a procura do conceito do Kaizen e seus benefícios que se encontram na introdução do projeto, adquirindo os conhecimentos necessários para seguir com a proposta e para entender melhor a importância do Kaizen e porque ele será aplicado na empresa.

O professor japonês Masaaki Imai é conhecido como o pai do Kaizen, nasceu em 1930, na cidade de Tóquio. Em 1986 fundou o Kaizen Institute, no Texas, para ajudar a introduzir os conceitos do Kaizen nas companhias ocidentais, e desde então a metodologia se tornou conhecida entre os executivos dos Estados Unidos. Masaaki Imai viaja pelo mundo apresentando palestras focando na melhoria contínua, e em uma de suas palestras discutiu sobre o conceito de melhoria contínua gradual em todos os níveis de uma organização, começando com o local onde ocorre o trabalho. (SMITH, LAURA 2005)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (213.4 Kb)   docx (37.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com