TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da comunicação e da socialização para a cultura – Kaspar Hauser

Por:   •  28/4/2015  •  Resenha  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 2

Importância da comunicação e da socialização para a cultura – Kaspar Hauser.

Kaspar Hauser, um personagem real e enigmático que, quando encontrado em Nuremberg, em 1828, com supostamente 15 anos, quase não sabia falar, nem andar e não se comportava como humano, pois foi privado do convívio social. Sua trajetória de vida é o triste resultado de sua carência de cultura e do não desenvolvimento da linguagem. O total isolamento em um cativeiro por tanto tempo, impactou fortemente sua formação como indivíduo. Inicia o contato de Kaspar Hauser com a sociedade, em um ambiente familiar onde aprendeu a comer de talheres, se higienizar e até mesmo palavras novas, enriquecendo assim o seu vocabulário.

Todos na cidade ficam curiosos e com isso Kaspar Hauser é alvo de seu primeiro  atentado, ele não se defendeu e nem gritou, procurou apenas um local escuro para se esconder, como se quisesse retornar ao seu tempo de cativeiro, quando não era atormentado pelos homens. Pouco tempo depois, Kasper Hauser sofre um segundo atentado. Mesmo machucado, procura pelo professor Daumer e conta o que se passou. No local do episódio, o professor encontra um saco com um bilhete que sugeria o motivo pelo qual Kaspar Hauser havia sido atacado e fica subentendido que o atacante poderia ser seu pai. A verdade sobre a origem de Kaspar Hauser fica para sempre em segredo. Kaspar Hauser morre rodeado por aqueles que lhe foram mais próximos durante sua curta trajetória de vida em sociedade.

A importância do aprendizado da linguagem para o bom relacionamento interpessoal é o fator que mais chama a atenção. Kaspar Hauser menciona em uma de suas falas: “Tenho que aprender a ler e a escrever para depois poder compreender”, Conhecer o mundo pela linguagem, por signos linguísticos, parece não ser suficiente para Kaspar Hauser.

O Enigma de Kaspar Hauser não é apenas um filme contando a história de um homem que viveu socialmente isolado, é também um filme que retrata a importância da interação social, da convivência com a linguagem, ou seja, é necessário que o ser humano tenha contato com outros indivíduos, para que viva novas experiências físicas e psicológicas e que possa ter contato com o mundo exterior, para conhecer suas variadas culturas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (70 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com