TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância das Técnicas de Negociação para a Estratégia das Empresas

Por:   •  19/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  12.090 Palavras (49 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 49

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ  [pic 1]

Introdução:

Este trabalho tem como objetivo tratar de assuntos relacionados às técnicas de negociação, apresentando de forma clara e objetiva quais são os fatores importantíssimos das negociações, tais como o conceito e uso das variáveis básicas (poder, tempo e informação), aspectos da comunicação e suas importâncias, etapas da preparação das técnicas de negociação, entre outros.

 

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ[pic 2]

ETAPA 1 PROCESSOS DE NEGOCIAÇÃO

           1. A Importância das Técnicas de Negociação para a Estratégia das Empresas

Sem dúvida  as técnicas de negociação é de extrema importância para as organizações para gerar grandes resultados e lucro para as empresas, podemos perceber hoje no mercado  uma ampla concorrência seja em qualquer segmento e os administradores estão tendo de aperfeiçoar suas competências e habilidades para gerir seus negócios , as técnicas de negociação é importante para que a empresa consiga novos contratos , novos produtos e serviços para conseguir essa competitividade em meio ao mercado é necessária usar algumas dessas técnicas .

A negociação pode ser definida da seguinte forma :

Negociação é o processo de buscar aceitação de idéias, propósitos ou interesses visando ao melhor resultado possível , de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente de que foram ouvidas , tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais . ( JUNQUEIRA,1986 P.5 )

Em um processo de negociação é necessário respeitar as opiniões de ambos os lados , pois cada um tem o seu interesse neste novo projeto , há uma ferramenta muito importante na negociação que é a comunicação , através da comunicação que vamos expressar nossas opiniões e objetivos , é necessário ser um bom ouvinte e compreender o que a outra parte deseja e criar regras com ética de competitividade . Segundo ( MARTIN , 1982 )

A postura agressiva durante uma negociação pode chegar a um ponto hostil , onde uma das partes assume uma posição extremamente incisiva e dominante de uma forma tal que sobrepuja a outra parte , só lhe restando a alternativa de assumir uma posição passiva aguardando que o dominante dite o rumo da negociação , concordando ou não com os termos.

A comunicação deve ser clara e objetiva, visando resultados lucros e perdas , solucionando os problemas e visualizando os riscos.

Em uma reunião de negócios não é bom ocorrer interrupções, pois pode-se perder o foco da negociação e podendo levar tudo a perder .

Na negociação é comum surgir conflitos em algumas decisões por isso o negociador deve estar preparado para dar soluções e utilizar de estratégias para solucionar todos os casos , mesmo com opiniões diferenciadas consegue-se achar uma solução boa para ambos os lados

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ  [pic 3]

Na questão humanidade o negociador tem que motivar seus subalternos com dignidade, respeito, sabedoria ,competitividade e responsabilidade , o mau negociador afasta a equipe e oprime , só um lado acaba ganhando , assim tende a falir o negócio.

1.1 ESTILOS DE NEGOCIADOR

[pic 4]

Fonte : COSTA CURTA JUNQUEIRA,

Luiz Augusto . Negociação : Tecnologia e comportamento .op. clt p.52.

Catalisador : Ênfase na inovação , criatividade , exclusividade , grandes projetos , ideias.

Apoiador : Ênfase no trabalho em equipe , preocupação com pessoas , no bem estar geral , na eliminação de conflitos , problemas.

Controlador : Ênfase em redução de custos , tempo , prazos , resultados , metas , independência em relação aos outros.

Analítico : Ênfase em informações , dados , detalhes , perfeição , preocupação com o micro , segurança , garantia ( MARTIN , 1982 )

Estes estilos envolvidos pode levar o sucesso do novo negócio. Ter ética é uma variável de conduta humana entre o bem e o mal , mentir , esconder informações numa

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ[pic 5]

negociação além de ser desleal pode ser de um total fracasso para ambos os lados , é preciso existir o bom senso , postura correta e ter ideias aplicáveis.

Outro ponto importante é o bom planejamento de todo o processo , é necessário obter as informações necessárias dos outros envolvidos como : cultura , missão , visão e valores e saber qual é o interesses real da outra parte da negociação  para elaborar um bom negócio .

Existem três variáveis básicas que a negociador deve ter o controle que são :

Tempo – deve ter noção e disciplina para não ser perdido os prázos.

Poder – Usar o poder nas horas necessárias de  modo que venha conquistar, motivar sua equipe e todas as pessoas envolvidas no projeto .

Informação : Ter o conhecimento de todo o processo , a falta de informação pode gerar deficiência , atrasos , insucesso no projeto .  Para que se alcance sucesso na organização é necessário o uso dessas ferramentas para atingir metas e objetivos gerando um bom resultado para ambas as partes que fizeram parte do processo de negociação.

O que são as técnicas de negociação ?

As técnicas de negociação é ter a visão estratégica , ser observador , saber conduzir uma negociação de maneira assertiva e claro passar credibilidade para outra parte ,gerando assim uma relação de confiança . Outra técnica importante na negociação é assumir e controlar todo o processo de maneira que se alcance objetivos , sabendo também tomar decisões .

Qual é o papel das técnicas de negociação ?

O papel das técnicas de negociação é saber comandar e administrar de forma eficaz um novo projeto para que no final deste novo “ negocio” se obtenha um resultado positivo de tudo o que se foi realizado e conquistado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (76.6 Kb)   pdf (364.9 Kb)   docx (145.6 Kb)  
Continuar por mais 48 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com