TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Planejamento e Controle de Produção

Por:   •  10/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.190 Palavras (5 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE SÁ-FACITEC

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL

GESTÃO DE OPERAÇÕES, PRODUÇÃO E SERVIÇOS

Resenha

A Importância do Planejamento e Controle de Produção

O trabalho em questão baseia-se no estudo do artigo “A Importância do Planejamento e Controle de Produção”.

Este trabalho se propõe a compreender as percepções dos stakeholders sobre a importância do planejamento e controle de produção integrado ao sistema de uma organização para a aplicação prática desta ferramenta, que visa também solucionar problemas específicos como atrasos, desorganização, erros e clima de estresse, afetando o cliente final.

A humanidade já faz muito tempo que se preocupa em organizar e armazenar os recursos de modo eficiente, para evitar o desperdício, com isso entra em sena as funções gerenciais e os sistemas de produção, para que a empresa atinja sua produção de modo eficiente.

O Planejamento e Controle da Produção (PCP) é responsável pela coordenação e aplicação dos recursos para uma produção melhor e mais eficiente utilizando os recursos disponíveis na organização, com isso a organização ganha em produção, sem desperdício e um trabalho mais organizado.

O PCP é uma atividade essencial para a empresa, é uma área que organiza todo o processo de produção desde a matéria prima até a entrega do produto final, com a falta dessa organização na produção pode haver muito desperdícios de matéria prima, mão de obra tempo entre outros, e pode haver muito retrabalho e perder a confiança dos clientes porque não entregou o serviço ou o material na data marcada.

A organização apesar de ter esse departamento e não seguir a execução do processo, pode ter uma deficiência em todos as etapas do processo desde a compra da matéria prima, não ter o controle de quanto comprar e quanto é preciso para ser utilizado, e controlar o tempo de produção, para não passar dos prazos de entregas dos produtos, mesmo com o aumento da produção tem que seguir os processos a risca para que a organização não venha entrar em colapso e perder a sua organização no seu serviço.

Com tudo isso mostra a vantagem e desvantagem de colocar um sistema de PCP em sua empresa para que flua melhor o desenvolvimento das atividades no meio em que a empresa tem de produção, de acordo com o artigo tem uma ferramenta chamada Kanban, que faz o gerenciamento de toda uma produção desde o estoque até a fabricação.

O artigo verificou algumas percepções dos stakeholders sobre o PCP, ter a existência de um setor específico para ter um planejamento de produção na sua organização, escrever cada fase que a organização tem no seu processo de produção e alinhar elas para que se encaixem perfeitamente na linha do tempo da produção, e verificar as variáveis que podem interferir no processo de produção como queda de energia, falta de água, falta de funcionário troca de equipamento e outras coisas a mais.

Alguns autores comentam sobre o PCP, Tubino, que o PCP é responsável pela coordenação e aplicação dos produtos para atender de uma melhor forma os planos tático e operacional para reduzir gastos e melhorar o tempo de produção sem perder a qualidade. Slack, controlar a produção e conciliar o fornecimento de material e o estoque para que não falte nada e que não peça materiais desnecessário ou a mais, e ter uma organização de curto, médio e longo prazo na execução da produção. Santos, algumas empresas que tem esse processo precisam ser mais exploradas para que os processos não apresentam os gargalos de produção, para ter um melhor processo de entrada e saída, empresas que não possui o PCP de entrada e saída tem uma grande chance de fracassar. Giane, o grande desafio do PCP é entender as vendas dos produtos, elaborar planos de produção para que não fabriquem demais e fique sobrando ou fazem poucas unidades e tem perca de produto e calcular o estoque ter muitas coisas em estoque pode ser prejuízo, produtos podem passar do prazo de validade e isso perder o produto, sempre deixar o estoque nem tão cheio e nem vazio demais.

Com todas essas citações o PCP usado de modo real e assertivo uma organização trabalha em sua produção sem gargalo e sem prejuízos e sem a falta de material para a produção.

 

Opinião Crítica

Ademilton Victório Sartori

 O PCP - Planejamento e Controle da Produção (em inglês, Production Planning and Control) consiste em um processo utilizado no gerenciamento das atividades de produção. Sistema de gerenciamento dos recursos operacionais de produção de uma empresa, com funções envolvendo planejamento (o que e quando será produzido), programação (recursos utilizados para a operação, com início e término de todo o fluxo de trabalho) e controle (monitoramento e correção de desvios da produção), bem como a determinação das quantidades que serão produzidas, qual o layout da planta para melhor aproveitamento do fluxo de insumos, quais as etapas de cada processo de manufatura e designação de mão de obra, seja ela humana ou mecânica, para a transformação das matérias primas passo a passo. Com a consolidação de todos estes dados, será criada a carta mapa da produção, o chamado PMP – Plano Mestre da Produção, nas quais estão expostas as diretrizes do processo em geral. Nos dias atuais existem departamentos especializados apenas no PCP, sendo estes dedicados as atividades mais operacionais do cotidiano de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (78.4 Kb)   docx (726 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com