TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução Prointer III

Por:   •  12/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 2

O agronegócio do leite no Brasil, desde os anos 90, tem passado por importantes e impactantes transformações. Nela constam o acirramento do controle governamental no mercado, além de lança-mento de novos produtos e seus derivados, até impactos externos como a abertura comercial generalizada e a inserção deste produto no MERCOSUL (Mercado Comum do Sul).

Na indústria de lacticínios, observa-se recente processo de restauração centralizada.Calcula-se que, atualmente, 60% de toda produção voltada para o leite no Brasil passe por inspeção fiscal oficial, sendo destes, apenas 50% comercializados na forma fluida, sendo ela pasteurizado, ultrapasteuriza-do ou esterilizado. Os 40% restantes são comercializados no mercado informal, representados prin-cipalmente por seus derivados, como o queijo e fermentados.

O mercado multinacional do leite também apresenta acelerado crescimento, ganhando destaque a holding Parmalat. Entre os anos de 1989 e 1996, a mesma adquiriu 14 laticínios em todo o país, re-presentando o segundo lugar no ranking dos maiores produtos de leite do Brasil, ficando atrás ape-nas da Nestlé.

Para que as empresas nacionais consigam competir e se vejam atraentes ao mercado internacional, investem em tecnologia, marketing, produção, entre outras etapas da cadeia produtiva e da distribui-ção.

Outra alternativa é a inserção e subdivisão em cooperativas. Em relação às cooperativas, ganham destaque as principais: no sul do país a Batavo, e a Cooperativa Central Gaúcha de Leite (CCGL), produtora do leite Longa Vida Elegê,

No sudeste, a Itambé (Minas Gerais) e a Paulista (SP) têm vendas expressivas nos estados em que estão localizadas e nos adjacentes, assim como a CCPL, devido à sua tradição, no Estado do Rio de Janeiro.

O projeto de pesquisa visa estudar, através de informações e intrevistas, qual o modal mais indicado para uma indústria de laticínio, bem como a importante redução de custos e flexibilidade logística neste processo, recortando o tempo na década de 90, com a expansão do mercado do leite ultrapasteurizado (UHT) e os benefícios obtidos para o mercado de laticínios e consumidores até os dias de hoje. Abordar-se-á, também a Gestão de Custos Logísticos, Gestão em Marketing e Intermodais que influenciam na produção, armazenagem e transporte do leite até seu consumidor final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (54.5 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com