TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LOGÍSTICA REVERSA DE EMBALAGENS SUSTENTÁVEIS

Por:   •  11/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  8.239 Palavras (33 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 33

[pic 1]

FACULDADE ESTÁCIO DO AMAZONAS

CURSO LOGÍSTICA EMPRESARIAL.

LOGÍSTICA REVERSA DE EMBALAGENS SUSTENTÁVEIS.

MANAUS

2018

[pic 2]

RODRIGO FURTADO DA SILVA.

LOGÍSTICA REVERSA DE EMBALAGENS SUSTENTÁVEIS.

Trabalho de conclusão de curso, para obteção de nota da disciplina Logística Empresarial, do curso de Pós Graduação da faculdade Estácio do Amazonas.

MANAUS

2018


LOGÍSTICA REVERSA DE EMBALAGENS SUSTENTÁVEIS.

[1][2]

                                                        RODRIGO FURTADO DA SILVA *                                                                                                

RESUMO.

As empresas não podem mais se dar ao luxo de tratar a logística reversa como uma reflexão tardia. Precisa ser uma capacidade central dentro da organização da cadeia de suprimentos. Durante anos, a maioria das empresas prestou pouca atenção aos retornos. Isso mudou à medida que as empresas percebem cada vez mais que entender e administrar adequadamente sua logística reversa não só pode reduzir os custos, mas também aumentar as receitas. Também pode fazer uma grande diferença na retenção da fidelidade do consumidor e na proteção da marca. Muitas organizações e indivíduos tentaram definir. Logística reversa. Referimo-nos ao termo "logística reversa" como toda a atividade associada a um produto e serviço após o ponto de venda, o objetivo final de otimizar ou tornar a atividade de pós-venda mais eficiente, economizando dinheiro e recursos ambientais. Capturar os benefícios potenciais começa pela compreensão clara da natureza da logística reversa. Primeiro, é muito diferente da logística de frente. Os varejistas e os fabricantes projetam cadeias de suprimentos para enviar de forma rápida e eficiente um fluxo contínuo de produtos das instalações de produção para as prateleiras dos revendedores. Todas as caixas em pallets são tipicamente idênticas e empilhadas em fileiras arrumadas. Eles chegam ao centro de distribuição ou a varejo como um relógio. Primeiro, o produto chega sempre que os clientes decidem retornar um item indesejável, ou um varejista decide retirar o produto da praça, ou um fabricante institui uma mudança de embalagem ou qualquer outra causa possível.

Palavras-chaves: Logística Reversa, Sustentabilidade, Embalagens Sustentáveis.

INTRODUÇÃO.

A logística reversa refere-se ao monitoramento do ciclo de vida de seus produtos depois de chegarem ao consumidor final. Isso poderia incluir como seu produto poderia ser reutilizado, como ele deveria ser descartado corretamente após o uso e qualquer outra forma em que o produto expirado pode criar valor. A logística reversa que afeta diretamente as cadeias de abastecimento é o retorno dos produtos do consumidor final de volta ao fabricante.

 Embora muitas empresas considerem que o processo de retorno é um mal necessário que não deve ser notado, as empresas que implementam um fluxo de trabalho efetivo de logística reversa podem obter. Alguns desses benefícios são: Custos reduzidos. Ao planejar antecipadamente os retornos e fazer a ordem de devolução, você pode reduzir os custos relacionados (administração, transporte, transporte, suporte técnico, etc). Serviço mais rápido. Isso se refere ao envio original de mercadorias e ao retorno de mercadorias. Recupere a perda de investimento em seu produto que tenha tido uma falha, corrigindo e reabastecendo a unidade, desfragmentando-a para peças ou reunindo-a em um mercado secundário. 

 Normalmente, a logística aborda eventos que trazem o produto para o cliente. No caso da logística reversa, o recurso vai pelo menos um passo atrás na cadeia de suprimentos. Por exemplo, os bens se movem do cliente para o distribuidor ou para o fabricante. Quando o produto de um fabricante normalmente se desloca pela rede de suprimentos, é para chegar ao distribuidor ou ao cliente. Qualquer processo ou gerenciamento após a venda do produto envolve logística reversa. Se o produto estiver com defeito, o cliente retornaria o produto. A empresa de fabricação teria que organizar o envio do produto defeituoso, testando o produto, desmontando, reparando, reciclando ou descartando o produto a logística para tais assuntos é a logística reversa.

A reutilização de produtos e materiais não é um fenômeno novo, reciclagem de resíduos de papel, sistemas de depósito para garrafas de refrigerantes e corretores de sucata de metal são exemplos que existem por muito tempo. Especialmente durante a última década, a logística reversa obteve reconhecimento tanto como campo de pesquisa quanto como prática. Embora a logística reversa tenha vindo a ganhar cada vez mais atenção nos últimos anos, muitas empresas não conseguiram perceber sua importância e o que é a logística reversa de fato a logística reversa é muitas vezes vista como uma dor de cabeça, uma dor de cabeça cara e recorrente.

Essa falta de atenção na logística reversa é difícil de entender. Outros termos sinônimo de logística reversa, não deve ser confundido com a logística direta ou obter o produto para o mercado comumente conhecido como a cadeia de fornecimento direta. Tipos de atividade comum com logística reversa incluem: logística, armazenagem, reparação, remodelação, reciclagem, desperdício eletrônico ou atendimento reverso, serviço de campo e muitos outros. Já existem muitos estudos que mostram que a logística reversa tem um grande potencial para o desempenho dos clientes. As razões ecológicas dizem respeito à preservação do meio ambiente e para as grandes empresas


1 REVISÃO DE LITERATURA\ FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.

  1. CONCEITO DE LOGÍSTICA.

Segundo Cyrino, (2010, p.18).

A logística é a área da gestão responsável por prover informações, equipamentos e recursos para a execução de toda e qualquer atividade de uma empresa. Ou seja, proporcionar um maior controle e identificação de oportunidades de redução de custos, redução nos prazos de entrega e aumento da qualidade no cumprimento dos prazos, disponibilidade constante dos produtos, programação das entregas, facilidade na gestão dos pedidos e flexibilização da fabricação, análises de longo prazo com incrementos em inovações tecnológicas, novas metodologias de custeio, novas ferramentas para redefinição de processos e adequação dos negócios, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.8 Kb)   pdf (506.1 Kb)   docx (928.4 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com