TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMBALAGENS RETORNÁVEIS PARA TRANSPORTE DE BENS MANUFATURADOS: UM ESTUDO DE CASO EM LOGÍSTICA REVERSA.

Por:   •  16/4/2020  •  Resenha  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 2

Descrição:

No artigo, os autores Diogo Adlmaier e Miguel Afonso Sellito discorrem sobre as vantagens ecológicas, econômicas e logísticas da utilização da logística reversa como processo numa empresa brasileira exportadora de cabeçotes de motores para os Estados Unidos, utilizando-se de embalagens retornáveis adequadas, e os ganhos obtidos na utilização de tais embalagens retornáveis, bem como suas desvantagens.

Palavras-chaves: Embalagens e logística reversa.

Crítica:

Segundo o artigo, a motivação inicial para que a empresa providenciasse o envio dos materiais embarcados utilizando-se embalagens retornáveis foi definida exclusivamente após a exigência do cliente, considerando a política de preservação do meio ambiente utilizando-se dos benefícios que a logística reversa traz, aliando ao custo mais baixo e sem risco à qualidade dos itens. Através de estudos e de relevantes citações de autores com know how no assunto, foi feito um paralelo entre as vantagens e as desvantagens da utilização de embalagens descartáveis e retornáveis, considerando os aspectos ecológicos, econômicos e logísticos.

Considerando a exigência do cliente, motivada pelo fator econômico e de valor, a empresa focou seus desafios na estruturação de nova embalagem, baseando-se na logística reversa. Foi desenvolvida uma nova embalagem - plástica e retornável - em substituição à anterior – confeccionada com papelão - enfocando na maior proteção e durabilidade no armazenamento dos cabeçotes, com um custo mais baixo e sem riscos à qualidade dos itens.

Apesar do custo da empresa com um alto investimento inicial, maiores foram as vantagens após a implantação do novo sistema de embalagens retornáveis. Uma das vantagens foi a economia de em média R$ 950 mil por ano, em gastos com embalagens, com resultado já no segundo ano do projeto, haja visto que as novas embalagens retornáveis, tem, em média, tempo de vida de cinco anos, e as descartáveis eram utilizadas numa única viagem e depois descartadas. Reduzindo desperdício de valores e riscos ao meio ambiente pela reutilização, recuperação e reciclagem dos materiais de embalagens.

São apresentadas no presente artigo os resultados obtidos nas pesquisas, traçando-se um paralelo entre o formato anterior e a solução que foi aderida, a duração em média das etapas de processo de utilização da embalagem retornável, e as vantagens da logística reversa, como: redução dos resíduos gerados, melhor aproveitamento dos contêineres utilizados, flexibilidade em qualquer alteração na embalagem e a reciclagem das embalagens danificadas ou em fim da vida útil.

Por fim, o artigo traz à tona a importância das empresas otimizarem seus processos considerando a logística reversa e adoção de embalagens adequadas, como fatores essenciais para a redução de custos logísticos, aliado à política de preservação ambiental e transporte, rumo ao desenvolvimento sustentável do planeta através da reutilização e redução do consumo de matérias-primas utilizadas pela empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (32.3 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com