TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística Reversa Com Embalagens

Por:   •  10/10/2016  •  Monografia  •  2.437 Palavras (10 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 10

Logística Reversa Com Embalagens

1.1 Introdução

Como todos sabem, os brasileiros cada vez mais, hoje em dia, consomem produtos alimentícios em grande escala, fazendo com que o lixo gerado por este se agrave a cada ano o acúmulo das embalagens pela cidade, pelos lixões, aterros entre outros.

As empresas vêm precisando se adaptar a essa questão e precisão se adequar as novas tendências, estar preparadas para fazer este tipo de material voltar de forma sustentável, aos seus estabelecimentos, e assim fazer o uso correto destes, novamente.

Então surgiu-se a questão de logística reversa, uma forma de recolher o material que a própria organização deixou no mercado para que os consumidores pudessem utilizar.

Ela é feita de diversas formas, e dentre essas formas e ações que as empresas vem tomando para poder corrigir de forma sustentável essa exposição degradável ao ambiente, fazendo a logística reversa do mesmo.

A partir desses argumentos indica-se algumas perguntas para que possamos resolver nosso problema.

O que é logística? O que é logística reversa? Quais são as embalagens? O que seria uma logística sustentável? E quais ações vem sendo feitas de logística reversa no seguimento de embalagens, dentro do estado de São Paulo?

Pergunta de Partida: Quais as ações de logística reversa no ramo de embalagens no Estado de São Paulo?

1.2 Introdução

 Implantação de estratégias eficazes para coleta dos materiais descartados pelos consumidores.

 Alinhamento de programas sociais para conscientização das pessoas para o descarte correto.

 Utilizar de transportes com biocombustível para não agravar ainda mais o ambiente.

 Tornar viável os custos da logística reversa para que não seja repassado ao consumidor final.

 Bonificar empresas que utilizam dessa técnica para que sirva de exemplo as outros e assim tenhamos um planeta melhor.

1.3 Objetivos

1.3.1 Objetivo Geral

Investigar quais as ações vêm sendo realizadas pelas empresas para praticar a logística reversa no estado de São Paulo, no segmento de embalagens.

1.3.2 Objetivo Específico

 Entender como funciona uma logística reversa no segmento de embalagens.

 Avaliar se as ações praticadas pelas empresas no estado de São Paulo, para prática da logística reversa, são de fato eficientes para diminuir a degradação ao meio ambiente.

 Identificar resultados potenciais da coleta desses materiais para reciclagem dentro de SP.

 Avaliar as estratégias utilizadas para recolher estes materiais.

 Identificar as atividades realizadas para que os bens de pós-consumo e pós-venda retornem ao processo produtivo ou de negócios.

1.4 justificativas

A sociedade nunca esteve tão preparada com as questões sócios-ambientais que veem surgindo a cada ano. Os problemas relacionados a sustentabilidade no Brasil, com a forma que as pessoas, empresas e organizações lidam com esta questão.

As empresas vêm se preocupando mais com a maneira que os seus produtos vêm sendo produzidos e também do modo como ele será descartado e voltado para uma área de ciclagem que por fim volte a se tornar outros produtos novamente.

2. Referencial Teórico

2.1 Sustentabilidade

No Brasil e no mundo, o conceito de sustentabilidade tomou força e passou a ser debatido com muito mais seriedade e foi adotado, inclusive, por grandes corporações como uma forma de sobressaírem-se num mercado cada vez mais competitivo e ávido por diferenciais capaz de despertar a atenção e a simpatia do consumidor.

O ritmo de consumo dos recursos naturais existentes no planeta está demasiadamente acelerado e que, a continuar assim, haverá graves repercussões para a continuidade da raça humana; revelou a urgência e a importância de adotarmos práticas e políticas que garantam a sustentabilidade e uma maneira muito mais racional de lidar com o meio ambiente e de usufruir os recursos naturais disponíveis.

A sustentabilidade é muito mais do que apenas garantir boas práticas ambientais e controlar a velocidade do consumo dos recursos planetários. Hoje, compreende-se que o conceito de sustentabilidade deve ser olhado por um prisma mais amplo. E que, além do ambiental, a prática da sustentabilidade deve contemplar os aspectos sociais; políticos e econômicos de qualquer projeto empresarial ou agrupamento humano.

A preocupação com a natureza e a sobrevivência do planeta virou meta de várias estruturas sociais. Devido a essa preocupação surgiu o termo sustentabilidade, o qual busca meios de adotar atitudes no cotidiano que sejam menos agressivas ao planeta. Atualmente, a definição de sustentabilidade ganhou uma proporção bem mais ampla, e o termo é empregado em diversas ocasiões, expressando o intuito de ser mais ambientalmente correto.

A sustentabilidade está relacionada com os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Isto é, promover a exploração de áreas ou o uso de recursos naturais ou não de forma prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dela dependem para existir.

Para que o conceito de sustentabilidade atual seja aplicado a uma determinada área, devem-se levar em consideração todos os aspectos que abrangem esse conceito. A sustentabilidade social; a sustentabilidade ecológica; a sustentabilidade econômica; a sustentabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (113 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com