TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Liderança Estratégica Sob o Olhar da Liderança

Por:   •  22/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 3

MBA Gestão Comercial Marketing e Vendas

Anápolis, 27 de junho de 2019.

Kárita Jeovane de Souza silva

Liderança Estratégica

Sob o olhar da liderança

Incentivar as pessoas a fazerem o que se considera necessário para alcançar objetivos é a função do líder, há muitas características citadas por diversos especialistas sobre o que define o perfil de um líder. Utilizando da análise de três espetaculares filmes temos a percepção da importância da liderança em diferentes contextos sociais.

O filme Mãos talentosas nos conta a história do Dr. Ben Carson e em como foi sua trajetória para se tornar um dos mais respeitados neurocirurgiões do mundo. Ao longo da história percebemos a figura da mãe como uma líder para seus filhos, incentivando-os a desenvolverem novos hábitos, encorajando a usarem de seus próprios talentos e mostrando que podemos conseguir tudo o que quisermos desde que acreditemos em nós mesmos. O filme mostra que o líder incentiva a desenvolver as capacidades, vemos isso em dois diálogos em que a mãe fala: “você não é burro, é inteligente só não está usando esta inteligência e em “se usarem o seu tempo que passam na frente da televisão para desenvolverem o que deus te deu, não vai demorar para que os outros te vejam na televisão. Outra cena que chama muita atenção é que mesmo que um líder seja um grande incentivador muitas vezes ele também precisa de ajuda para enfrentar seus próprios problemas não deixando afetar na sua liderança. Uma cena que nos deixa uma boa lição é quando a mãe fala uma frase para o professor: “quando eu faço algo, faço o melhor que posso”.

Um outro contexto de se analisar é o filme O menino que descobriu o vento, que vai nos mostrar como a ideia de William Kamkwamba ajudou sua aldeia em um momento crítico de seca. Nele percebemos um pai líder pela situação e um filho líder pelo instinto empreendedor. Vemos neste filme a importância do líder ouvir os que o seguem e acreditar na capacidade deles, ao mesmo tempo que vemos a coragem do liderado de expor as suas ideias e fazer com que todos acreditem nela, principalmente o seu próprio líder.

E por fim vemos em Invictus um dos exemplos mais encantadores de liderança com Nelson Mandela, o filme mostra o início de seu governo e como ele usa o esporte como estratégia para unir uma nação em conflito, como líder ele enxergava nos pequenos momentos grandes oportunidades, sabia encantar seus liderados para lutarem pelos mesmos objetivos. Em uma cena bem interessante ele pergunta para o capitão do time de rúgbi qual era sua filosofia de liderança e ele responde que é pelo exemplo, deixando claro que um líder deve agir com ética e moral, enquanto Mandela diz que usa da inspiração, ele deseja inspirar as pessoas que o segue, no momento deste dialogo percebemos um misto de negociação e inspiração que o presidente deixa para o capitão, afinal ele desejava alcançar um objetivo.

Em todos os filmes percebemos qualidades como a paciência, a integridade, a confiança, paixão, positivismo, persistência, Insights, comunicação e coragem, e em todos ele independente do contexto social percebemos a importância de um líder para garantir que todos estejam caminhando juntos rumo a um objetivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (80.2 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com