TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Liderança Servidora

Por:   •  19/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.958 Palavras (16 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 16

1

OS IMPACTOS POSITIVOS DE UMA LIDERANÇA SERVIDORA NO ÂMBITO

ORGANIZACIONAL: CAMINHOS DE REFLEXÃO

Mayara de Farias Bello Tesch

RESUMO:

A liderança é um tema que estimula muitos estudos; suas descrições, atribuições, perfis e comportamentos, são capazes de elaborar diversas pesquisas e curiosidades. Todas as suas apresentações podem ser desenvolvidas, aprimoradas e vislumbradas em diversas organizações humanas, sendo empresarias, religiosas, escolares, entre diversas outras. O estudo da liderança servidora traz à evidência um perfil de líder que destaca uma posição de servir em sua convivência com seus liderados. A partir destas considerações, o presente artigo procura entender os impactos de uma liderança servidora no âmbito organizacional. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho descritivo e abordagem qualitativa. Certifica-se que são favoráveis e benéficos os impactos causados pela liderança servidora nas organizações, pois são notórias a motivação, disposição e inspiração de seus membros ao perceber que as prioridades do líder servidor estão em proporcionar o bem estar profissional e pessoal de seus liderados e não a busca incessante por resultados e cobranças, entendendo que a capacidade de liderar está na capacidade de liderar.

PALAVRAS-CHAVE: Liderança; Liderança Servidora; Servir.

INTRODUÇÃO

A liderança é uma das temáticas mais estudadas e investigadas no comportamento organizacional e também em pesquisas relacionadas no âmbito da administração. Nota-se, que sendo um tema de destaque, existe uma grande tentativa no campo acadêmico de descrever as características de um líder. Entretanto, com todas as mudanças nos hábitos pessoais, economia, política e tecnológicas, ainda existem questionamentos da melhor forma de exercer a liderança.

A Liderança Servidora é considera uma forma inovadora e mais recente de

liderar no mundo organizacional. Esse é um modelo, o qual o líder se coloca a serviço de seus liderados, desconstruindo a imagem de que o líder está no topo da cadeia, e que precisa ser servido.

1

2

Sendo um tema significativo e inspirador, este estudo consiste em

compreender as consequências de uma liderança servidora no ambiente organizacional. A questão que norteará o artigo será: Quais os impactos da liderança servidora nas organizações?

O estudo visa apresentar os pontos positivos da liderança servidora, a qual

entende que, a capacidade de liderar bem, está totalmente ligada a capacidade de servir, trazendo a reflexão à importância com a equipe e liderados, conseguindo através do serviço alinhar a visão, expectativas e resultados.

Diante da relevância da liderança servidora não só para o mundo corporativo

como para a gestão relações humanas, que se dá tanto nas organizações, como em muitos âmbitos da sociedade, onde se pode entender que todos ganham quando não se busca apenas pelos interesses individuais e sim o bem em favor de todos que estamos cercados. Mesmo sendo percebido o interesse dos estudos para com o tema liderança, ainda são encontrados poucos a cerca da liderança servidora, sendo considerado um assunto inovador e contemporâneo.

Trata-se de uma pesquisa qualitativa envolvendo uma revisão narrativa da literatura, caminho apropriado para descrever e discutir o desenvolvimento ou o “estado da arte” de um determinado assunto, sob o ponto de vista teórico ou conceitual. Em outras palavras, trata-se de textos que constituem a análise da literatura científica na interpretação e análise crítica do autor que podem contribuir no debate de determinadas temáticas, levantando questões e colaborando na aquisição e atualização do conhecimento em curto espaço de tempo (ROTHER, 2007).        Para apresentação dos resultados o artigo foi estruturado a partir dos descritores Liderança, Liderança Servidora e Liderança Servidora nas Organizações.[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

Liderança: conceito, significado e aplicações.

O tema liderança gera grande interesse, tanto nos estudos das academias como nas empresas, porém continua sendo complexo diante das diversas tentativas

de conceituação.

2

3

Por sua vez, Johann (2013) define liderança como:

Um processo de interação entre as pessoas que conduz à busca de resultados efetivos e socialmente relevantes, obtido junto a vários públicos, da organização, como clientes, os funcionários, os acionistas, os fornecedores, o meio ambiente e a comunidade. (JOHANN, 2013, p.106)

Robbins (2005) destaca que liderança é a capacidade de influenciar um grupo

para que juntos alcance os mesmos objetivos e Hunter (2006) afirma que liderar diz respeito ao carisma e poder de encantar e envolver as pessoas, conseguindo assim, adornar os corações, mente, espírito, criatividade e a eficácia a serviço de um objetivo.

A respeito do líder Bergamini (2008) afirma que, a intenção de todo ajuntamento de pessoas tenho o propósito de satisfazer as necessidades de seus integrantes. Sendo que nestes grupos, destaca-se a relevância de ter alguém que direcione, seja guardião de uma visão e que consiga fazer o encaminhamento de todos para o alcance de um propósito em comum. Esta figura pode ser denominada de líder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (212.4 Kb)   docx (46.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com