TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Marketing Ecológico

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.159 Palavras (17 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 17

1-Introdução :

Atualmente algumas empresas utilizam o marketing como uma ferramenta para melhorar e ajudar  a contribuir um bom relacionamento das empresas, com o marketing a um maior entendimento das forças e comportamento dentro do mercado, a vislumbrar oportunidades de negócios, estudar e criar produtos e serviços que atendem  as novas demandas e necessidades  dos clientes.

 Não deixando de pensar no meio ambiente, diante de tanta modernidade e se preocupando com a natureza e com o futuro das nossas crianças. O objetivo deste re-posicionamento ao mercado advém de que os aspectos ecológicos ganharam uma importância ao garantir o sucesso das vendas. Uma clientela mais conscientização, uma legislação mais vigorosa e colaboradores mais ligados ao meio-ambiente abrindo novas oportunidades na comercialização de produtos ou serviços.

Esta conotação se torna o crescimento mais claro, quando se observa o crescimento de pressão políticas através de instrumentos como a força de lei de crimes ambientais.

Ao mesmo tempo instituições e associações com foco em certificações ISO (International Organization for Standardization) , Selo Verde, entre outras geram cada vez mais competitividade nacional e internacional as empresas privadas atrvés de ações que ligam mercados a atos sócios ambientais.

O foco  principal é conscientizar empresas, engenheiros, industrias e fábricas sobre a importância de criar novos produtos que tenham fins positivos para a proteção ambiental, pois assim o homem continuará a produzir, criar e inventar  constantemente novos produtos ao mesmo tempo respeitando o desemvolvimento da vida natural por um longo tempo.

2- OBJETIVOS:

Esse trabalho tem objetivo  de mostrar que o marketing socialmente responsável  é a compreensão de preocupações mais abrangentes, assim como os contextos ético, ambiental legal e social das atividades e dos programas de marketing.

As causas e os efeitos do marketing vão claramente além das empresas  e dos clientes para englobar a sociedade como um todo.

O trabalho objetiva refletir sobre o comportamento de consumo segundo critérios ambientalmente responsáveis, observando também sua relação com a educação.

Percebe-se que a construção de uma educação ambiental seja fator relevante para o envolvimento do consumidor com as questões do meio ambiente  e sociedade. Embora o consumidor conheça pouco a respeito de produtos e serviços verdes ou ecologicamente corretos , além disso  reconhecem que possuem culpa pelo desequilíbrio ecológico , mas acreditam que as empresas sejam as principais responsáveis,apresentam mídia como maior agente de reflexão ambiental.

O mercado de consumidores  inseguros e desenformados sobre as questões ecológicas mas que apresentam atitude ambiental, o que é indício de busca por comportamento de compra ecologicamente equilibrada.

    3- METODOLOGIA:

Este trabalho  utiliza o método indutivo por meio de pesquisa exploratória, usando como base , a pesquisa bibliográfica e documental, bem com pesquisa de campo sobre a empresa e pesquisa quantitativa por meio de questionário estruturado não-disfarçado.

4-O QUE É MARKETING?

    O marketing basicamente é um processo social e gerencial  pelo qual  pessoas obtêm o que necessitam e desejam através da criação , oferta e valor com outros. Ele vem se transformando e evoluindo  ao longo dos tempos, pois as organizações estão preocupadas em atender aos desejos e anseios particulares do mercado.O marketing  busca identificar e satisfazer as necessidades lucrativamente .

Defini-se como uma área que engloba todas as atividades concernentes, as relações de troca, voltadas para a  satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduos, considerando sempre o ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem estar da sociedade. Segundo Kotler e Keller.

4.1-VISÃO DE MARKETING:

  A visão de tradicional de marketing é de que a empresa fabrica um produto e vende ao mercado, mas essa visão tradicional do processo de negócios não funciona em economias mais competitivas onde a pessoa tem mais opções.Como o mercado vem crescendo e se dividindo em micro-mercados , cada qual com seus objetivos próprios, desejos , percepção e critérios de compra.

O marketing muitas vezes é descrito como a “arte de vender produto” , mas não se fundamenta só nessa questão, vendas é o começo de marketing, pode-se dizer que é o ponto inicial.O marketing busca entender e conhecer o cliente para que o produto ou o serviço oferecido se venda sozinho.

O profissional dessa área deve como tentar entender as necessidades, desejos  e a demanda dos mercados alvos, comida, água, roupas e abrigo são o que as pessoas buscam em sua existência e são os itens mais importantes, denominadas necessidades que são os requisitos básicos para sobreviver.

4.2- MARKETING ECOLÓGICO

 Também conhecido como marketing ambiental ou verde, o marketing ecológico é uma modalidade que visa enfocar as necessidades de consumidores ecologicamente conscientes e contribuir para a criação de uma sociedade sustentável.

A partir do final do século XX a legislação ambiental, a pressão de grupos ambientalistas e o surgimento de consumidores que querem qualidade de vida condicionam o mercado e criam ambiente propício para o desenvolvimento do marketing ambiental.

Ao utilizar estratégias desta modalidade, empresas e outras entidades, entre elas as organizações não-governamentais reforçam uma imagem positiva frente à sociedade e posicionam seu produto ou serviço no mercado, diferenciando-o dos demais.


     O marketing verde é bom para as empresas porque busca a eficiência no uso dos materiais e também ajuda a reduzir os custos. Empresas que não responderem às questões ambientais com produtos mais seguros e ambientalmente mais saudáveis estão se arriscando a perder a sintonia com o consumidor.


      Ao empregar estratégias de marketing ambiental, a entidade pode aumentar sua credibilidade e legitimidade, definir sua personalidade, área de atuação e imagem, além de agregar valor à marca junto aos diversos compradores. Como identificador da empresa ecologicamente correta foi criada a ISO 14000 com normas de qualidade visando classificá-la como verde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)   pdf (184.2 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com