TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia de Calculos

Por:   •  26/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.091 Palavras (5 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 5

História da administração (visão geral)

A administração começa a 5000 A.C  quando os sumerianos procuras soluções para os seu problemas existenciais, Logo após  ouve a administração agora não mais pelos  sumerianos, mais pelo egípcios  Ptolomeuque por sua vez criará um sistemas econômico de planejamentos, mais que por sua vez não obteria sucesso se não ouvesse a administração para auxiliar na criação da Mesma. Em seguida por volta de 500 A.C na china ouve a necessidade de obter um sistema organizacional de governo, que se deu o nome de Constituição de Chow, que com seus oitos  regulamentos e regras de Administração publica. A relatos que exista  outras raízes da históricas, as instituições otomanas pela maneira que eram administrados seus grandes feudos. Em 1550 a 1700, na Alemanha e na Áustraliam foram surgindo grupos de professores e administradores públicos que eram chamados de fiscalistas ou cameralistas.

Na evolução  da Administração, é importante resaltar duas instituições que fizeram parte dessa revolucionaria ciência. São elas: Igreja Católica Romana e as Organizações Militares.

Ao longo do tempo  a igreja católica vem se mostrando forte e solida  na organização formal da civilização ocidental. Atravez dos anos, vem mostrando sua capacidade organizacionais e administrativa espalhando para o mundo os seus conceitos. A organização militar também trás suas ideias suas raízes até os dias atuais trabalhnso fielmente com a questão da hierarquia, proposta pelo militatismo, um poder rígido, trazendo essa filosofia para pratica administrativas para as empresas

A revolução industrial

A revolução industrial trouxe grandes avanços econômicos para a época. Pois se passou no século XVIII se estendendo até XIX. A revolução teve seu inicio na Inglaterra com a invasão das maquinas a vapor em 1776, A revolução se deu em duas parte, a primeira fase foi em 1870 à 1860 com revolução do carvão como  principal fonte de energia, e o ferro como principal matéria-prima. N segunda fase1860 a 1914 com a revolução da eletricidade.        Nessa época a administração já não era a mesma, havendo um aceleramento , nascendo assim uma administração cientifica capaz de substituir o empirismo e improvisação. Com isso acasionoiu a melhoria e a agilidade no processo industrial. No século XX surgi Frederick W. Taylor, engenheiro americano apresentando a administração cientifica, tratando a adminitração como uma ciência. Conhecido como precursor da  TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO,   Taylor focava na divisão de trabalho, pra ele o tempo era muito importante dentro das organizações, Taylor trabalhava com um seguinte objetivo “máxima produção e mínimo custo”.

Para Taylor a organização era como uma maquina, com suas regras pré definidas. Para Taylor o salário era importante mais não era essencial, nem tão pouco a qualificação dos  funcionário. Para ele era desnecessário o funcionário se especializar, na administração cientifica , Taylor trabalha com numa linha de trabalho repetitiva, monotoma, visando apenas o bem esta da empresa.

Em 1911 Taylor publicou um livro considerado um bíblia para a área. Chamado de princípios da administração cientifica. Vendido no mundo inteiro como um verdadeiro manual. Suas propostas eram um tanto diferente para a época. Seu modelo de planejamento, padronização, especialização, controle e remuneração. De um coisa podemos afirmar, fizeram grandes avanços para a época.  

Nessa mesma época havia um Frances que tbm defendia  princípios semelhante ao de Taylor, seu nome era Henri  Fayol, com seus experimentos na alta  administração, enquanto o medodo de Taylor era estudado por executivos europeus, com os conhecimento da administração cientifica,  fayol tbm havia criado um nova adminitração, porem fayol só deixou de ser ignorado após ter sua obra publicado nos estados unidos,  sua obra fez com que grande pensadores da administração desconhecesse seus princípios,. A qual fayol relacionou em quatorze princípios básico, de uma forma de  a complementar as ideias de Taylor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (105.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com