TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Morfologia Urbana

Por:   •  2/3/2020  •  Projeto de pesquisa  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

Morfologia Urbana

A Morfolgia urbana é o estudo da forma do meio urbano nas suas partes físicas exteriores produção e transformação no tempo, divisão do meio urbano em partes e da articulação destes entre si. Leitura ou análise do espaço quer em ordem à sua concepção ou produção.

Aspectos quantitativos: se referem a uma organização quantitativa: densidades humanas, suoerfícies e fluxos.

Aspectos de organização funcional: atividades humanas: habitar, comerciar , tratar-se , intruir-se.

Aspectos qualitativos: tratamento do espaço (conforto, comodidade).

Aspectos figurativos: comunicação estética.

A morfologia estuda como a rua, praça , edificios e fachadas se organizam entre si para contruir o espaço urbano.  

Valores estéticos da cidade são bastante importantes para a morfologia já que ela estuda a forma de como a cidade é organizada, alguns deles são:

Sistemas de orientação: respeita o equilíbrio vertical  que permitem ao homem se orientar na cidade, pois em uma cidade o homem depende desses sentidos para se localizar.

Sistema Visual: é através da visão que se constroí a imagem da cidade, no entanto , o sistema de observação pressupõe o movimento e a apreensão do espaço em sequêcia visual.

Sistema Tátil: todas as percepções térmicas e de fricção com a atmosfera

Sistema Olfativo: este sistema pertence exclusicamente às experiências na cidade, embora seja um fator de menor controle.

Elementos Morfológicos do espaço urbano:

Solo: é a partir dela que existe a topografia que se desenha ou constrói a cidade, o pavimento é um elemento de grande importância no espaço urbano, porém de uma grande fragilidade e sujeito a várias mudanças.

Edifícios: é através dos edifícios que se constitui o espaço urbano e se organizam os diferentes espaços identificáveis  e com a própria forma.

Lote: o edifício não pode ser desligado do lote ou da superfície do solo que ele ocupa, a forma do lote é condicionalmente a forma do edifício que dá a forma da cidade.

Quarteirão: contínuo de edifícios agrupados entre si em forma de anel, ou em um sistema fechado e separado dos demais, é um espaço delimitado pelo cruzamento de três ou mais vias.

A Fachada: São as fachadas que exprimem as características distributivas, o tipo de edificação, as características da linguagem arquitetônica, conjunto de elementos que moldam de uma certa forma a imagem da cidade.

O traçado da Rua: O traçado estabelece uma relação direta de assentamento entre a cidade e o território é ele que define o plano , intervindo na organização da distribuição urbana a diferentes dimensões.

A Praça: A praça pressupõe a vontade e o desenho de uma forma e de um programa. É um elemento morfológico identificável na forma da cidade e utilizável no desenho urbano na concepção da arquitetura na cidade.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (22.8 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com