TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Motivação de Processos Organizacionais

Por:   •  22/1/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM

FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS - FES

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA – CED

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA NA EDUCAÇÃO NA MODALIDADE EaD-PNAP

Disciplina: PLGP 509 – Comportamento Organizacional

Unidade: I

Nome da Atividade: Motivação de Processos Organizacionais

Professor Ministrante: Ana Flavia de Moraes Moraes

Tutora à distância: Jucelino da Silva Abrantes

Tutor presencial: Jones Pantoja 

Nome do Acadêmico: Hilda Oliveira da Silva

Lábrea - Amazonas

2018

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

Enunciado da Atividade

Com base no material CADERNO EBAP Estudos em Gestão de Pessoas no Serviço Público, Artigo ‘Satisfação no trabalho e intenção de rotatividade de servidores das carreiras de uma autarquia federal’, página 119, prepare uma resenha com, no máximo, 2 laudas, sobre a satisfação no trabalho.

        

Após leitura no material CADERNO EBAP Estudos em Gestão de Pessoas no Serviço Público, Artigo ‘Satisfação no trabalho e intenção de rotatividade de servidores das carreiras de uma autarquia federal’, página 119, nota-se que após a década de 70 o tema satisfação no trabalho transformou-se em uma peça constitutiva de atitudes das pessoas no meio profissional capaz de vislumbrar os mais variados comportamentos que causavam impactos significativos e também negativos, com relação à produtividade, rotatividade, desempenho, etc.

O artigo trata dos altos índices de rotatividade dos servidores das carreiras de uma autarquia federal, e relaciona esses altos índices a dois fatores considerados bastantes relevantes diante da tomada de decisão dos servidores. São eles “características do trabalho” e “satisfação no trabalho”, ambos intrinsecamente ligados.

Um fator importante e que não poderia deixar de ser mencionado, é o fato de que muitos se alistam nas fileiras dos concursos públicos sonhando com os fatores ambientais, como a carga horária, estabilidade e salário, ignorando justamente as características do trabalho, o conteúdo do cargo, suas tarefas cotidianas, aquilo o que realmente motiva o servidor. Assim, temos uma armadilha motivacional, com indivíduos não satisfeitos com o trabalho e não insatisfeitos com os benefícios, de forma concomitante, em uma destruidora dicotomia.

Dessa forma é possível afirmar que as características do trabalho são fator de alta relevância para a satisfação do trabalhador e têm impacto na redução das taxas de rotatividade, no aumento da produtividade e da motivação e na melhoria do desempenho dos trabalhadores.

Por conseguinte vemos que, conforme Spector (2004, p. 221), Satisfação no trabalho “é uma variável de atitude que reflete como uma pessoa se sente com relação ao trabalho de forma geral e em seus vários aspectos.” Neste sentido, supomos que satisfação no trabalho nada mais é o quão as pessoas gostam do que fazem, tendo sido demonstrada como motivo de importantes concretizações das organizações e de seus colaboradores, da atuação no trabalho à saúde e longevidade. Logo uma reação do indivíduo em relação a determinadas variáveis compreendidas em seu dia-a-dia. Para Martins & Santos (2006) Satisfação é um processo mental de avaliação que orienta o comportamento, mensurável por meio de atitudes.

O tema supracitado tornou-se relevante no contexto das autarquias federais, tendo em vista que os gestores necessitavam garantir a efetividade da equipe na execução das tarefas, para tanto se consideram algumas dimensões, tais como: satisfação com os colegas de trabalho, com a chefia, com o salario, com as promoções e com o próprio trabalho. Diante do exposto, nota-se que as dimensões acima expostas se relacionam com a saúde no trabalho e que consequentemente impulsionam na execução das atividades com qualidade. Por outro lado, se o trabalho não disponibilizar aos colaboradores um clima saudável, as metas e objetivos corre um serio risco de não serem alcançados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (193.6 Kb)   docx (247.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com