TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Motivação e Produtividade

Por:   •  11/3/2019  •  Monografia  •  5.725 Palavras (23 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 23

RESUMO

O objetivo deste trabalho é pesquisar e analisar a influência que a motivação é capaz de exercer sobre a produtividade dos colaboradores de uma empresa, e consequentemente nos resultados de uma organização. Discorre também sobre a importância da motivação de pessoal e o quão oportuno tornou-se para as empresas planejarem novas estratégias a fim de aumentar a motivação de seus colaboradores e melhorar o seu ambiente de trabalho, trazendo assim maior vantagem competitiva, além de melhores resultados para sua produção e lucratividade.

Para a execução deste estudo foi realizada pesquisa bibliográfica em obras literárias de autores da área de Gestão de Pessoas, nas quais é abordado o assunto em discussão. Referente aos resultados obtidos com a pesquisa, constatou-se que os fatores motivacionais realmente possuem a capacidade de influenciar na satisfação e na produtividade dos colaboradores, assim como na qualidade de vida e do ambiente de trabalho, tornando desta forma o tema altamente relevante para estudo e aprofundamento pela área de Gestão de Pessoas moderna.

Palavras-chave: Motivação. Produtividade. Gestão de Pessoas.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 6

1.1 OBJETIVO GERAL 6

1.2 OBJETIVO ESPECÍFICO 7

1.3 JUSTIFICATIVA 7

1.4 PROBLEMA 7

2 A EVOLUÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES E DO TRABALHO 8

3 MOTIVAÇÃO 10

3.1 MOTIVAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO 11

4 TEORIAS DE MOTIVAÇÃO 13

4.1 TEORIA DAS NECESSIDADES DE ABRAHAM MASLOW 13

4.2 TEORIA DE ERC DE CLAYTON ALDERFER 15

4.3 TEORIA DOS DOIS FATORES DE FREDERICK HERZBERG 16

4.4 TEORIA DAS NECESSIDADES ADQUIRIDAS DE MCCLELLAND 17

5 AÇÕES MOTIVACIONAIS 18

6 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO COMO FORMA DE MOTIVAÇÃO 20

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS 22

8 REFERÊNCIAS 25

1 INTRODUÇÃO

Atualmente, com o mercado cada vez mais concorrido e dinâmico, as organizações precisam manter-se competitivas e destacar-se frente à concorrência. Desta forma, impulsionar a motivação dos colaboradores tornou-se imprescindível para a competitividade das organizações, já que o sucesso de uma empresa tem ligação direta com a qualidade de seu capital humano.

A motivação estimula e incentiva o comportamento humano, e é esse comportamento que irá determinar como será o desempenho pessoal e profissional de uma determinada pessoa.

As pessoas devem ser vistas não apenas como meras fornecedoras de mão-de-obra, mas sim como uma fonte de conhecimento humano capaz de influenciar diretamente no sucesso das organizações de acordo com a sua produtividade.

Portanto, deve-se trabalhar a motivação de forma a despertar o interesse no colaborador em realizar determinada tarefa ou atividade para que ele se sinta motivado a atender não somente aos seus objetivos pessoais na carreira, mas também aos objetivos da empresa.

Assim, a presente pesquisa visa demonstrar como a motivação é capaz de influenciar no aumento da produtividade de uma pessoa na execução de seu trabalho, facilitando assim para que as organizações alcancem com mais eficiência suas metas. Aborda também a evolução do antigo Departamento de Recursos Humanos até a atual Gestão de Pessoas e discorre sobre como o mesmo deixou de ser visto como um simples setor operacional, mecânico e burocrático e tornou-se um dos mais importantes e estratégicos setores da empresa.

1.1 OBJETIVO GERAL

O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar de que forma a motivação pode influenciar positivamente ou mesmo negativamente na produtividade do capital humano de uma empresa, bem como discutir a importância das organizações adotarem práticas motivacionais junto aos seus colaboradores como uma estratégia de aumento contínuo da sua produtividade.

1.2 OBJETIVO ESPECÍFICO

Para descrever e evidenciar o objetivo proposto a pesquisa abordará assuntos relacionados ao tema envolvendo motivação e produtividade, a fim de demonstrar como a motivação de funcionários pode trazer vantagens devido a sua importância para o sucesso das organizações.

1.3 JUSTIFICATIVA

O tema Motivação e Produtividade foi escolhido devido a importância do assunto na atualidade para a execução de uma Gestão de Pessoas eficaz, uma vez que vivemos uma transformação no mercado de trabalho na qual as pessoas valorizam muito além de recompensa financeira, mas cada vez mais um ambiente de trabalho em que se sintam bem e em poder realizar atividades das quais gostem e sintam-se valorizadas. Sendo assim, a Gestão de Pessoas competente e que atua com qualidade deve saber como manter seus funcionários motivados e usufruir disso em favor de sua organização.

1.4 PROBLEMA

Nesta pesquisa, é abordado o seguinte problema e questionamento: Existe relação entre a motivação do colaborador e a sua produtividade na realização de tarefas?

2 A EVOLUÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES E DO TRABALHO

Segundo Srour (1998), o termo organizações pode ser conceituado como “agentes coletivos, à semelhança das classes sociais, das categorias sociais e dos públicos”, que “são planejadas de forma deliberada para realizar um determinado objetivo”.

Desta forma, podemos dizer que uma organização é uma instituição formada por um conjunto de pessoas com necessidades diversas dividas em diferentes áreas, com objetivos definidos que devem ser cumpridos em prol de uma mesma meta a ser alcançada. A busca dos objetivos pelas organizações implica na determinação de um processo de produção, no uso de recursos e em uma estrutura de relações, com definição de autoridade e reponsabilidade.

Anteriormente a Revolução Industrial, as pessoas trabalhavam tendo como referência o medo de receber punições, fato que até então era visto pelas empresas como uma das únicas formas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.7 Kb)   pdf (177.4 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com