TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização teorias e projetos

Por:   •  29/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 3

De acordo com livro Organizações teoria e projetos, conta com três componentes chaves para a definição de estrutura organizacional:

  1. A estrutura organizacional determina relações formais de subordinação, entre as quais o número de níveis na hierarquia e amplitude de controle de gerentes e supervisores.

  2. A estrutura organizacional identifica o agrupamento de indivíduos em departamentos e de departamento na organização como um todo.

  3. A estrutura organizacional inclui o projeto o projeto de sistemas para assegurar comunicação eficaz, coordenação e integração de esforços entre os departamentos.

Estes componentes chaves mostram aspectos verticais e horizontais da organização. Os dois primeiros, são referencial estrutural, que é a hierarquia vertical. O terceiro por sua vez faz referência ao padrão de interação dos funcionários da organização.

A estrutura em si, tem como base o organograma, já que não é possível “ver” a estrutura interna de uma organização, assim como possamos ver suas ferramentas de trabalho, escritórios e produtos; porem possamos observar seus funcionários executando e se dedicando em seus afazeres e trabalhando em diferentes locais. A única forma de realmente ver a estrutura por trás de toda essa atividade é pelo organograma. O organograma é a representação visual do conjunto inteiro de atividades, o organograma é muito útil para entender como a empresa funciona, ele mostra as várias partes de uma organização, como estão relacionadas e cada cargo e departamento se encaixa como um todo.

O conceito de organograma, detalhando quais cargos, como eles se agrupam, quem se reporta a quem, já existem há séculos. Porem passou a ser utilizado em empresas a partir da revolução industrial

O tipo de estrutura organizacional que cresceu entre os séculos XIX ao XX foi aquele no qual o presidente era colocado no topo e todos os demais colocados nas camadas abaixo conforme suas posições.

O pensamento e tomada de decisão são realizados pelo que estão ao topo, e os trabalho físico é executado pelos demais funcionários que estão divididos em departamentos distintos, dessa forma seguindo o modelo de estrutura vertical, que valoriza a hierarquia dentro da empresa.  

Ao longo dos anos as organizações desenvolveram outros métodos, visando o aumento da coordenação e comunicação horizontal, e incentivando a adaptação e as mudanças externas.

O modelo de estrutura horizontal é idêntico ao vertical, a diferença entre ele se nota pelo crescimento hierárquico está voltado para esquerda crescendo para a direita.

Outro modelo de organograma é o circular ou radical, ele por sua vez tem sua hierarquia mais dividida, as áreas com mais responsabilidade estão localizada ao centro, e vão abrindo para áreas externas com menos responsabilidade, visando o trabalho em grupo.

Diferente dos organogramas citados ate agora, o organograma linear, mostra a relação entre atividades ou processos chaves da empresa com quem é responsável por elas.

O organograma matricial, é útil em representar unidades temporárias em que há varias áreas de atuação. Utilizado quase sempre em consultoria ou empresas que realizam grandes projetos. O organograma matricial recebe esse nome pela similaridade com a estrutura de uma matriz.

Há algumas vantagens de inserir o organograma em sua empresa que é a possibilita o equilíbrio entre chefes de produção e chefe funcionais. Onde estrutura matricial melhora quando feita em porte moderado onde os recursos podem ser feitos de maneira fácil e flexível entre os clientes. Os diferentes produtos oferecidos tendem a ajudar também nas exigências internas, e com essas estruturas ajudam também os funcionários a obter habilidades gerenciais e funcionais.

Mas, contudo, há desvantagens, sendo que alguns funcionários se submetem à autoridade dual, e isso é frustrante pois eles precisão de excelentes habilidades e treinamentos interpessoais.

A matriz também exige e obriga os gerentes a estar em reuniões constantes e longas, por isso exige muitas habilidades interpessoais e facilidades em adaptar as exigências das matrizes.

Para que os sistemas funcionem é necessário ter funcionários adaptados ao compartilhamento de informações e poder exigido pela matriz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (83.5 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com