TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A POSTURA GESTOR DE RH

Por:   •  21/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE UNIGRANRIO

Yasmin Santana do Nascimento

1007561

A POSTURA COMO GESTOR DE RH

RIO DE JANEIRO, 2018.

A demissão por justa causa é uma situação bem complexa, cabe a empresa se respaldar nesta ação para que não caracterize abuso de poder, processos trabalhistas e possíveis injustiças. Cabe ao Recursos Humanos ter a certeza que está fazendo a demissão correta, evitando esses problemas para a empresa. Pra isso o setor de Recursos Humanos precisa investigar o ocorrido e levantar todas as informações do funcionário, ver se o mesmo já teve advertências ou suspensões, ver se o motivo que o levará a demissão por justa causa realmente vale isso mesmo, pois uma demissão por justa causa, pode trazer grandes danos a empresa.

Cada empresa tem uma maneira de pensar e regras diferentes, expor uma espécie de código de ética ou tabela de punição aos funcionários depende da política de cada empresa mais as leis são iguais para todas, cabe ao Recursos Humanos ver se as punições que estão de acordo com as regras da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) ART.482 decreto Lei 5452/43 ato lesivo da honra ou da boa fama ou ofensas físicas praticadas contra o empregador e superiores hierárquicos, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem evitando assim qualquer mal entendimento.

É importante deixar claro estes estatutos para os funcionários terem a total ciência dos atos que podem ou não cometerem, pois quem não conhece as normas acabando agindo errado, e como o RH é o setor que foi treinado e é capacitado pra isso, eles irão saber o procedimento correto para cada situação, principalmente, demitir um funcionário por justa causa.

Necessitasse ter um relacionamento de confiança entre o empregador e o empregado. A justa causa nada mais é o direito da empresa rescindir um contrato, onde ela não está mais satisfeita com o funcionário. A empresa deve considerar suas normas e estatutos internos, ter sempre em mente que a punição visa disciplinar o comportamento dos profissionais conforme as normas da empresa. Todavia, se a conduta se encaixar naquelas previstas em lei, é possível a demissão por justa causa.

A prova documental nestes casos é de extrema importância, pois demonstra o motivo pelo qual o funcionário foi demitido sem condições da empresa manter seu contrato de trabalho.

https://www.catho.com.br

https://luisfpratesadv.jusbrasil.com.br/artigos/405058377/cuidado-falar-mal-da-empresa-em-redes-sociais-pode-gerar-demissao-por-justa-causa

https://www.metadados.com.br/blog/processo-de-desligamento-como-lidar-com-esse-processo-delicado/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (65.7 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com