TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Papael do gestor de RH

Por:   •  12/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.195 Palavras (9 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]                                                                               [pic 2] 

O PAPEL DO GESTOR DE RECURSOS HUMANOS

FABIANE DE OLIVEIRA FREITAS, RA: 1112911

ELISABETH CÔRTE IMPERIAL, R.A. 1115692

CURSO

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO

Porto Velho, Rondônia

2013

Projeto de pesquisa apresentado como requisito para nota parcial do 1° semestre, tendo como orientador o Professor João Luiz Souza de Lima.

Sumário

  1. Introdução
  2. Objetivos
  3. Justificativa
  4. O papel do gestor de Recursos Humanos
  5. A importância do gestor de Recursos Humanos
  6. As principais funções do gestor de Recursos Humanos
  7. As principais características de um Gestor
  8. Metodologia
  9. Conclusão
  10. Bibliografia

O PAPEL DO GESTOR DE RECURSOS HUMANOS

1. Introdução

        Diante do novo cenário organizacional global, a sociedade se viu obrigada a colocar no mercado de trabalho pessoas capacitadas para trabalhar dentro desta nova realidade. Desde então, muitos profissionais vêem se formando, para suprir esta carência no mundo dos negócios. Dentre estes profissionais, estão os Gestores de Recursos Humanos, o protagonista desta nova era.

        O trabalho a seguir trata- se do papel do Gestor de Recursos humanos, da importância, funções e principais características. As competências e habilidades vêm se tornando cada vez mais importante para que o Gestor possa atuar com desenvoltura e desempenho, tornando-se um diferencial competitivo para o alcance dos objetivos das organizações. Afinal, as pessoas dependem das organizações onde trabalham para atingir seus objetivos pessoais; e as organizações funcionam por meio das pessoas para atingir seus objetivos gerais e estratégicos.[1] 

        A Gestão de Pessoas passou a ser um importante foco diferencial para os objetivos da organização, caracterizando-se como um diferencial competitivo para as organizações. Já que as atitudes de um líder influenciam no desenvolvimento e crescimento da organização.

2. Objetivos

        Apresentar do papel Gestor de Recursos Humanos. Apontar suas principais funções e características.

3. Justificativa

        A principal função dos gestores de recursos humanos consiste em promover a eficiência e a eficácia dos trabalhadores de uma dada organização, para que esta consiga atingir os seus objetivos da melhor forma possível. Para isso, planejam, dirigem e coordenam atividades que visam proporcionar aos trabalhadores condições que contribuam para a sua realização profissional e satisfação pessoal, de modo que tenham uma atitude perante o trabalho mais empenhada e motivada. A atividade destes profissionais baseia-se, assim, em conciliar os interesses da organização com os interesses de quem nela trabalha.

        A escolha do tema foi feita com a intenção de despertar em nós mesmas e nos novos candidatos ao mercado de trabalho em gestão de recursos humanos o quanto precisamos estar preparados para enfrentar as exigências de hoje e e nos ajudar aconhecer melhor sobre o perfil necessário e o papel deste profissional para que sejamos inseridos no mercado de trabalho.

4. A Importância do Gestor de Recursos Humanos

        O Gestor é uma peça fundamental nos Recursos Humanos das empresas, é um agente transformador, responsável pelo gerenciamento de processo e consiste em promover a eficiência e a eficácia dos trabalhadores de uma dada organização, para que esta consiga atingir o seu objetivo da melhor forma possível. Para isso, planeja, dirige e coordena atividades que visam proporcionar aos trabalhadores condições que contribuam para a sua realização profissional e satisfação pessoal, de modo que tenham uma atitude mais empenhada e motivada perante o trabalho. O importante papel desempenhado pelo gestor de Recursos Humanos em uma empresa é ele quem orienta o líder para a obtenção dos objetivos estratégicos da empresa e mostra outra dimensão que afeta basicamente a forma de trabalhar com os processos de Recursos Humanos.

Os Gestores de Recursos Humanos tem um enorme desafio: potencializar os resultados organizacionais por meio das pessoas e saber gerir o conhecimento e o capital intelectual dentro das organizações. Assim, os Gestores de Recursos Humanos se encontram em um meio: de um lado as pessoas, com seus objetivos, sonhos, vontades e complexidades, e de outro lado as empresas, com seus objetivos, estratégias, visões e suas complexidades. As pessoas precisam das empresas e as empresas necessitam das pessoas. Se as empresas necessitam das pessoas para sua sobrevivência, os Gestores, precisam ser competentes o suficiente para saber satisfazer os dois lados, e fazer com que neste jogo, não hajam perdedores, e sim que todos saiam ganhando. Assim, é preciso equacionar a satisfação dos objetivos individuais e a concretização das metas organizacionais. Uma tarefa extremamente difícil, mas não impossível.

5. As Principais Funções do Gestor de Recursos Humanos

        A atividade destes profissionais baseia-se, assim, em conciliar os interesses da organização com os interesses de quem nela trabalha. Embora as suas tarefas variem consideravelmente de organização para organização, as suas áreas de trabalho mais comum são as seguintes:

• Recrutamento e seleção, no âmbito da qual são responsáveis pela afetação de novas pessoas à organização. Segundo a Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH, o conceito de recrutamento é: “Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É basicamente um sistema de formação, através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos, oportunidades de emprego que pretende preencher. O Recrutamento é feito a partir das necessidades presentes e futuras dos Recursos Humanos da organização. Esse recrutamento requer um cuidadoso planejamento.”[2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (169.2 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com