TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFICULDADES OPERACIONAIS E GERENCIAS ENFRENTADAS PELOS GESTORES DE RH

Trabalho Escolar: DIFICULDADES OPERACIONAIS E GERENCIAS ENFRENTADAS PELOS GESTORES DE RH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2014  •  1.261 Palavras (6 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 6

JUSTIFICATIVA

A justificativa do presente estudo, será a de mostrar a nova performance e postura multifuncional que o profissional de Rh, assumiu nos últimos 8 anos, “sócios estratégicos” do negocio, generalistas, aptos a assumir riscos, prazos absolutamente curtos e muitas vezes intangíveis, com a responsabilidade de trazer a organização resultados aplausíveis.

Porem verifica-se que estes profissionais não recebem o amparo necessário tanto psicológico, como financeiro.

Há também de se considerar a presença de doenças ocupacionais tal como o estresse laborativo, que torna incapacitante o individuo.

Nesta área o investimento e treinamento para o grupo, novas tecnologias e ferramentas essenciais para o exercício da função, trazidos pelas novas tendências de mercado que a cada dia criam soluções e expertise para a área, em sua grande maioria são recusadas pela direção da empresa, que destina verbas a áreas que julga mais vitais a organização.

Além de um mercado de trabalho extremamente aquecido, falta de mão de obra qualificada,

Altos índices de turn over, diversas demandas e variáveis do ambiente externo, este ainda enfrenta a falta de apoio, e os estressores do ambiente organizacional interno.

O estudo visa mostrar a atualidade deste profissional, tornando relevantes suas necessidades buscando um olhar sob um novo prisma, para a área de maior importância e sensibilidade de uma organização o Rh.

Palavras-chave: Recursos Humanos, Paradoxos organizacionais, Estresse.

INTRODUÇÃO

O presente estudo se dará, com a finalidade de diagnosticar, os impedimentos, que trazem prejuízos ao pleno desenvolvimento da área de Rh, nas organizações.

Irá interagir com gestores da área de Rh, em cargos de Liderança, afim de que se possam apontar as dificuldades operacionais e estratégicas.

Levando em consideração a priori de que o trabalho com seres humanos depende de variáveis constantes, são mutáveis e dificilmente mensuráveis.

Segundo Chiavenato (1999, p.148), o ser humano não é paciente, e nem contradita os objetivos da empresa.

A partir da abordagem dejouriana, que considera a dimensão organizacional e as suas repercussões sobre o equilíbrio psíquico e saúde mental do trabalhador, busca-se identificar neste estudo, as influências, que tornam o trabalho em Rh, algo estressante e em grande parte frustrante, pois o setor de Rh na visão do trabalhador é o seu ponto de apoio e escuta.

Onde suas reivindicações poderiam tornar-se possíveis, onde seus direitos salvo guardo em sindicatos e na Clt, deveriam ser cumpridos.

Hoje o setor de Rh em uma organização abrange as seguintes áreas de conhecimento e execução, e sua composição profissional se traduz em:

Especialistas em vários assuntos ligados à Gestão de Pessoas, ou em algumas empresas há somente o especialista que faz todo o trabalho pertinente à área, estes são os nomeado Generalistas em Rh, mas comum em empresas regionais de pequeno e médio porte, que intencionam reduzir custos e mão de obra.

Outro profissional que compõe um setor de Rh é o Profissional em Departamento de Pessoal processar a folha de pagamento, confeccionar de holerites, atualizarem as carteiras de trabalho, organizar processos documentais de admissão e demissão, cálculos trabalhistas de menor complexidade, férias, afastamentos, aposentadorias, realizar o recolhimento de impostos e tributos inerentes aos trabalhadores.

Há também especialistas de RH agem como Profissionais de Treinamento e desenvolvimento, de práticas educacionais laborativas, que atingem toda a empresa: por exemplo, avaliação semestral de desempenho, levantamento de necessidades de treinamento, organiza e confecciona material necessário para o conteúdo a ser ministrado. Este profissional Organiza toda logística necessária para ocorrência de eventos na empresa , é responsável pela manutenção educacional dos trabalhadores.

Mensura dados de eficácia dos treinamentos, através de gráficos, comparações e pesquisas onde estes foram aplicados. Nas palavras de Peter F. Drucker “o segredo da grandeza é procurar os potenciais das pessoas e dedicar tempo a desenvolvê-los”

Já o Profissional de Recrutamento e Seleção, responsável por captar, profissionais adequados às necessidades da empresa, realiza a busca de profissionais através de mídias disponíveis, ou administra recursos através de empresas terceirizadas para esta finalidade. Recebe o pedido de abertura de vaga, convalidam com o gestor da área, parametriza, condições tais como, carga horária, período, remuneração e qualificações necessárias para a ocupação da função. Realiza todos os processos de entrevista e recepção do candidato. Realiza também a comuniçao de aprovação ou não dos candidatos a funções.

Empresas de grande porte mantém ainda o Profissional responsável por cargos e salários , este em sua função faz a descrição de cargos que são necessários na empresa , desenha, documenta suas funções de maneira clara e sucinta. Orienta nas mudanças de funções. Quanto a salário, realiza pesquisas salariais, matem a Direção informada sobre as praticas salariais atuais do mercado, e mesmo seguimento da empresa.

Estabelece tabelas, de promoções, e variáveis salariais que ocorrem nestas mudanças. Sua função se traduz no equilíbrio da relação capital/trabalho, ou seja, a cada cargo ou determinado conjunto de cargos compete uma remuneração justa em contrapartida aos trabalhos realizados na empresa.

Compondo a equipe de uma força de Rh, há também o profissional responsável pelos programas de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com