TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pedagogia Hospitalar Denominada de Classe Hospitalar

Por:   •  1/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

A Pedagogia Hospitalar denominada de Classe Hospitalar, tem seu início nos arredores de Paris no ano de 1935, quando Henri Sellier inaugura a primeira escola para crianças especiais. Seu exemplo foi seguido na Alemanha, França, Europa e nos Estados Unidos, com o objetivo de suprir as necessidades e dificuldades de diversas crianças com alguma deficiência que a impeça de freqüentar uma rede de ensino (Esse Centro funciona até hoje). Alem disso, no ano de (1939), foi criado o C.N.E.F.E.I.– (Centro Nacional de Estudos e de Formação) para a Infância Inadaptadas de Suresnes, tendo como objetivo formação de professores para o trabalho em institutos especiais e em hospitais; e no mesmo ano (1939) é criado o cargo de Professor Hospitalar junto ao Ministério da Educação na França. O C.N.E.F.E.I. já formou mais de mil profissionais, fazendo com que todos os hospitais públicos na frança tenham pelo menos quatro professores, sendo dois ensino fundamenta,l e dois ensino médio, e ainda tem como objetivo principal mostrar que a escola não é um espaço fechado, ou seja, eles também promove estágios em regime de internato direcionado aos professores, diretores de escolas; médicos de saúde escolar e a assistentes sociais.

No ano de 1940, foi criada a associação Animação, (Lazer no Hospital) e nos anos de 1980 foi fundada a Associação para auxiliar na melhoria das condições de crianças hospitalizadas (APACHE), segundo Paula (2011), a mesma reúne várias entidades (pessoas jurídicas) no país em defesa dos direitos das crianças e adolescentes em condições críticas, professores e voluntários fazem parte de diversas associações, que tem como objetivo dar continuidade na educação desses jovens e crianças que se encontram hospitalizados, essa associação conta com mais de três mil profissionais. E na Espanha surgiu recentemente a preocupação com o atendimento pedagógico hospitalar segundo Gonzáles (2007). Mas mais preciso foi a Lei 13/1982 de sete de abril que estabeleceu as classes hospitalares.

A Carta da Criança Hospitalizada de Portugal do ano de (2000), inspirada nos princípios da Carta Européia, foi aprovada pelo Parlamento Europeu em (1986), inspirando preocupações com projetos de humanização, o principio sete da Carta de Portugal propõe que o Hospital deva dar às crianças um ambiente que supra as necessidades físicas, afetivas e educativas.

A partir da segunda metade do século XX, foi observado que países como Inglaterra, Estados Unidos e o Canadá, tiverem suas instituições de ajuda aos idosos e crianças órfãs com os requisitos básicos do desenvolvimento violados, desta forma acarretava na estrutura psicológica deixando-a afetada, sendo assim essa criança quando alcançasse sua vida adulta teria sérios problemas psiquiatra desenvolvendo ate mesmo seqüelas devido a negligência das instituições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (31.3 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com