TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Docente nas Classes Hospitalares

Por:   •  2/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.105 Palavras (9 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 9

 [pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

2.1 Classes hospitalar        4

2.2   – Papel do pedagogo        5

2.3 – O atendimento humanizado        6

2.4– Quais são os objetivos das classes hospitalar        7

3 CONCLUSÃO        8

REFERÊNCIAS        9


  1. INTRODUÇÃO

Tem a finalidade de apresentar a atuação do pedagogo no ambiente hospitalar uma nova modalidade de atuação deste profissional, o hospital é um lugar onde a aprendizagem pode favorecer a crianças e adolescentes internados, dando assim continuidades ao seus estudos sem serem prejudicados nas escolas regular durante sua internação.

Nesta área o profissional desenvolve um trabalho que estimule o paciente a aprender sem ser prejudicado no momento da sua internação, proporcionado conhecimento qualidade de vida do paciente. O educador devera buscar em si o verdadeiro sentido de ‘’Educar’’, devendo ser o exemplo vivo de seus ensinamentos e converter sua profissão numa atividade cooperadora do agradecimento de vida. Para isso o pedagogo deve pesquisar, inovar e incrementar seus conhecimentos  pedagógicos, expandir sua  cultura geral e procura conhecer, desenvolver novos espaços educacionais que possa de certa forma amenizar e possibilitar continuidade educativa.

O ambiente hospitalar deve-se ser acolhedor, pedagógico alegre e aconchegante fazendo com que a crianças ou adolescestes enfermo melhorem emocionalmente, mental e fisicamente. Cabe ao hospital buscar alternativas e métodos qualificados que possibilitem aos pacientes usufruírem de abordagens educativas por um determinado espaço e tempo. É desenvolvida pela necessidade de  atender crianças afastadas, também e um espaço de ajuda nos transtornos emocionais causadas  pela internação, como a raiva, insegurança, incapacidades e frustrações que podem prejudicar na recuperação do paciente.

È um processo alternativo  de  educação pois ultrapassa os métodos tradicionais escolar/aluno, buscando dentro da educação formas de apoio ao paciente, atendimento que pode auxiliar no processo de recuperação caracterizado com nova modalidade educacional.    


  1. DESENVOLVIMENTO

‘’Humanização é respeitar alguém fragilizado, com naturalidade, sem parecer superior. No caso de pessoas doentes, procurar aliviar o seu sofrimento, ter compaixão no bom sentido, com atitudes positivas. Não é esmola, é realizar realmente alguma coisa para melhorar a sua qualidade de vida_ um tratamento, um gesto de amizade, um conforto, uma atenção, uma palavra, um sorriso, uma esperança ou a explicação, com delicadeza de uma situação grave. No caso de doentes sem possibilidades de viver, deixá-los morrer com dignidade’’.  (VIEGAS, 2008, p. 49).

De fato, o dialogo nos deixa claro que é um trabalho humanizado.

O projeto compreende a atuação do pedagogo junto á criança/adolescente enfermos precisamos ressaltar um atendimento diferenciado para este público alvo. No momento da sua internação a criança e jovens se vê obrigada a estar distante de familiares e amigos deixando no seu dia-a-dia e estando contra a sua vontade e se submetendo a tratamentos, muitas vezes dolorosas. O esperado é que a prática do pedagogo vá mais além de ensinar conteúdos escolares e avaliar resultados. Em seu fazer pedagógico-educacional, o docente fará a ligação, por meio de um trabalho integrado, entre as redes profissionais da saúde, família e crianças ou adolescentes, diminuindo assim o trauma da internação.

 

  1. CLASSE HOSPITALAR  

É o que atuam no ambiente de tratamento de saúde, ou seja, na circunstância de internação da criança/adolescente do atendimento em hospital, onde favoreça ao internado dar continuidade aos seus estudos. É um atendimento pedagógico educacional para garantir o direito a criança doente. Já que o professor desta classe é o elemento que cria um vinculo afetivo com o aluno-paciente, proporcionando condições de bem esta, auxiliando na melhoria deste aluno. A qualidade de vida na escola hospitalar depende da equipe hospitalar junto com a família do paciente/aluno e a escola de origem do educado de modo a promover seu egresso no estudo.

Segundo Neusa Amarim: ‘’Em seqüência da segunda guerra mundial, números crianças e adolescentes em idade escolar foram mutilada e feridas, o que motivou a permanecia delas em hospitais por um longo períodos’’.

Diante do exposto a presente pesquisa abordara o processo devido a circunstância em que se encontram, doentes, em tratamento e possivelmente debilitados, o professor deverá utilizar uma metodologia flexível.

Por se tratar de um direito, Esteves (p.2008,p.5) esclarece que: ‘’ Deste que seja desenvolvida e tratada com responsabilidade e seriedade, sua criação é uma questão social, que pode proporcionar para criança e adolescentes hospitalizado uma melhor qualidade de vida’’.

Como se vê no momento, ainda são poucos os hospitais que dispõe desse atendimento pedagógico.  

‘’Em sua pratica pedagógico-educacional diária, as classes hospitalares visam dar continuidade ao ensino dos conteúdos da escola de origem da criança ou adolescentes e/ou operam com conteúdos programáticos próprios á faixa etária das crianças e jovens hospitalizados o que leva a sanar dificuldades de aprendizagem e/ou oportunidade da oquisição de novos conteúdos intelectivos.’’  (FONSECA, 1999, p.13).

2.2  Papel do pedagogo

O Pedagogo hospitalar tem o principal papel fundamental dentro da educação, pois tem como finalidade acompanhar a criança ou adolescente no período de ausência escolar, internados em instituições hospitalares. Nesta área o pedagogo desenvolve um trabalho solidário ajudando pacientes prejudicados na sua escolarização, proporcionando conhecimento e qualidade de vida ao paciente.

‘’Se educação é transformação de uma realidade, de acordo com uma idéia, melhor que possuímos, e se a educação só pode ser de caráter social, resultará que pedagogia é a ciência de transformar a sociedade.’’  (Ortega y gasset).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (165.5 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com