TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como promover, articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar?

Por:   •  2/3/2016  •  Resenha  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  848 Visualizações

Página 1 de 3

MEMÓRIA DO MÓDULO II

Através do estudo do Módulo II “Como promover, articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar?” foi possível perceber a importância da participação da comunidade escolar  nas responsabilidades compartilhadas para que seja possível melhorar a qualidade da educação, pois a função da escola vai além do ensino pedagógico, devendo esta ser responsável pela formação de cidadãos politizados, com poder de decisão e com capacidade de agir e interagir no ambiente no qual estão inseridos, devendo essa ser a missão das escolas comprometidas com a sociedade. Entretanto, para que isso seja possível, faz-se necessária uma ação conjunta entre todas as partes interessadas.

É importante lembrar que a comunidade escolar é formada por vários segmentos, dentre eles: os pais, os alunos, os funcionários, professores e a equipe diretiva, segmentos esse que em conjunto e com o apoio de todos torna possível o alcance dos objetivos da escola como um todo. Como forma de promover a interação desses segmentos surgiu o Colegiado Escolar, sendo este um modelo de administração coletiva, no qual todos participam dos processos decisórios e do acompanhamento, execução e avaliação das ações desenvolvidas pela unidade de ensino, envolvendo questões administrativas, financeiras e pedagógicas.

No Colegiado Escolar não existe distinção de um segmento para outro, e todos possuem a mesma importância, sendo que a equipe gestora que não contar com o apoio de um dos segmentos, dificilmente obterá êxito nos resultados almejados. Para que o apoio seja possível, faz-se necessário que se valorize a participação de cada pessoa dentro da unidade de escolar a qual pertence e assim serão traçados planos e estratégias que condizem com a realidade de cada setor da escola, facilitando assim o alcance dos objetivos.

Para fazer a diferença no espaço escolar, é necessário que a gestão democrática dê oportunidade para que todos possam ajudar. Outro fator importante é saber receber a crítica, não a visualizando como uma simples oposição, mais sim como uma contribuição para que se estabeleça o necessário debate. É essencial respeitar a opinião de todos desenvolvendo uma gestão autônoma e democrática, na qual serão abertos novos caminhos para uma história que será escrita por cada um dos integrantes da comunidade escolar. 

Levando em consideração que as pessoas necessitam de satisfação ou reconhecimento social, a escola também precisa desenvolver ações valorativas, como por exemplo, elaborar painéis com fotos dos voluntários ou enviar certificados de agradecimento para valorizar quem colabora ou colaborou com a escola. Outro fator importante é permitir que as pessoas realizem atividades diferentes das que já estão habituados a desenvolver diariamente. É muito interessante que os voluntários que podem contribuir com suas habilidades, mais também é interessante que a escola possa incentivar, por exemplo, que um pai marceneiro ajude a restaurar livros ou valorize outra atividade que agregue, além da satisfação de ajudar dar algum valor cultural para ele. Nesse caso, a escola será beneficiada com a contribuição e também exercerá a sua principal função que á a de educar para a cidadania.

Então, diante do que foi exposto nesse módulo, faca muito fácil compreender que estabelecer uma gestão democrática requer tempo e planejamento e com certeza não é uma atividade simples, pois dá mais trabalho do que simplesmente agir de forma diretiva. Entretanto, os ganhos são incalculáveis quando as decisões sobre os gastos, a constituição do projeto político pedagógico e os instrumentos de avaliação, entre outros, são compartilhados com a comunidade e a equipe, fazendo com que eles se sintam, de fato, parte da escola. Dessa maneira é possível fazer com que o democrático deixe de ser apenas um adjetivo e passe a ser uma realidade dentro da unidade de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (69.7 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com