TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Piramide de Maslow

Por:   •  29/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 4

FACULTADE PITAGORAS DE IMPERATRIZ

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PIRAMIDE DE MASLOW

IMPERATRIZ

2017

FACULTADE PITAGORAS DE IMPERATRIZ

CURSO:  GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DISCIPLINA: GESTÃO DE PESSOAS 

PROFESSOR: ESMERAHDSON DE PINHO

ALUNO: FRANCISCO TAVEIRA DA SILVA     2º PERIODO  TURNO: NOTURNO

[pic 1]

IMPERATRIZ

2017

Definição:

A Piramide de necessidades de Maslow e uma ferramenta psicologica que nos leva a entender um pouco mais sobre a hierarquia de nossas necessidades.
Como a obra principal A pirâmide de Maslow é uma feramenta que nos mostra o processo de desenvolvimeno humano em meio as suas necessidades, tanto ela sendo basica, como também mais elevadas de realizações.

Na pirâmide das necessidades Maslow explica um sistema hierárquico que não impõe as necessidades, simplesmente serve como referência para o que é natural, no entanto, o livre arbítrio permite ao ser humano a capacidade de decidir.

Cada uma das etapas que se seguem na hierarquia dependem da anterior para que se possa proceguir para uma segunda.

Essa hierarquia colocado na base as necessidades fisiológicas mais básicas, ou seja, que todos os seres humanos devem fazer para viver, no piso superior, em cima as necessidades de segurança, estes incluem tudo o que tras tranquilidade, estabilidade de vida. Este é o caso da segurança na casa, emprego, saúde, entre outros.

Se aplica então ao terceiro e quarto andar as necessidades que vem após os dois primeiros andares que são primários.

Apos as etapas primarias vem as necessidades mais relacionadas aos sentimentos mais essenciais como: amizade, amor, desejo sexual e também os princípios morais e éticos como confiança, respeito, dignidade e orgulho.

Finalmente, no topo da pirâmide das necessidades Maslow encontramos processos mais complexos da vida, resolução de problemas profundos como o mais importante deles, basicamente problemas e circunstâncias dos andares abaixo, mas que também exigem a aplicação da análise e a moralidade, a criatividade e a aceitação dos fatos.

Maslow classifica todas essas necessidades desta forma:

Necessidades fisiológicas

Essas necessidades são o nível mais baixo da pirâmide e são essenciais para a sobrevivência física.

Essaa necessidade é a mais basica  de todas as necessidades. Isso significa especificamente que o ser humano que não tem tudo na vida, em uma situação extrema, é provável que sua maior motivação foram necessidades fisiológicas mais do que qualquer outra necessidade.

Necessidade de segurança


Necessidades de segurança incluem a proteção, cuidado, estabilidade, dependência, ausência de medo, ansiedade e risco; precisa de uma estrutura, ordem, regras e limites.

Outros aspectos mais amplos da tentativa de encontrar segurança e estabilidade no mundo se manifesta preferência por coisas mais do que os que não são ou o que é conhecido por desconhecido familiares.

Necessidades de pertencimento e amor

Este nível da pirâmide representa a necessidade de afeto, aceitação e integração em grupos, algo que oferece suporte e associação.

São expressões de necessitam os comportamentos e a criação de estruturas apropriadas para pesquisar em outros, aceitação, afeto e integração, como a família estendida, tribo, parceiro, filhos, gangues de jovens, grupos de amizade, etc.

Precisa de amor envolve dar e receber carinho. Quando eles estão insatisfeitos, uma pessoa vai se sentir intensamente a ausência de amigos, parceiros ou crianças. Essa pessoa vai estar com fome para relacionamentos em geral - um lugar no grupo ou família - e vai lutar arduamente atingir este objetivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (148.1 Kb)   docx (89.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com