TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Qualidade de Processos

Por:   •  16/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.442 Palavras (18 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 18

Abordagem po processos

Processos primários, são aqueles que levam o produto final ao cliente, processos de apoio que suportam as atividades primarias e processos de controle que suportam os processos primários e de apoio.

A grande beneficio que a gestão de processo pode trazer é uma visão de ponta a ponta, o processo de área a área chama-se funções. Os handoffs pode ser mitigado na gestão de processos, estes hadoffs são os processos que ninguém quer cuidar.

O processo tem sua continuidade pois requer melhoria continua

O projeto é uma célula com inicio e fim, nele contém 5 fases, ou processos embutidos nele. O projeto foca muito no planejamento do projeto.

[pic 1]

Quem não mede não controla

Encerramento do projeto é extremamente importante, deve-se formalizar o incio meio e fim deste projeto

Gestão de processo X gestão por processos

- de processo – orientada (as is X to be) como é X como será

Melhoria pontual de um processo, aumentado a eficiência de um processo especifico

- por processos – organização funciona como um sistema. A premissa para que isto aconteça é gerenciar os modos da empresa, através dos processos existentes

- por processos permite que vc tenha controle da maioria das atividades da empresa.

- Como um processo pode ser melhorado?

Definir objetivos que não estão sendo alcançados

Estamos defasados em relação ao mercado

Existem handoffs / gargalos na nossa empresa

Medir é importante, empresas que não tem referência, tem dificuldade em estabelecer uma melhoria, pois não existe referência.

Qualidade interna, oportunidade de lavar o carro enquanto não está aligado, por exemplo

Qualidade externa, exemplo, rapidez na reserva e na retirada;

Indicadores de gestão

Os indicadores de gestão ou desempenho são ferramentas-chave para o acompanhamento da performance empresarial. Eles estabelecem a lógica da medição de uma empresa e devem estar alinhados aos objetivos estratégicos da organização.

A gestão por indicadores permite claramente uma tomada de decisão baseada em fatos e dados, deixando de lado uma abordagem intuitiva.

INDICADORES DE DESEMPENHO

Segundo Edwards Deming, “não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, não há sucesso no que não se gerencia.”

Nesse sentido, por que estabelecer indicadores de desempenho? Assista à videoaula a seguir.

Padronização e melhoria

A passagem da produção artesanal para a produção em massa só foi possível devido ao desenvolvimento de sistemas e padrões que tornaram as peças e os componentes intercambiáveis, podendo ser utilizados em processos seriados.

Existem vários métodos e várias ferramentas para padronização e melhoria: trilogia Juran, ciclo PDCA, gerenciamento da melhoria e da rotina e ciclo PDCA na análise de problemas.

PDCA

O ciclo PDCA é uma ferramenta de extrema importância para evolução de um processo e pode ser utilizado tanto para o aprimoramento de um processo quanto para a solução de um problema.

Alguns autores o chamam de MASP, que significa metodologia de análise e solução de problemas, e outros já o chamam REP – ou seja, resolução eficaz de problemas.

A sigla PDCA (plan, do, check, act) apresenta, de forma simples, quatro etapas que o gestor pode utilizar dentro do seu processo de gestão da rotina de trabalho. Clique em cada uma delas para conhecê-las.

[pic 2]

Uma das principais aplicações do ciclo PDCA ocorre na análise e na solução de problemas, permitindo a realização do controle da qualidade em toda a empresa.

CICLO PDCA E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

A utilização do ciclo PDCA na solução de problemas deve ser dominada por todos na organização, pois promove o tratamento adequado de problemas, a padronização da melhoria contínua e o desenvolvimento de oportunidades.

Na videoaula a seguir, veremos a explicação do ciclo PDCA e a abordagem relacionada à solução de problemas e à melhoria de processos.

O PDCA pode ser aplicado através de uma medição, analise de desempenho ou até mesmo um KAIZEN

O PDCA peca quando se estabelece metas.

CONCLUSÃO

A lucratividade de uma empresa é consequência da eficiência dos seus processos. Quanto menos uma empresa falha ou negligencia as suas oportunidades de melhoria, menos custos ela tem e mais satisfeitos ficam os seus clientes.

Nesse contexto, entendemos que a qualidade passou de mera inspeção focada no funcionamento de um produto para ser percebida como estratégica para as organizações.

O PDCA é uma importante ferramenta de melhoria na gestão da rotina empresarial, sendo a simplicidade uma das grandes vantagens na sua aplicação.

FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO

Neste módulo, abordaremos as ferramentas básicas da qualidade, entender como utilizá-las e a quais questões estão correlacionadas. Afinal, diversas ferramentas de gerenciamento são utilizadas em cada etapa da aplicação do PDCA e com as mais diversas finalidades.

Um dos fatores que deve ser considerado é a simplicidade da ferramenta, pois além de facilitar o seu entendimento e a sua aplicação, permite a participação de todos na solução do problema, gerando, consequentemente, o comprometimento de toda a equipe por meio da responsabilidade pelas soluções implementadas.

Apesar de valorizarmos a sua simplicidade, há algumas ferramentas de base estatística que exigem capacitação adequada para serem utilizadas. O uso das ferramentas de gerenciamento não garante, por si só, a resolução dos problemas, mas apenas o seu entendimento.

FERRAMENTAS BÁSICAS

Na videoaula a seguir, falaremos das ferramentas básicas da qualidade, entre elas: diagrama de causa e efeito, histograma, diagrama de Pareto, fluxograma, gráfico de controle, diagrama de dispersão e matriz GUT.

Essas ferramentas poderão ajudar você a resolver questões importantes do seu dia a dia de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.8 Kb)   pdf (479.2 Kb)   docx (207.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com