TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Questão central Estratégia Organizacional

Por:   •  14/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 2

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS

INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO

MATHEUS SILVA RODRIGUES

Disciplina: Estratégia Organizacional

Turma: T11

QUESTÃO CENTRAL

São Paulo

15 de agosto de 2022

QUESTÃO CENTRAL

Em 2020, o coronavírus afetou fortemente a empresa de turismo Airbnb, já que as viagens ficaram paralisadas por conta das quarentenas ao redor do mundo. Em um mundo em constantes transformações e a cada dia com novas tecnologias, é necessário pensar no futuro e inovar, a fim de não ficar para trás, ou, em um estado mais extremo, não morrer. Nesse contexto, as empresas devem compreender o cenário atual e o que virá após, para crescerem e se manterem no mercado.

A estratégia, descrita por Mintzberg, que tem relação com “olhar para frente”, é a estratégia como plano, isto é, um rumo para ações futuras, conscientemente pretendido. Isso tem tudo a ver com o futuro, que traz big data, inteligência artificial, internet das coisas, etc., uma vez que, se uma determinada organização não adotar um pensamento além da atualidade e desenvolver uma estratégia com antecedência e com propósito, não sobreviverá.

Já com a estratégia como padrão, é possível entender o que deu certo no passado e que pode levar ao sucesso no futuro. Assim, empresas como Airbnb podem estudar o que foi bem-sucedido anteriormente após uma crise e tomar atitudes parecidas, claro, adaptando para o contexto atual. Ainda no exemplo da pandemia, não é um problema previsto por qualquer empresa e, por isso, em casos como esse, as organizações devem adotar estratégias emergentes – ações desenvolvidas sem um planejamento claro – para combatê-lo.

Ademais, a definição de estratégia como posição tem a ver com a forma de relação entre a organização e o seu ambiente competitivo. Ou seja, está muito ligado a como ela pode fazer para tornar seus produtos únicos no mercado. Então, é válido relacionar essa definição com o cenário atual e futuro, haja vista que as empresas devem trazer a mentalidade de futuro para tornar seus produtos e/ou serviços únicos e competitivos.

Outro conceito de estratégia que está muito relacionado com o contexto das novas tecnologias é o de perspectiva, que, basicamente, é uma ideia compartilhada por todos da empresa e a influência que o pensamento coletivo tem nas tomadas de decisões. Em cenários como esse, trazer essa mente coletiva e engajar os membros da organização é de extrema importância.

Por fim, mas não menos importante, a estratégia como truque é um caminho para superar os concorrentes. Isso está relacionado com o contexto do futuro com as novas tecnologias, porque as organizações, no caso de não terem capital ou, até mesmo, mentalidade para investir em tecnologias que estão revolucionando o mercado – como ciência de dados, machine learning, blockchain, inteligência artificial, entre outros –, possivelmente, terá muitos desafios para sobreviver nesse mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (73.8 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com