TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Quinta Disciplina

Por:   •  30/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Curso: Pós Graduação em Psicologia Organizacional

Disciplina: Perspectivas atuais de aprendizagem e desenvolvimento na organização

Docente: Ana Paula Pessanha  

Discente: Dayane Guimarães de Melo

RESUMO

A Quinta Disciplina

Peter Senge

As cinco disciplinas resumidas abaixo tendem facilitar as organizações que aprendem e inovam. Sendo que a quinta é fundamental para o sucesso das outras quatro. São elas:

Primeira Disciplina: Domínio Pessoal

 Altamente proficiência, criativa, simples e objetiva. Pessoas com esta disciplina conjuntam a razão e a intuição, o consciente e subconsciente. Os princípios desta disciplina devem ser aplicados diariamente para que fortaleça os objetivos organizacionais.

Segunda Disciplina: Modelos Mentais

Os modelos mentais estão arraigados nas pessoas, são eles que influenciam em nossas atitudes. Esta disciplina tem o objetivo de acender uma pluralidade de opiniões almejando o consenso com intuito de melhorar os modelos mentais dentro da organização como um todo. O consenso não é meta, pois nem todos podem entrar em um consenso. Porém é preciso ter um “compromisso com a verdade” dentro da organização. A meta é escolher o melhor modelo mental, assim será mais fácil para o bom funcionamento do processo.

Terceira Disciplina: Objetivo Comum (ou Visão Compartilhada)

O objetivo comum ou visão compartilhada é fundamental para o continuo aprendizado da organização. Proporciona um direcionamento para a aprendizagem. Os objetivos comuns estão ligados aos objetivos pessoais, que bem claros e compreendidos criam uma forte sinergia. O comprometimento é um assunto contemporâneo, esta atitude esta relacionado ao objetivo, e não pode ser vista como uma obediência, mas sim como algo a mais, ou seja, a pessoa realmente que, se dedica e realiza. Com esta força que um grupo é capaz de realizar algo que parece ser impossível.

Quarta Disciplina: Aprendizagem em Grupo

A aprendizagem é um processo importante, uma vez que se tem um, objetivo comum é mais fácil de chegar o que se espera. Para isso é preciso  entender que não adianta ter uma equipe talentosa, é preciso ver além disso, como entender que a inteligência em conjunto é maior que a individual. O grupo tem que ser coordenado e inovador para que ou outras equipes possam também aprender. Também o diálogo e discursão tem que ter o foco no aprendizado contínuo, para isso tem que existir o equilíbrio de ambos.

Quinta Disciplina: Raciocínio Sistêmico

O Raciocínio Sistêmico consiste na mudança de mentalidade, é uma visão além de nossas limitações.  A linguagem modela a percepção, e o que vemos do que estamos preparados para ver. Na visão do raciocínio sistêmico o processo de feedback tem um conceito mais amplo, significando qualquer fluxo de influencia recíproca, sendo que a última é causa e efeito. E que a influencia jamais tem um único sentido.  Esta disciplina integra as outras quatro, num processo de teoria e prática, que jamais dever ser vista como um modismo, mais compreender que raciocínio sistêmico sempre nos mostra que o todo pode se maior que a soma das partes. Portanto, a integração de todas disciplinas é importante para a organização de aprendizagem, ela irá propiciar um ambiente com engajamento a longo prazo através de um objetivo comum. Os modelos mentais serão fundamentais para verificar as falhas na visão atuais de ver o mundo.  Propiciará também o aprendizado em grupo para que possam ver além de suas perspectivas; e por ultimo o domínio pessoal para motivar a pesquisar continuamente como as nossas ações afeta o mundo que vivemos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (91.5 Kb)   docx (32 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com