TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REESTRUTURAÇÃO ORGANIZACIONAL

Por:   •  16/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.634 Palavras (11 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


  1. INTRODUÇÃO

        A Reestruturação Organizacional e o Redesenho de Processos baseiam-se, fundamentalmente, na necessidade de readequar uma organização a um do novo modelo de gestão, cuja ênfase encontra-se no alcance de eficiência de processos e transparência nos resultados.

         Nos últimos anos, o ambiente das organizações tem mudado muito, como reflexo do processo de ampla transformação gerencial estamos vivenciando. Este processo engendra importantes redefinições nos papéis das entidades empresariais, o mercado e a sociedade civil. Daí resulta o Reestruturação Organizacional, visando redirecionar a sua atuação para as atividades consideradas essenciais, com profissionais preparadas para exercer suas funções e obter excelência operacional.

         

2 JUSTIFICATIVA

        O objetivo da organização é, na maior parte dos casos, resultado da eficiência dos processos. Assim sendo, o objetivo da maioria das organizações deveria ser aperfeiçoar a eficácia e a eficiência da organização horizontal. Ou seja, os processos devem guiar a estrutura da organização. A reavaliação da sua estrutura, processos e mecanismos de controle tornam a organização cada vez mais autocrítica e competitiva, características indispensáveis para enfrentar as crescentes complexidades ambientais.          

Tendo o proprietário da empresa citada acumulado todas as funções de sua empresa, ficou evidenciado que a falta de uma equipe de gerência e com isso foram observados os seguintes pontos fracos, como falhas no atendimento ao consumidor, ao cliente e ao público, pois o pessoal responsável pelo setor em questão não tem preparação com relação ao atendimento, e quando os funcionários designados os mesmos não utilizam as técnicas necessárias para atendimento adequado e de qualidade.

A empresa do Sr. Eustáquio apesar da situação percebe-se que ela está em condições financeira equilibrada não possuindo dívidas, mas a mesma não possui recursos para investimentos e seus funcionários encontram-se desmotivados com os baixos salários e a falta de perspectivas, trazendo assim um aumento na rotatividade de pessoal. Sendo este sem dúvida um dos fatores mais relevantes para sentir a necessidade de um plano de reestruturação e reorganização da referida empresa.

3 PROPOSTAS DE REESTRUTURAÇÃO E REORGANIZAÇÃO

4.1.1 Planejamento

        a) Para trazer soluções viáveis o planejamento operacional define-se como a materialização prática para a realização das metas definidas no planejamento estratégico, estabelece-se as responsabilidades, recursos humanos, financeiros e materiais, bem como um cronograma de trabalho. Nele visa-se a utilização eficiente dos recursos disponíveis para a consecução dos objetivos previamente estabelecidos.

        b) organizar um esforço sistemático, no sentido de identificar e escolher alternativas operacionais que viabilizem a consecução das diretrizes estratégicas esboçadas no planejamento estratégico. Requer um detalhamento das alternativas selecionadas no que diz respeito a recursos, procedimentos, produtos, prazos, bem como os responsáveis pela sua execução.

4.1.2 Organização

        a) realizar um planejamento, deixando claro o ritmo, duração, custo, pessoas envolvidas e papéis definidos. Procura-se criar condições para as pessoas participarem ativamente, não como simples informantes. As principais atividades nesse momento são reuniões, em que as pessoas podem compartilhar seus anseios, experiências anteriores e decidir sobre o processo.        

        b) Nessa fase o foco é basicamente compartilhar informações, dados, julgamentos, fatos, pareceres, idéias, sugestões e conhecimentos, quando são discutidos dinamicamente passado, presente e futuro.

 

4.1.3 Direção e Controle

        a) Deve haver destaque aceleração de evolução funcional, admissões, remanejamentos internos, desligamentos incentivados e estímulo às licenças temporárias e outras formas

        b) A tarefa requer o envolvimento no processo de gestão da empresa, com vistas a melhorar as tomadas de decisões, inclusive propondo o aperfeiçoamento dos instrumentos de planejamento e de controle gerencial por meio da construção de modelos, aplicações de pesquisa operacional, uso do arcabouço teórico da estatística, entre outros recursos que possam tornar mais eficaz o sistema de informações da empresa, sob sua responsabilidade.

5 ÁREAS DE OPERAÇÕES DA EMPRESA

 5.1 RECURSOS HUMANOS

        a) Implementando de acordo horário de trabalho; Plano de Sugestões; Ferramentas para Melhoria Contínua, reestruturação de cargos e salários, avaliação de desempenho e reestruturação organizacional em toda  empresa, a fim de operar com uma estrutura enxuta,  eficiente e de baixo custo.

        b) Voltar-se para a execução dos trabalhos, em busca de uma linha de produto/serviço de cada atividade, da forma mais eficiente e racional possível.                através de um plano de capacitação organizado pela empresa encaminhar dos funcionários para um treinamento de capacitação.  

5.2 FINANÇAS E CONTABILIDADE

        a) planejar o futuro de suas empresas utilizando-se de ferramentas comuns de serem aplicadas como o fluxo de caixa e o orçamento, fundamentados em informações geradas pela própria administração e contabilidade da empresa.        

        b) Executar seus planos traçados e, eventualmente se encontrar alguma mudança no caminho, corrigi-lo durante o processo de execução. E finalmente, na fase do controle, realizar a comparação entre o traçado e o realizado, chegando assim a um resultado final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (194 Kb)   docx (32.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com