TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS DE RH

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.542 Palavras (7 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 7

,

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

RECURSOS HUMANOS

ÉRICA MICHELE DE SOUZA SILVA

RELEVANCIA DO PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS DE RH

Cabo de Santo Agostinho

2013

ÉRICA MICHELE DE SOUZA SILVA

RELEVANCIA DO PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS DE RH

Trabalho apresentado ao Curso Tecnologo de Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Auditoria em Recursos Humanos, Legislação e Rotinas Trabalhistas, Recrutamento e Seleção e Remuneração.

Prof. Rinaldo Lima;

Prof. Jossan Batistute;

Prof. Vânia Machado;

Prof. Cláudia Cardoso M. Napoli

Prof. Joenice Diniz;

Cabo de Santo Agostinho

2013

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo investigar o papel estratégico do RH na organização e destacar a importância do planejamento estratégico de recursos humanos como coadjuvante no sucesso das empresas.

Também por em prática tudo que foi repassado em sala para aprendermos a importância das etapas das disciplinas estudadas nesse semestre. Nos mostrando um caminho que será seguido durante a execução de um planejamento. Toda organização precisa de um modelo estratégico que direcione e impulsione o desenvolvimento, a competitividade, e garanta a prosperidade da organização de forma sustentável e continua. Este é o grande desafio para o RH, saber agir estrategicamente, gerindo pessoas, mensurando resultados e fornecendo subsídios para o alinhamento dos objetivos da organização às praticas adotadas.

Seguindo as três etapas a serem desenvolvidas:

1- Recrutamento, Seleção e Remuneração.

2- Legislação e Práticas trabalhistas.

3-Auditoria em Recursos Humanos

DESENVOLVIMENTO

1ª Etapa

 Recrutamento e Seleção

Método de recrutamento que será utilizado é o interno com o interesse em aproveitamento dos recursos humanos disponíveis dentro da própria empresa. Teríamos então como resultados: promoções, transferências ou reaproveitamento que estimulam o clima de motivação e planejamento de carreira da empresa, o interesse pelo bom desempenho estará sempre presente nos funcionários. Os meios utilizados para este tipo de recrutamento são: Quadro de avisos ao pessoal, com as vagas previstas, Comunicações internas dirigidas aos gerentes de unidades contendo listas de funcionários disponíveis para transferência, Banco de recursos humanos interno da empresa, Encontros com categorias, palestras, etc., informando aos funcionários sobre as características das vagas disponíveis, Divulgação das vagas existentes em jornal interno da empresa e Via intranet ou e-mail para todos os funcionários.

As nossas etapas e técnicas de seleção usada serão:

Entrevista de Seleção: é um processo de comunicação entre duas pessoas ou mais pessoas que interagem entre si no qual uma das partes está interessada em conhecer melhor a outra. Entrevistar é o método mais utilizado em seleção de pessoal.

Prova de conhecimento ou capacidade: para avaliar o nível de conhecimentos gerais e específicos dos candidatos exigidos pelo cargo a ser preenchido. Procuram medir o grau de conhecimentos profissionais ou técnicos como noção de informática, de contabilidade, de redação, de inglês etc. Por outro lado, as provas de capacidade constituem amostras de trabalho que são utilizadas como testes para verificar o desempenho dos candidatos. Procuram medir o grau de capacidade ou habilidade para certas tarefas, como perícia em lidar com computado, da digitadora ou operador de máquinas.

Testes Psicométricos: constitui uma medição objetiva de uma amostra do comportamento no que se refere a aptidão da pessoa. Será utilizada como uma medida de desempenho e se baseia em amostra estatística de comparação, sendo aplicados sob condições padronizadas. Apresentando três características: preditor, validade e precisão.

Técnicas de simulação: será usada como um complemento do diagnóstico, ou seja, o candidato é submetido uma dramatização de algum evento relacionado ao papel que irá desempenhar na organização, fornecendo uma visão mais realista acerca de seu comportamento futuro, nos cargos que exigem relacionamento interpessoal, como direção, gerência, supervisão, vendas, compras, contatos, etc.

Perguntas em que a Gestora de RH, fará aos devidos candidatos aos devidos cargos:

Cargo: Recepcionista e Caixa

1. - Qual é o seu objetivo?

2. - O que você faz para se manter atualizado em sua área?

3. - Quais os aspectos do cargo pretendido que mais lhe interessam?

4. - Como você se percebe em situações inesperadas? Conte-me uma situação e como resolveu?

5. - Qual a maior ousadia que já cometeu?

6. - Qual decisão mais importante que você já tomou?

7. - Você consegue convencer as pessoas de seu ponto de vista?

8. - Como você se sente quando é elogiado?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (64.2 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com