TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS DE RH

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.054 Palavras (13 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

RECURSOS HUMANOS

RAIANE DOS SANTOS SILVA

RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS DE RH

[pic 3]

Arapiraca

2014

RAIANE DOS SANTOS SILVA

RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS DE RH

Trabalho apresentado ao Curso Recursos Humanos  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Auditoria e Consultoria em RH, Legislação e Prática trabalhista, Recrutamento e Seleção e Seminário 3.

Prof. Rinaldo Lima, Jossan Batistute, Vânia Machado, Claúdia Cardoso, M. Napoli, Ana Célia Pavão.

Arapiraca

2014

Sumario

Introdução

Desenvolvimento

Conclusão

Referências Bibliográfica

Introdução

        O presente trabalho abordará uma Relevância do planejamento dos processos de RH. Para encontrar candidatos para vaga de emprego, precisa-se realizar uma descrição de cargo, as atividades a que serão submetidos, grau de escolaridade e conhecimentos técnicos. Deve-se também anunciar a vaga e em seguida analisar currículos, documento quedescreve a formação e qualificações profissionais do candidato. Após a análise, realizar uma entrevista para melhor eficiência do processo seletivo e por fim, contratar o funcionário dentro das práticas e leis trabalhistas.
         Para acelerar o desenvolvimento organizacional,impulsionar seus negócios, a consultoria é uma parceira essencial para sua competitividade no mercado.

O avanço na organização

          Com o avanço da tecnologia fica dificil negar a importancia no desempenho das empresas, no mercado de trabalho. Divcersos fatores contribui todos os dias  para tais mudanças, o que obriga a empra a se impor cada vez mais ao mercado de trabalho, mostrando assim, uma visão holistica diferenciada. Com mercado e seus participantes mudando constantemente,e para que uma empresa consiga estabelecer uma vantagem competitiva sustentável é necessário que ela procure continuamente inovar. A revolução tecnologica nas empreas é ampla e revigoravel, repleta de tendencias no mercado de trabalho onde facilitou os lucros e desempenho.

        Havendo o compromisso de alinhar estrategicas dentro da organização vendo como desafio o gerenciamento de processos ligados a gestão de pessoas, e os respectivos lucros dentro da empresa. Tendo como ponto de vista que as pessoas mudam  constantemente  de acordo com as ideias e sensações de mudanças no mercado em geral, gerando setores interligados com a empresa , visando os lucros e melhorias para tais .

         Como sabemos, Frederick Winslow Taylor foi o fundador da administração moderna onde o objetivo seria aumentar a produtividade na racionalização da produção em série. Baseava-se em uma organização cientifica com  eficiencia em lucros , o que priorizava as rotinas de trabalho visando a robotizacão do operario individual. Diante das teorias de Taylor, Henri Fayol se contrapos acreditando que o foco deve ser a estrutura da organização, surgindo assim o organograma. Visando uma sistema fechado e sistematizado de cima para baixo em uma organização, mais ainda sim o homem continua sendo visto como uma maquina.

Competencias qualificadas

         O mercado de trabalho encontra-se em carencia de mão de obra qualificada para resolver assuntos complexos dentro da empresa. Estão em busca de pessoas capacitadas e com habilidades fortes e marcantes para lhe dar com o avanço da tecnologia e padrões da empresa, visão em primeiro lugar  a Ética, seguido pelo trabalho de equipe, Liderança, conhecimento em computação, matemática básica, conhecimento teórico e prático, resolução de problemas, criatividade, comunicação escrita e oral, conhecimento em Inglês e domínio da língua local. Funcionarios com tais qualidades terá mais chances de se manter presente tanto no mercado quanto em seu cargo na empresa, não é algo possível de se conseguir, o certo mesmo, é a empresa fazer uma boa seleção na hora da contratação e uma vez contratado, treinar, capacitar e preparar esse funcionário para que o mesmo possa adquirir experiência adaptando-o para o perfil da empresa. Porém são encontrados alguns fatores que podem dificultar essa ação, a dificuldade maior deva ser incutir ao funcionário antigo e já contratado a cultura da empresa, principalmente quando a mesma é passada para outra direção. Os vícios e a rotina anterior acabam por não agradar a atual forma de pensar. Normalmente estas pessoas são descartadas ou permanecem  na empresa a troncos e barrancos. Começa aí o dilema, principalmente se esta mão de obra adquirida, não tiver os perfis mínimos exigidos.

         Entre os pontos já citados, o comprometimento e responsabilidade são valores presentes na liderança de uma organização. Isto não invalida as outras qualidades, mas essas são as habilidades que as empresas consideram que devem ser mais aprimoradas entre seus funcionários, para assim formar uma boa equipe.

Previsão de Pessoal

         O planejamento e a previsão de pessoal por meio de um quadro relativamente simples, que permite a previsão matemática das necessidades de admissão e treinamento, ano por ano. A finalidade é saber como preencher as vagas que aparecerão no futuro, provocadas por saída de pessoal e pelo crescimento da empresa. tanto em empresas nacionais quanto em multinacionais ou internacionais uma falta de metodologia sistemática na previsão da mão-de-obra a prazos médio e longo. As necessidades são previstas exclusivamente para o número de pessoas a contratar no nivel inicial. Conseqüentemente, é comum o aparecimento de estrangulamentos em casos de expansão, ou mesmo de manutenção da capacidade produtiva da empresa, devido à falta de pessoal qualificado ou treinado para a promoção. As dificuldades no serviço público são maiores, pois a restrição a novas admissões muitas vezes põe em cheque planos de racionalização ou expansão de serviços. Um planejamento claro e bem fundamentado deve ser incluído portanto em planos de desenvolvimento na área da administração pública.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (143.3 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com