TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RESENHA CRITICA

Por:   •  6/6/2021  •  Resenha  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR FANORTE - CAMPUS CACOAL

DOCENTE: Fernando Oliveira

DISCENTE: Franciela Ferreira

DISCIPLINA: Ambiente Do Profissional Administrador

TURMA: Administração 2021

ATIVIDADE: Resenha Crítica

DESAFIO DAS MULHERES NO MERCADO DE TRABALHO

De acordo com a questão levantada sobre do tema "Quais são os desafios das mulheres no mercado de trabalho" em uma live transmitida pelo CRA no Instagram, no dia 31 de março de 2021, foi discorrido uma resenha embasada no tema, em cima de uma análise feita por por duas estudantes da Universidade Federal do Pampa.

"Forte como… UMA MULHER." Uma análise escrita por, Josiane Correa Silveira e Carolina Fredoo Fleck, em um trabalho de curso de graduação em Administração, na Universidade Federal do Pampa, Unipampa, Campus Santana do Livramento.

Análise supracitada refere-se, a atualidade dos desafios enfrentados pelas mulheres no mercado de trabalho e tem como objetivo identificar quais são as barreiras associadas ao crescimento profissional das mulheres na atualidade.

O modelo de texto utilizado é caracterizado por um texto descritivo com abordagem quantitativa e foi utilizado o método de Survey como método de pesquisa.

O texto aborda as barreiras mais ativas associadas ao crescimento profissional das mulheres e de que maneira elas afetam ou contribuem, tanto positiva como negativamente, para o desenvolvimento de sua carreira. O texto traz também o fenômeno referenciado como Glass Ceiling, (Teto de Vidro).

Sabemos que a mulher tem se esforçado incansavelmente, para mudar essa realidade de diferenças, mas os desafios do universo feminino no mercado de trabalho da atualidade ainda são muito grandes. Além da equiparação salarial com homens, respeito e oportunidades em cargos melhores dentro das organizações, as mulheres ainda precisam conciliar o equilíbrio profissional com a família. Então para conseguir manter o equilíbrio de tudo isso é importante buscar o autoconhecimento e desenvolvimento contínuo, fator esse, que tem feito com que as mulheres ganhem cada vez mais, espaço no mercado de trabalho. Embora, por mais que as mulheres tenham ganhado maior importância e destaque na sociedade brasileira e mundial, muitos avanços ainda são necessários.

Conforme os dados do IBGE (2017), uma coleta de dados constatou que as mulheres obtiveram crescimento no âmbito organizacional. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2016), constatou também que o total de homens empregados sofreu redução de 6,4%, enquanto as mulheres sofreram redução de 3,5%, demonstrando que o desemprego afetou menos as mulheres que os homens. No entanto, a ocupação feminina nos postos de trabalho e seu alto grau de qualificação e profissionalização, a diferença de remuneração entre homens e mulheres se manteve em 16% no ano de 2015, favorecendo aos homens. Uma outra pesquisa do IBGE também nos mostra que as mulheres possuem nível escolar superior ao dos homens e que representam 55,1% dos universitários de todo o Brasil. Dos estudantes que concluem os cursos as mulheres também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com