TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Recrutamento e Seleção

Por:   •  5/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.600 Palavras (23 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 23

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO: BAZAR SOBRAL

                                                                 ADRIELE CAROLINE SEVERINO - RA B80DII-4

                                                        DANIELA SANTOS RODRIGUES - RA B810AH-7

                                                                         DÉBORA PAIVA VIEIRA - RA B74158-9

                                                           FERNANDA LUNA FERNANDES - RA B93593-6

                                              PATRICIA MOREIRA DO NASCIMENTO - RA B93JID-2

                                                                             THAIS SILVA SOUZA - RA B930DJ-0

                                                           

                                         

ADRIELE CAROLINE SEVERINO - RA B80DII-4

DANIELA SANTOS RODRIGUES - RA B810AH-7

DÉBORA PAIVA VIEIRA - RA B74158-9

FERNANDA LUNA FERNANDES - RA B93593-6

PATRICIA MOREIRA DO NASCIMENTO - RA B93JID-2

THAIS SILVA SOUZA - RA B930DJ-0

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO: BAZAR SOBRAL

Atividades Práticas Supervisionadas (APS) apresentada como exigência para a avaliação dos 4º/3º semestres, do(s) curso(s) de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Paulista, sob orientação dos professores do semestre.

Orientadora: Prof.ª Adriana Paz


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        04

1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        05

1.1 Recrutamento        05

1.2 Seleção        07

2. ESTUDO DE CASO        11

2.1 Perfil da Organização        11

2.1.1 Denominação        11

2.1.2 Força de Trabalho        12

2.1.3 Clientes e Público Alvo        12

2.1.4 Principais Concorrentes        12

2.1.5 Principais Insumos        13

2.2.1 Processo de Recrutamento e Seleção na Empresa        13

3. Sugestões de Melhoria        14

CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

REFERÊNCIA        17


INTRODUÇÃO

As Atividades Práticas Supervisionadas constituem-se em um meio ou instrumento pedagógico para o aprimoramento da aprendizagem via interdisciplinaridade: integração e relacionamento dos conteúdos de disciplinas que compõem os semestres do curso e práxis: integração teoria e prática por meio da aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula à realidade.

O estudo tem como objetivo apresentar o recrutamento e seleção da empresa Bazar Sobral, considerada segundo as normas do BNDS, uma micro empresa.

Com base em uma pesquisa teórica realizada e um estudo de caso na empresa, foram avaliados alguns pontos a desenvolver com base em teorias que será apresentado nesse trabalho.


1.  FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1.1.  Recrutamento

Empresas são formadas por pessoas, cada funcionário em  sua área é como uma peça que compõe uma grande engrenagem, mas para que ela funcione, é necessário um processo onde busca-se pessoas qualificadas para determinados cargos, ao mesmo tempo que pessoas buscam trabalho em empresas. A ponte entre empresas e pessoas é feita através do recrutamento, que tem a finalidade de difundir vagas no mercado de trabalho, que vão variar de acordo com as características, funções e competências necessárias para cada área.

Vale destacar que o mercado de trabalho é um meio de transações, onde há oportunidades oferecidas e os interessados em obtê-las. As organizações ao se inserirem neste meio fazem parte desse mercado, estando em constante mudança, o mercado influencia o RH, pois existe a relação de oferta e procura, sendo a primeira em número grande de oportunidades oferecidas, porém, uma dificuldade em conseguir pessoas capacitadas para preencher essas vagas. Já quando a procura é maior que a oferta é mais vantajoso, pois significa que há uma maior disputa por vagas por parte daqueles que procuram  emprego. Sendo a oferta maior, existem diversas vantagens para quem procura uma oportunidade, assim, como causa um certo impacto no RH, pois, vai crescer a necessidade de investir em áreas como o recrutamento, treinamento (por haver escassez de pessoas qualificadas), benefícios para manter os funcionários, ofertas salariais altas para chamar a atenção dos candidatos e neste contexto cai a rigidez dos critérios de avaliação. Se o mercado estiver na posição de procura as coisas invertem: os critérios são mais rigorosos, baixo investimento, pois, tem mais candidatos disputando vagas, etc.

Vários fatores condicionam o mercado de trabalho, a economia, por exemplo, está diretamente relacionada com o crescimento do emprego no mercado, tem outras variáveis também que se relacionam com a intensidade do mesmo e são elas:  natureza, qualidade dos postos de trabalho, produtividade e inserção no mercado.
Há muito tempo essas variáveis vêm causando impacto no mercado de trabalho, pois, com a constante mudança é necessário que os trabalhadores estejam sempre adequados ao meio porque as exigências aumentam em todas as áreas e afeta até os mais bem formados. Todas essas variáveis são impactantes para os candidatos. Se o mercado estiver em alta, haverá mais vagas, os candidatos serão mais seletivos ao escolher as vagas, alta rotatividade por conta do grande número de ofertas, os funcionários se sentem mais à vontade para fazer reivindicações, como por exemplo, salariais e se dedicam menos, tornando-se menos empenhados. Já quando o mercado está em procura, tudo isso se torna inverso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35 Kb)   pdf (225.8 Kb)   docx (40.7 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com