TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha Administração

Por:   •  31/5/2023  •  Relatório de pesquisa  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS FACULDADE DE ESTUDOS SOCAIS[pic 1]

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO[pic 2]

RAFAEL RODRIGUES CAMPOS

SAMIA LETÍCIA MORAES

Resumo

Manaus-AM 2022

RAFAEL RODRIGUES CAMPOS (22052247)

SAMIA LETÍCIA MORAES (22051450)

Resumo

Trabalho apresentado à Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas como parte dos requisitos necessários para obtenção de nota parcial no curso de Administração.

Docente: Prof. Juliano Monteiro de Oliveira

Manaus-AM 2022

Resumo do artigo “A importância dos sistemas de informações gerenciais para as organizações”:

O trabalho em questão tem como objetivo tratar a respeito dos assuntos que permeiam os sistemas de informações no que tange o meio gerencial, assim como os fatores de vantagens para as organizações. Os autores buscam analisar de forma igualitária aspectos de planejamento até a implantação desses sistemas e a integração dos mesmos.

De forma introdutória, o conceito de informação é discutido, a fim de que com isso possa formar um panorama no que diz respeito ao objetivo em questão, e fica notável a importância de tal definição, uma vez que se entende que a informação é primordial para as organizações, já que está intrínseca na tomada de decisão para manter sua qualidade. De acordo com Cruz (2000), os sistemas de informações gerenciais juntamente com o seu desenvolvimento levam as unidades sociais a conquistarem a segurança no processo produtivo administrativo. Diante disso, a correta utilização do dado é essencial para a produção dessas organizações, justo no processo em que esses dados são transformados em informações. Os sistemas garantem respostas rápidas aos gestores, o que permite o diferencial na competitividade

Posteriormente, a conceituação é vista a partir de que um sistema de informação gerencial pode ter sua definição atrelada a um conjunto de componentes relacionados entre si que realizam trabalho juntos para a então coleta, recuperação, armazenamento e distribuição da informação com o objetivo final de proporcionar o auxílio ao planejamento, coordenação e processo decisório das organizações. No que tangencia o conceito de sistemas de informações gerenciais (SIG), diversos autores possuem suas definições próprias, como Stair que diz que a SIG é um agrupamento organizado de pessoas, procedimentos, banco de dados e dispositivos usados para oferecer informações de rotina aos administradores, enquanto que Cruz destaca que são concebidos para que as organizações possam ter segurança no seu processo de administração.         

Nas características de níveis de ação, componentes e vantagens dos sistemas de informações é possível compreender que os sistemas de informações gerenciais podem ser compostos por vários subsistemas interligados, que formam uma cadeia de informações e que possam atingir a todos os níveis de decisão. É válido destacar que para Oliveira (2004), os sistemas de informações estão estruturados em três níveis de influência: estratégico, tático e operacional. Além disso afirma que os sistemas são compostos por dados, tratamento, informação, alternativa, decisão, recursos, resultados, controle e avaliação, e a coordenação. Nas organizações, a essência dos planos e controle é a tomada de decisões, que depende de informações oportunas e, sobretudo, confiáveis. Para tanto faz-se necessário que as organizações mantenham sistemas de informações ajustados às necessidades que o processo decisório exige. Com isso, a definição de um bom planejamento dos sistemas de informações, por parte das organizações, é extremamente importante para o auxílio aos gestores no processo de tomada de decisão.                

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (98.6 Kb)   docx (43 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com