TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha Critica Relações Internacionais

Por:   •  8/3/2020  •  Resenha  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Relações Internacionais

Nome da Atividade: Atividade AD1

Nome do aluno: Rodolfo Tomaz Silva

Pólo:Itaocara Matrícula: 17213110053

Resenha Crítica.

O Artigo “O Estado da Arte das Intervenções Humanitárias” propõe apresentar a essência sobre o aparecimento das intervenções humanitárias, além de confrontar momentos históricos com a atualidade.

O conceito originou – se do desdobramento jurídico entre humanistas e humanitarista da filosofia sob a argumentação de guerra justa, ou seja, um modelo de pensamento e um conjunto de regras de conduta que define em quais condições a guerra é uma ação moralmente aceitável. Diante disso, defensores de direitos humanos após as grandes guerras do século XX, conseguiram emplacar na ONU uma Declaração Universal de Direitos Humanos onde dizia que países membros deveriam promover os direitos humanos, civis, econômicos, sociais ressaltando o fundamento da liberdade. Essa Declaração foi aceita e adotada pela ONU em 1948 foi um grande marco para debater o tema.

O conceito moderno de intervenções humanitárias surgiu durante a guerra da Biafra (1967 -1970). O mundo assistia uma grande crise de fome, sofrimento e desrespeito aos direitos humanos e à própria declaração adotada pela ONU em 1948. A comoção popular fez com que os defensores dos direitos humanos pudessem agir de forma coercitiva, desconsiderando o princípio da soberania. Após esse acontecimento o status de nações cresceu consideravelmente, passando exercer um papel fundamental para atendimento das questões humanitárias.

Com o avanço das discussões sobre o tema, com a grande conquista após guerra fria precisava dar mais amplitude sobre o tema. Com início dos anos 90 percebe – se que a discussão passou a ser mais especifica e casual, tendo em vista o surgimento de novas demandas.

O artigo nos mostra que o tema intervenções humanitárias passou por grandes lutas desde seu início até as datas atuais. O tema deverá sempre ser debatido, pois ainda é um assunto novo em comparação com os constantes problemas enfrentados por todos nós.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (77.2 Kb)   docx (30.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com