TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha a Corporação

Por:   •  24/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Nilton Lins[pic 1]

Ciência Social Aplicada – Administração

Administração e Marketing

Docente: Erna Braga

Discente: Alessandra Magalhães da Costa – 14001343 / ADM062

A Corporação

        O filme A Corporação é um documentário sobre práticas éticas e sociais de grandes empresas que tem como intuito  incentivar os espectadores menos informados a refletir de forma mais profunda sobre o papel das grandes empresas no mundo. A produção canadense é dirigida por Mark Achbar  e Jennifer Abbot a partir de um livro de Joel Bakan.
        O documentário começa com um breve histórico legal das grandes empresas, onde relata que de acordo com a lei, as empresas têm os mesmos direitos que os indivíduos, ou seja, podem processar e ser processada.
        O foco do filme é mostrar que existe uma grande diferença entre o indivíduos e a corporação. Os indivíduos devem demonstrar responsabilidade ética e social. Já a corporação tem, por lei, apenas uma responsabilidade, que é de garantir a seus acionistas o maior lucro possível.
        Ao longo do filme são entrevistadas cerca de 40 pessoas, incluindo Noam Chomsky, Milton Friedman, Mark Moody-Smith (ex-presidente da Royal Dutch Shell) e os jornalistas Jane Akre e Steve Wilson, ex-funcionários da Fox News.

O documentário segue mostrando questões, como a propaganda, que incita um estilo de vida de consumismo, característica da sociedade capitalista atual. Ele analisa também questões ambientais, onde pode-se concluir que os sistemas de vida no planeta estão em declínio.

Ao final, o filme entra na questão da democracia e participação da sociedade civil nas mudanças do modelo atual de desenvolvimento, cobrando transparência, prestação de contas e uma transformação efetiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com