TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SEGUNDA AVALIAÇÃO DE FILOSOFIA E ÉTICA ORGANIZACIONAL

Por:   •  21/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

Universidade Federal do Cariri

Instituto Interdisciplinar de Cultura e Arte

Disciplina: Filosofia e Ética Organizacional

Professor: Adauto Filho

SEGUNDA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM -

REFERENTE À UNIDADE III

Nomes; Emely carolayne de sousa Martins
Nomes;
 Luana da Silva Ferreira

Nomes; Jairo Gonçalves da silva

Nomes; Monalisa Queiroz dos Santos

  • Comente sobre os fundamentos da ética individual, social e profissional.

  R- Fundamentos da ética individual: devemos ser responsáveis pelos nossos atos, sempre procurando ser educados, honestos, assumir todos nossos compromissos e ter responsabilidades pelas nossas ações. Exemplos como na vida diária confirmamos a intolerância com relação ao outro. O individuo move-se apenas para satisfazer objetivos pessoal. A atividade moral é sempre vivida internamente pelo sujeito que vai influenciar fortemente as normas e princípios que norteiam o coletivo, além de ser influenciado pelo meio social. ética individual é um conceito inacabado uma vez que não existe isolamento desse conceito em relação a sociedade na qual o indivíduo está inserido, pois aquela é influenciada pelas diversas comunidades da sociedade; escola, igreja, família, profissão, universo, etc.

Fundamentos social: as pessoas percebem, pensam as coisas de maneiras diferente, como várias culturas, crenças, frequentemente para um grupo de pessoas e considerando um certo para outros não. A responsabilidade social e uma teoria ética, na qual os indivíduos são responsáveis por cumprir uma determinada tarefa.

Fundamentos profissional: na ética profissional e tomar atitudes que não infrinjam as regras e leis dentro da organização. Mas sempre seguir normas, valores e princípios sem prejudicar as pessoas. O profissional deve assumir suas responsabilidades, erros e entre outros. A Ética Profissional que pode ser compreendida "como uma reflexão pessoal do agente profissional buscando definir diretrizes lógicas e valorativas orientadoras do seu procedimento laboral" algumas caracteristisca da ética profissional que pode ser abordada são: honestidade,  altruísmo, respeito, valores, integridade, justiça, virtude, solidariedade. Enfim, da mesma forma que a ética geral é uma teoria e uma reflexão da moral, a ética profissional é também uma teoria e uma reflexão axiológica de uma moral profissional.

  • Faça um comentário sobre a ética nas organizações destacando a sua importância e necessidade.

A importância da ética nas organizações é relacionado aos valores morais e éticos, onde as pessoas inseridas podem levar as empresas ao sucesso levando em consideração a transparência, honestidade no relacionamento. Quando uma organização se aplica a ética em necessidade de seus princípios básicos, ela crescer bastante de maneira transparente, como também é vista pelos clientes e concorrentes de maneira clara, séria e que tem responsabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (138.7 Kb)   docx (52.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com