TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SOCIOLOGIA ORGANIZACIONAL

Por:   •  13/9/2018  •  Dissertação  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 4

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA [pic 1]

DISCIPLINA: GEP357- SOCIOLOGIA ORGANIZACIONAL

        

PROFESSOR: ADRIANO LOPES DA GAMA CERQUEIRA

NOME ALUNO (A): BRUNA COSTA NORTE REIS

MATRICULA: 16.2.6453

NOME DO PÓLO: UAB – CARLOS CHAGAS/MG

Nº. DA ATIVIDADE:AVALIAÇÃO DE  SOCIOLOGIA ORGANIZACIONAL

DATA: 26/01/2018

AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA

1)   Explique como Durkheim caracteriza o fato social.

Émile Durkheim, nasceu na França em 1958, e morreu em 1017, Francês e sociólogo. Autor da obra As regras do Método Sociológico em 1985 ele procurava criar normas para o método sociológico, ele acreditava que havia definido o domínio da sociologia. Para Durkheim a sociologia deveria estudar apenas os fatos sociais, e tais fatos estavam ligados diretamente à maneira de pensar e de agir dos indivíduos.

De acordo com a visão de Durkheim ao descrever sobre fatos sociais ele descreve que os fatos sociais devem atender a três características, sendo elas: a generalidade, a exterioridade e a coercitividade. A primeira ocorre quando os fatos sociais são em grupos e não individuais. Já na segunda é denominada como a característica que tem uma dominação com os fatos sociais exteriores ao individuo e que já estão organizados desde quando nascem. Por fim a terceira se relaciona ao poder ou á força que as regras da cultura de uma determinada sociedade são impostos aos indivíduos. Como Durkheim explica os fatos sociais são independentes e existem independentemente da vontade do individuo.

2)   Na sua avaliação, como Weber identifica o fenômeno da burocracia na sociedade contemporânea?  

     

De acordo Weber o fenômeno da burocracia vem desde os primórdios e é algo necessário em nossos dias e que a mesma é fundamental para a vida moderna.

O modelo de Max Weber está inserido tanto nos modelos de estado atuais quanto nos antigos, mas foi no Estado moderno que a burocracia atingiu o seu ápice. Apesar de parecer ineficaz e uma grande causadora de transtornos para as pessoas que necessitam de serviços em instituições privadas ou públicas, a burocracia é fundamental em qualquer organização.

O que gera transtornos não é inteiramente a burocracia e sim o excesso da mesma. Os trâmites ajudam a combater fraudes e corrupções que hoje em dia é considerado como uma praga que convive em meio à sociedade.

3)  De que modo Dahl caracteriza a participação política nas sociedades contemporâneas?

             Para Dahl, além dos cidadãos escolherem seus representantes, eles possuíam outras funções importantes no processo político, que era o de se organizar em grupos de interesses. Esses grupos tinham a função de processar os inputs que são as demandas advindas da sociedade, ou seja, eles tinham o objetivo de agregar e articular os diferentes interesses dos atores sociais envolvidos na produção de políticas públicas.

O principal objetivo de Robert Dahl no seu livro e tentar entender as circunstâncias que aumentam significativamente as possiblidades de contestação pública e de poliarquia. No texto o autor também deferência democracia de poliarquia, para que não haja confusões entre as duas. O termo democracia é um sistema politico caracterizado como a qualidade de ser inteiramente ou quase inteiramente ajustável a todos os cidadãos. Já o termo de poliarquia se trata dos regimes relativamente democratizados, dotados de caráter inclusivo e aberto á contestação pública, em outras palavras o termo poliarquia se refere a regimes democráticos efetivamente existentes com todos os seus problemas. Para Dahl existem duas dimensões para o entendimento da democratização, sendo eles: contestação pública e exclusividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (145.9 Kb)   docx (136.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com