TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Saraiva - Estudo sobre a administração da instituição

Por:   •  12/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.758 Palavras (8 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 8

        INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por finalidade a análise comparativa dos relatórios de sustentabilidade de três empresas de regime de capital aberto, observando as diferenças entre a forma como elas medem, informam e prestam contas às partes interessadas.

As empresas escolhidas foram a Editora e Livraria Saraiva, o Grupo Abril, e o Magazine Luiza.

        SARAIVA

A Saraiva é um grupo de empresas formado pela Saraiva S.A. Livreiros Editores, “Editora Saraiva", a segunda maior editora de livros do Brasil, segundo o portal de internet da revista Exame, e pela Saraiva e Siciliano S.A., "Livraria Saraiva", líder no mercado de livrarias e detentora de um dos maiores sites de comércio eletrônico do País.

Seu relatório de sustentabilidade é simples e fundamentado em sete tópicos, são eles em ordem numérica: preâmbulo; objetivo; diretrizes; compromissos e prestação de contas; governança para sustentabilidade; normas vinculadas; e revisão.

Quanto às diretrizes, o foco principal da gestão é a ética e a honestidade, que seguem um dos objetivos principais que é a transparência. Produtos e serviços seguem a preceito de melhoria constante respeitando o meio ambiente. Público interno busca a preservação a integridade humana, o respeito ao colaborador, além do estímulo a práticas socioambientais. Em relação aos fornecedores se destaca o engajamento no tema de sustentabilidade, estimulando a multiplicação dos conceitos em toda cadeia de valor, ou seja, trabalhando o conceito de “ganha-ganha”. Aos clientes o foco é a busca constante pela excelência, visando manter uma relação de confiança e satisfação entre cliente-empresa. Em relação à sociedade o destaque está na participação da promoção de cultura, lazer e entretenimento, além do ensino de crianças do Instituto Jorge Saraiva, e doações de livros. Os cuidados com o meio ambiente estão relacionados à eficiência nos processos e no consumo de matérias primas.

As prestações de contas são assumidas como um compromisso em relatar continuamente sobre as práticas descritas da política de sustentabilidade de forma adequada para cada stakeholder.

A governança para a sustentabilidade determina o conselho de administração e a presidência de cada uma das empresas que compõem a Saraiva têm o dever de fixar as diretrizes amplas e gerais e acompanhar semestralmente a sustentabilidade da empresa a qual atuam. Há um comitê de sustentabilidade que define as melhores estratégias para executar as diretrizes já fixadas pelos anteriormente citados conselho de administração e presidências. As reuniões desses conselhos são mensais e compostas por, no mínimo, quatro diretores, sendo dois diretos da Editora Saraiva, e outros dois da Livraria Saraiva, que são indicados pela presidência de cada empresa, e eles podem indicar, conjuntamente, mais um membro externo que tenha conhecimento e competências em assuntos vinculados a sustentabilidade. O produto dessas reuniões deve ser reportado ao conselho e presidência das respectivas empresas.

As normas vinculadas a sustentabilidade as Saraiva são: código de ética; política ambiental e de saúde e segurança do trabalho; política de relacionamento com os fornecedores; política de tecnologia, respectivamente. Cada uma dessas normas está disponível a qualquer pessoa no portal de internet da Saraiva.

GRUPO ABRIL

O Grupo Abril é uma empresa composta das empresas Abril Mídia, que concentra os negócios da Editora Abril, da Abril Gráfica, da CasaCor e a DGB. Detentora da posição de maior empresa de mídia impressa no Brasil, já foi listada como uma das cem melhores empresas para se trabalhar no Brasil em uma pesquisa que a revista Você S/A realiza anualmente, além de ser destacada pelo Guia Exame da Sustentabilidade por sua responsabilidade corporativa.

O relatório de sustentabilidade apresentado é bem dinâmico, separando guias de páginas da internet diferentes para cada assunto relacionado, dois quais são apresentados: perfil corporativo; governança; desempenho econômico; relacionamentos de valor; e gestão socioambiental.

Em perfil corporativo destacam-se dados como quantidade de leitores, exemplares impressos por dia, além do perfil e dados sobre as empresas que compõem o Grupo Abril, dados sobre a Fundação Victor Civita, que é uma entidade sem fins lucrativos dedica a melhoria da educação básica do Brasil. Destacam-se também as revistas Nova Escola e Gestão Escolar voltadas as áreas de educação formal, e também o Prêmio Educar Nota 10, que revela e valoriza projetos pedagógicos exemplares.

Sobre a Governança, é apresentado a composição do conselho de administração e diretoria da Abril Mídia por cargo/ocupação e nome completo, também apresentam os do Comitê de Direção da DGB, e o conselho curador da Fundação Victor Civita também por cargo/ocupação e nome completo. Em 2014 o Grupo Abril criou o comitê estratégico do balanced scorecard, que apresentam um conjunto de indicadores de desempenho além dos aspectos financeiros, buscando garantir a sustentabilidade do negócio e sua maior competitividade. O comitê é composto por representantes de cada negócio da empresa e também dos Recursos Humanos. E ainda há o Comitê de Controle que possui a função de monitorar os indicadores e as metas mapas estratégicos.

O desempenho econômico traz dados financeiros como a receita líquida, a distribuição da receita líquida, a distribuição do valor adicionado, a demonstração do valor adicionado, e o demonstrativo do valor adicionado, todos em períodos anuais, que sejam, no máximo, até quatro exercícios anteriores ao atual.

Relacionamentos de valor apresentam a composição da força de trabalho do Grupo Abril, benefícios oferecidos aos colaboradores, além de dados relacionados à contratação e demissão.

Por fim, a gestão socioambiental é onde se encontram as diretrizes da política de sustentabilidade, tais como: desempenho econômico e governança, condições e relações de trabalho, comunicação, uso de recursos e impactos ambientais das atividades. Também se destacam o compromisso de fortalecer relacionamentos com fornecedores e parceiros, com a finalidade da gestão compartilhada na cadeia de valor e a garantia aos direitos humanos. Apresenta o objetivo do comitê de sustentabilidade que é apoiar os gestores a se apropriar do conteúdo da política de sustentabilidade, construindo um entendimento cada vez maior sobre seus direcionadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (116.5 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com