TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM ESTUDO DE COMO A EMPRESA BLINK STUDIO DE PEQUENO PORTE ADMINISTRA O RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES DA “GERAÇÃO SMARTPHONE”

Por:   •  20/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.393 Palavras (6 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

UM ESTUDO DE COMO A EMPRESA BLINK STUDIO DE PEQUENO PORTE ADMINISTRA O RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES DA “GERAÇÃO SMARTPHONE”

SÃO PAULO – SP

2015

UM ESTUDO DE COMO A EMPRESA BLINK STUDIO DE PEQUENO PORTE ADMINISTRA O RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES DA “GERAÇÃO SMARTPHONE”

Atividades Práticas Supervisionadas – APS – trabalho apresentado como exigência para avaliação do 1º semestre do curso de Ciências Contábeis da Universidade Paulista sob orientação de professores do semestre.

SÃO PAULO – SP

2015

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO 4

2.PERFIL DA ORGANIZAÇÃO 5

3.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6

4.IDENTIFICAÇÃO DE PRÁTICAS 8

5.ANÁLISE E SUGESTÃO DE MELHORIAS 9

6.CONSIDERAÇÕES FINAIS 10

BIBIOGRAFIA 11

1.INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre como a empresa BLINK STUDIO, de pequeno porte, administra o relacionamento com os clientes da “geração smartphone”.

È objetivo deste trabalho, conhecer e entender a relação da empresa com essa nova geração de clientes. O conteúdo está organizado em cinco capítulos.

No capítulo 1, será abordado o perfil da organização, com informações da empresa, produtos e seus principais concorrentes.

O capitulo 2, trata da fundamentação teórica, onde contém um resumo dos conteúdos da disciplina de administração do relacionamento com o cliente, que contribuirão para coletar informações de melhorias para a empresa.

No capítulo 3, é apresentada a identificação de praticas, uma pesquisa junto a empresa.

O capítulo 4, contém a analise e sugestões de melhorias, que depois das informações coletadas na pesquisa, os alunos apresentam sugestões e idéias de melhorias para a empresa.

E no capitulo 5, será feita as considerações finais, onde o grupo falas dos aprendizados ao fazer o trabalho da atividade pratica supervisionada.

A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica, enriquecida com uma entrevista junto à empresa.

2.PERFIL DA ORGANIZAÇÃO

3.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Para o desenvolvimento deste trabalho foi necessário entender o conceito de segmentação de mercado. Que segundo o livro: GOMES DA SILVA, Fábio; ZAMBON, Marcelo Socorro. Gestão do Relacionamento com o Cliente. 2º Ed. Ver e ampl. São Paulo: Cengage, 2012. Diz:

Quando a organização adota a perspectiva do marketing de segmento, decide atender grupos de clientes que têm entre si algumas características em comum, com produtos e serviços dirigidos a esse público. Boas partes das empresas atualmente investem elevadas somas em identificar esses grupos e suas preferências, para elaborar produtos que agradem á media dos clientes.

E já no livro: KOTLER, Philip: Administração de Marketing. 10º Ed. Tradução Bazán Tecnologia e Lingüística ; revisão técnica Arão Sapiro. São Paulo: Prentice Hall, 2000. O autor além de concordar, vai mais além no seu conceito, e diz o seguinte:

O pesquisador conduz entrevistas e grupos de foco para ter uma perspectiva das motivações, das atitudes e comportamentos dos consumidores. Depois, preparam um questionário e coleta dados sobre atributos e suas classificações de importância; percepção demarca; padrão de marca; padrão de utilização de produto; atitudes em torno da categoria de produtos, e característica demográficos, geográficos, psicográficas e de preferência de mídia dos “pesquisados. O pesquisador aplica a analise de fatores aos dados, para remover as variáveis altamente correlacionadas, e depois aplica a analise por conglomerado, para determinar um número especifico de segmentos com diferenciação. Cada conglomerado tem seu perfil determinado em termos de atitudes, comportamento, características demográficas, psicográficas, e modelos de mídia distintos. A cada segmento é dado um nome de acordo com sua característica dominante.

Além do conceito da segmentação de mercado, o grupo teve também que conhecer e entender o conceito do que é cliente:

É comum dizer que "o cliente é rei". É importante que seja e é essencial uma estrutura de produção de serviço compatível com as necessidades identificadas nos clientes, pois a cortesia não sustentará por muito tempo serviços sem qualidade. [...],O cliente é a pessoa que recebe os produtos resultantes de um processo, no intuito de satisfazer suas necessidades e de cuja aceitação depende a sobrevivência de quem os fornece (LOBOS, 1991, p.18).

E complementando o que é cliente, Kotler (2000 P. 58) também considera o cliente como o foco principal da empresa:

[...] Entende-se que essa totalidade dos atributos que compõem a satisfação do cliente esta ligada desde o atendimento até o fechamento do negócio, onde o negócio pode ser finalizado com um produto de qualidade ou um serviço satisfatório. Não basta realizar um serviço, é preciso desenvolver um serviço de qualidade buscando a fidelidade do cliente. O cliente é o foco principal da empresa, é ele quem vai dar vida e inspiração para o desenvolvimento do empreendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (87.7 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com