TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Socialização e formação da cultura

Por:   •  4/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade I - Sociologia

Vamos refletir mais sobre o processo de socialização e formação da cultura. Releia as Unidades 1, 2 e 3 do livro da disciplina, assim como os textos de leitura complementar de Anthony Giddens, e assista às quatro primeiras videoaulas. Agora, leia a reportagem “A riqueza que vem do lixo”, de Leo Branco, disponível em .

 

A partir das perspectivas de Durkheim, Marx e Weber e das do livro da disciplina, responda: de que maneira os diferentes conceitos de socialização e formação de cultura podem nos ajudar a entender como “seis empreendedores enxergaram bons negócios no que a maioria das pessoas considera apenas entulho”?

Considerando a posição do Brasil no cenário mundial em relação a produção de lixo - com uma velocidade bem maior do que a média do mundo que  segundo o Banco Mundial, em 2025 cada brasileiro deverá produzir 584 quilos de lixo urbano — um aumento de 50% em duas décadas, sendo que em alguns países de primeiro mundo a previsão é que a produção caia, podemos afirmar que ainda temos um longo processo pela frente no sentido de destinar melhor o nosso lixo.

Cada ser humano é único e carrega consigo sua percepção sobre o mundo.Segundo Bernardes e Marcondes (2001) os comportamentos dos indivíduos não decorrem de características inatas de um tipo de raça ou de indivíduos, mas sim da aprendizagem adquirida desde a infância em seu ambiente cultural, denominada como socialização.

Acredita-se que estes empreendedores de destaque, enxergaram esta oportunidade oriunda do lixo, devido a esta carga social que cada um deles carrega e que foi construída desde a infância, passando por trocas de experiências na faculdade, como é o caso de Mayura e por experiências internacionais, como é o caso de Fernando Reichert, entre outras.

Todos eles, por intermédio do processo de socialização, observaram os seus papéis sociais enquanto empresas e pessoas e propuseram novos modelos de negócio visando preencher e ocupar um mercado que ainda está em expansão e que precisa de atenção em nosso país e construir e consolidar uma cultura visando a sustentabilidade e melhoria do descarte e produção do lixo.

No contexto atual da sociedade brasileira é perceptível, inclusive com o caso das empresas que usam recursos, antes não olhados por outros, as

mudanças e conflitos nas relações sociais e nos processos sociais que influenciam a mudança da conduta das pessoas e das organizações.  O nosso papel enquanto cidadãos é propagar este exemplo e fazer com que esta cultura de preocupação em destinar o lixo para o lugar correto, venha de todos, fazendo com que em um futuro próximo, mais pessoas possam ver estas oportunidades com outros olhos, ao invés de tratá-las apenas como entulho.

Referências:

BERNARDES, Cyro; MARCONDES, Reinaldo C. Sociologia aplicada à

administração. São Paulo: Saraiva, 2001.

GIDDENS Anthony. Sociologia.  Lisboa: Polity Press, 2008.

ESTIVAL, Katianny Gomes Santana.  Sociologia organizacional. Departamento de Ciências da Administração / UFSC. Florianópolis, 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (128.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com