TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia Organizacional

Por:   •  10/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 2

AA1 – Sociologia Organizacional

Considerando o trecho acima de Anthony Giddens e tomando por base os textos de Golias Silva (Unidade 1 de sua apostila) e de Joel Charon, elabore um pequeno texto sobre o que é a Sociologia, identificando seu objeto de estudo e sua contribuição científica para o estudo do homem.

Em geral podemos classificar sociologia como sendo uma ciência que estuda a interação das pessoas em sociedade, seu funcionamento e as suas leis que administram essas relações. O indivíduo que vive em sociedade está sempre conectado com o mundo a sua volta, dessa maneira, sofre influências do mundo no qual está inserido, tal como esse mundo também interage e sofre mutações com esse contato. De acordo com Golias Silva, a Sociologia é a ciência que estuda as diversas formas pelas quais se manifestam as relações sociais.

De certa forma, todos somos sociólogos, pois estamos sempre em constante observação do mundo e dos seres humanos a nossa volta. Observamos a forma como se comportam, se comunicam, se apresentam, e somos capazes de formular opiniões a respeito daquilo que contemplamos, não só em respeito as pessoas mas também sobre os problemas existentes na sociedade, pois somos parte de uma organização social não apenas em determinas ocasiões mas a todo momento.

Com a sociedade passando por mudanças, em um período abalado da história, criadas pela Revolução Industrial, se tornou necessário erguer um novo tipo de organização social. O que resultou em um estudo sobre esses comportamentos da sociedade, em relação a esses fenômenos. (Cederj, Sociologia Organizacional, slide, aula 1).

Muitos estudiosos se atentaram para entender e compreender essa nova disciplina, segundo Joel Charon, Montsquieu, Saint-Simon, Comte e muitos outros, foram os verdadeiros “pioneiros” da sociologia. Porém, outros pensadores europeus obtiveram uma importância específica, sendo considerados os “sociólogos clássicos”: Karl Max, Max-Weber, Emile Durkheim e Georg Simmel, e serviram de inspiração para outros. Como resultado de opiniões e estudos, a Sociologia é capaz de

ser estipulada como uma disciplina acadêmica que analisa o ser humano como um ser social, resultado da interação, socialização e padrões sociais. É uma visão que se preocupa com a natureza do ser humano, o significado e a base da ordem social, e as causas e consequências da desigualdade social, concentrando-se na sociedade, organização social, instituições sociais, interação social e conflitos sociais.

Consequentemente, é do interesse da Sociologia constatar com olhar científico as ocorrências desenvolvidas pelo homem em sociedade e a partir disso obter explicações sobre sua gênese, seu progresso e seus efeitos, sendo capaz de fundar-se em um instrumento, um objeto de intervenção social.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.

SILVA, G. Sociologia Organizacional. UFSC; [Brasília]: Capes: UAB,2010. CHARON, J. Sociologia. Saraiva, 2002.

CEDERJ, Sociologia Organizacional, slide, aula 1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com