TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia Organizacional

Por:   •  3/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.281 Palavras (6 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 6

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

SOCIOLOGIA ORGANIZACIONAL

ATIVIDADE I

Fundamentos Básicos da Teoria Sociológica

Antes de falarmos da Teoria, vamos ver o conceito de Sociologia.

Sociologia é uma ciência que tem por objetivo, compreender o ser humano de um modo cuidadoso e disciplinado. Estuda, de modo metódico e sistemático, as relações que se sucedem nesses aglomerados humanos que chamamos de sociedade.

Há cerca de 10.000 anos, o homem deixou de ser um caçador itinerante em busca de presas que garantissem a sua sobrevivência para constituir, com outros semelhantes, aglomerados humanos que facilitassem a sua vida. Desde então, todo ser humano normal vive em aglomerados, isto é: o ser humano nasce, se desenvolve e morre em meio a outros seres humanos no que chamamos hoje de sociedade. Uma sociedade, portanto, é um agrupamento de homens cujos modos de ser, de sentir, de pensar e de reagir refletem formas relativamente homogêneas de viver. Assim, quando falamos em sociedade, temos em mente a ideia de seres humanos em interdependência e em inter-relações. De certo modo, a Sociologia pretende observar com espírito científico os fatos produzidos pelos homens em sociedade e, a partir dessas observações, buscar explicações sobre sua origem, seu desenvolvimento e seus efeitos, podendo constituir-se em uma ferramenta, em um instrumento de intervenção social. Nesse caso, ela torna-se uma ciência aplicada, que é o ramo das ciências que propõe formas e métodos de aplicação de princípios científicos abstratos a um determinado aspecto da atividade humana ou das ações que o homem desenvolve ou realiza. A Sociologia Aplicada, por exemplo, formula explicações sobre processos sociais que exigem tratamento peculiar e combinação entre indução e prática; propõe-se a estudar a natureza e as significações da organização humana em sua história e a analisar as tendências regulares ou suas exceções e os fundamentos das mudanças sociais. Ao longo de toda a história do homem, sempre houve a preocupação de estabelecer códigos de como deveriam ser as relações que estivessem vinculadas à convivência humana. O código mais antigo que conhecemos é o Código de Hamurabi.

Aqui temos alguns nomes da Sociologia: O Filósofo Francês Auguste Comte é considerado um dos fundadores da Sociologia. Apesar do pioneirismo de Auguste Comte, Karl Max, Èmile Durkheim e Max Weber, são considerados os autores clássicos da Sociologia. Enquanto para o Sociólogo francês Èmile Durkheim, a Sociologia deveria preocupar-se com os fatos ou com os fenômenos sociais, ou seja, em vez de estudar indivíduos, a Sociologia deveria estudar os aspectos da vida em sociedade que modelam as ações dos indivíduos, como a família, a religião, a política etc.

Diferentemente de Durkheim, Weber vai centrar sua atenção no sujeito individual. O indivíduo é o elemento primordial para a compreensão da realidade social. Weber dá ênfase à relação na qual a atribuição de sentido pelo indivíduo é a base de uma ação social. Para Ele, Sociologia é uma ciência voltada para a compreensão interpretativa da ação social e para a explicação causal em sua realização e seus efeitos. Na sociedade, o sentido que os homens estabelecem em suas ações é o que fundamenta a ordem social. Cada indivíduo age por um motivo que lhe é dado, seja pela tradição, seja pela emotividade, seja por interesses racionais. Cabe à Sociologia descobrir esses possíveis sentidos presentes na realidade.

Segundo Joel Charon, a Sociologia enfoca o comportamento do ser humano, examinando a interação social, os padrões sociais (por exemplo: papéis, classes, cultura, poder, conflito) e a socialização em processo. Provavelmente, pode-se afirmar que um dos objetivos centrais da Sociologia, é pensar e discutir o “problema da ordem”. A sociologia no fundo, constitui-se em um exame da natureza da ordem.

Relações sociais é um desses fundamentos dessa teoria. Quando a Sociologia emprega o termo relação, atribui a ele o mesmo significado que tem nas outras circunstâncias em que é usado. Em outras palavras, ao relacionar-se, o homem volta-se para seu exterior, que retorna ao homem sob a forma de um suprimento que proporciona um estado de satisfação ou – na falta de suprimento – um estado de insatisfação. Estamos falando, então, de necessidade. Necessidade é tudo aquilo que, de um modo ou de outro, verdadeira ou falsamente, objetiva ou subjetivamente, consciente ou inconscientemente, faz falta, não existe, precisa ser preenchido, completado, suprido. E Relação, é toda e qualquer troca que o indivíduo realiza com o meio que o cerca, no sentido de suprir suas necessidades. Assim, realizada a relação ou encontrado o suprimento para uma necessidade, o homem desenvolve um sentimento de satisfação/saciedade ou de insatisfação/carência. A relação social se caracteriza por ser um ir e vir que é comum a todo conjunto de indivíduos que vivem em um mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (47.3 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com