TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Administrativa

Por:   •  4/12/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  833 Palavras (4 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Faculdade de Administração e Ciências Contábeis

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Pesquisa de Administração Geral

[pic 2]

1. Descreva sobre o que os conteúdos trabalhados na disciplina Administração Geral podem contribuir para a formação do futuro profissional da contabilidade.

Os conteúdos trabalhados na disciplina de Administração Geral contribuirão no aspecto de desenvolvimento organizacional do profissional da contabilidade, pois irá ajuda-lo à analisar, gerenciar, planejar e tomar decisões com eficiência e eficácia no meio contábil, além de adquirir habilidades conceituais e técnicas a fim de praticar o planejamento, a organização, a direção e o controle, que são as principais funções administrativas.

2. Dentre as principais mudanças que estão transformando a economia, descreva sobre: globalização, revoluções tecnológicas e mudanças nas expectativas da sociedade.

As principais mudanças que estão transformando a economia são as trocas financeiras, comerciais além das fronteiras nacionais que se relacionam com as revoluções tecnológicas, onde modificam a maneira de como a informação é criada, armazenada e distribuída e demonstram nas sociedades expectativas de responsabilidades, coletividades, programas comunitários e políticas ao ambiente e o desejo de sucesso em lucrar.

3. Dentre as principais mudanças que estão transformando a economia e as organizações no mundo, relacione 5 (cinco) que você julga como sendo de grande relevância.

Conforme o limite de barreiras é alcançado, a globalização aumenta as oportunidades aos trabalhadores do conhecimento e Diversidades Culturais e diversifica a mão de obra concentrando-se em competências centrais.

4. As origens de alguns conceitos e práticas modernas de administração podem ser atribuídas às civilizações muito antigas. Dentre as contribuições de autores e povos antigos que compõem a evolução do pensamento administrativo, enumere 5 (cinco) eventos ainda utilizados no mundo contemporâneo nos estudos da administração e contabilidade.

-Filosofia tomada cientifica de decisões  

-Técnicas estudo do tempo e do movimento

- Padronização

- Bônus

-horários reduzidos para o trabalho, pausa para descanso

5. As várias definições de administração podem ser convenientemente classificadas em 5 (cinco) categorias: escola funcional, escola das relações humanas, escola da tomada de decisão, escola de sistemas e escola contingencial. Considerando as 5 (cinco) visões apresentadas em sala de aula, formule a sua definição para Administração.

A administração é um processo que se desenvolve através do planejamento, da organização, da atuação e controle a fim de alcançar resultados por meio das relações humanas, metas e objetivos com a utilização de recursos eficientes e eficazes como seu propósito.

6. Em termos de desenvolvimento das escolas ou teorias da administração, a escola clássica é a mais antiga, tendo se iniciado com a Teoria  da Administração Científica, estabelecida por Frederick Taylor. No tocante a estrutura organizacional,  os elementos   da Teoria Administrativa desenvolvida por Henri Fayol, inclui princípios, conceitos de linha e staff, comissões e funções da administração. Quanto a teoria da burocracia, o estudo sistemático da burocraria foi feito pelo sociológio Max Weber e concebida originalmente com características, tais como, racionalidade, compromisso profissional e impessoalidade. Com base na perspectiva clássica da administração, apresente no quadro abaixo: característica, foco, benefícios e inconveniências das teorias:

Taylor

Adm. Científica

Fayol

Teoria Administrativa

Weber

Modelo Burocrático

-Treinamento em regras e rotinas

-Uma melhor maneira de fazer

-Motivação financeira

-Divisão do trabalho

-Definição das funções Administrativas

-Divisão do trabalho

-Hierarquia

-Autoridade

-Equidade

-Regras,

-Impessoalidade

-Divisão do trabalho

-Hierarquia

-Estrutura da autoridade

-Racionalidade

-Empregado

- Estrutura da Administração

-Organização toda

-Produtividade,

-Eficiência

-Estrutura definida

-Profissionalização dos papeis gerenciais

-Consciência

-Eficiência

-Não Consideração das necessidades sociais

-Foco interno

-Superenfarização do comportamento racional dos administradores

-Rigidez

-Lentidão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (109.6 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com