TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Abordagem Clássica da Administração Escola Clássica Taylor, Escola

Por:   •  16/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.422 Palavras (10 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 10

ETAPA 1

Aula-tema: A abordagem clássica da Administração, Escola Clássica Taylor, Escola

Clássica Fayol.

Frederick Taylor

Frederick Taylor é considerado pelos estudiosos como o “Pai da Administração Cientifica, foi o fundador a teoria da Administração Cientifica. Em sua tese, acreditava que com o estudo de tempos e movimentos da produção, teriam a otimização e a maior produtividade, sem o estremo cansaço da mão de obra.

Segundo CHIAVENATO, Adalberto 2006, a administração científica de Frederick Taylor, trouxe a abordagem de pagar melhor salários e baixos custos de produção, aplicar métodos de pesquisa a melhor maneira de exercitar tarefas, treinamentos das pessoas para a melhor execução das mesmas, relação intimas e cordial entre o administrador e o colaborador, estudos de tempo e movimento (cronometrando) unidades básicas de trabalho.

Segundo Taylor os princípios para a Administração Cientifica são:

  • Principio do Planejamento– Fazer a substituição dos métodos empíricos, ou seja, baseado em situações já vivenciadas pelo colaborador (experiências), por procedimentos científicos. Reduzir a improvisação e aumentar o planejamento da produção através de métodos científicos.
  • Principio do Preparo – Selecionar os colaboradores de acordo com suas aptidões, de acordo com o que são mais preparados e remanejá-los para as funções adequadas.
  • Principio do Controle – Controlar o trabalho feito pelo operário, para que nada fuja dos padrões estabelecidos, de acordo comas metas traçadas. Deve haver a cooperação da gerencia para os colaboradores, para que a elaboração do trabalho seja melhor possível.
  • Principio da Execução – Distribuição adequada das tarefas e responsabilidades, para que a execução seja a melhor possível.

Taylor até hoje é uma figura muito importante na administração do mundo, pois sua teoria foi na época uma revolução do ramo produtivo. Ele acreditava que o funcionário satisfeito produziria mais e com mais qualidade.  Tempos depois Ford foi a pessoa que mais divulgou a teoria de Taylor (Administração Cientifica). Ford provou a todos que era possível ter mais qualidade em sua produção, reduzindo a jornada de trabalho e aumentando os salários de seus colaboradores.

Henri Fayol

Fayol foi um engenheiro, no qual foi um dos principais personagens da “Teoria Clássica da Administração, também considerado por algumas pessoas como o “Pai da administração Clássica”.

Fayol em sua teoria acreditava que para o bom funcionamento da organização, teria que ter uma estrutura organizacional, ou seja, dividir-se em departamentos, no qual cada um seja responsável por uma função da empresa.

Segundo CHIAVENATO, Adalberto 2016. Fayol acreditava que a empresa deveria ser dividida em 6 grupos:

  1. Funções Técnicas( produção/ bens ou serviços da organização).
  2. Funções Comerciais ( Compra e venda)
  3. Funções Financeiras (gerencia de capitais da empresa, contas a receber, pagar, etc.)
  4. Funções de Segurança (Proteção de bens da empresa)
  5. Funções Contábeis ( Registro, balanços, inventários, custos etc.)
  6. Funções Administrativas (Coordenação de todas as funções)

Basicamente as 6 funções de Fayol é o que até  hoje vem sendo praticada pelas empresas, pois se tornou uma organização básica de qualquer organização.

O ato de administrar, segundo o ele é a capacidade de prever cenários futuros, organizar as tarefas e funções, saber comandar e orientar os seus subordinados e coordenar às funções, harmonizando todos os esforços em prol a eficácia do trabalho. São os elementos da Administração que constituem o verdadeiro processo administrativo, está presente no trabalho do administrador em qualquer nível ou área de atividade da empresa, tanto o diretor, gerente chefe como supervisor, cada qual com seu respectivo nível realizam essas atividades.

J C Confecções

A empresa trabalhada, “JC CONFECÇÕES”, segundo a concepção do nosso grupo, não possuem características que possam ser semelhantes as Teoria Cientifica de Taylor e em muito menos a estrutura enfatizada por Fayol, na teoria Clássica da Administração. Os dois irmãos José e Carlos, além de serem gestores, são responsáveis por comandar pessoalmente os principais setores da empresa que é o administrativo e a produção, não possuem gerentes e nem supervisores que possam auxiliá-los nestas tarefas causando uma grande sobrecarga de trabalho, além, do que não possibilita que os sócios pensem no futuro da empresa, tendo o pensamento somente nas metas traçadas no presente.

A empresa não possui um planejamento produtivo, no qual seja direcionado cada tarefa ao operador adequado, estudando os tempos e movimentos para sua otimização. Além disso, não existe uma divisão de tarefas, todos os funcionários do setor fazem todas as tarefas ao mesmo tempo, não possuem um cargo especifico para cada colaborador, causando assim uma ineficiência nos resultados produtivos.

Proposta de melhorias para JC Confecções

Observou-se que a empresa J C Confecções não possui uma divisão de tarefas adequada para a organização, no qual acaba sobrecarregando os gestores e seus colaboradores.

Para que a empresa consiga se organizar e iniciar seu processo de crescimento, deve-se primeiramente obter um planejamento interno, que possibilite a maior produtividade e eficiência da empresa, portanto, sugerimos algumas propostas de mudanças na J C Confecções, como por exemplo: primeiramente devem ser divididos corretamente as funções e os cargos, separando os colaboradores responsáveis pela área de produção e os responsáveis pelo administrativo da empresa. Os gestores dividirão as funções, no qual um ficará com o gerenciamento da área produtiva e o outro da área administrativa e comercial, deve ser contratado dois gerentes, sendo um para a supervisão da produção e o outro do administrativo e comercial. Os demais colaboradores devem ser divididos por funções, como: produção, logística, marketing e vendas, financeiros e departamento de pessoal.

Essa divisão de tarefas, na qual cada colaborador possui sua determinada responsabilidade pela função adquirida, irá apresentar a melhoria que a empresa necessita atualmente e partindo deste principio a organização parte em uma busca de novas visões, para ter o crescimento almejado.

Essa proposta de organização do processo da empresa é justamente o que Taylor e Fayol defendiam em suas teorias administrativas, confirmando que além de eficazes, ainda são praticadas atualmente nas organizações.

ETAPA 2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (219.7 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com