TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A evolução tecnológica: o comportamento das organizações na era digital

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.423 Palavras (6 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 6

A evolução tecnológica: o comportamento das organizações na era digital.

RESUMO

A globalização trouxe com ela a força da tecnologia da informação, que se tornou o coração das organizações influenciando-a diretamente, evoluindo totalmente a comunicação, flexibilidade, competitividade, otimizando processos, reduzindo custos, perdas, aumentando produtividade, com foco em objetivos e visão de mercado trazendo novas formas de organização. Porem é necessário estar atento a alta dinâmica, empresa com a atenção voltada para a tecnologia sobressaem, com tamanha força, quem não se dispor de alguma forma de tecnologia estará fardado ao não crescimento empresarial ou ao fracasso.

PALAVRAS – CHAVES: Evolução; globalização; otimizar ; tecnologia da informação.

Introdução

O proposto trabalho visa analisar a grande importância da tecnologia da informação nos dias atuais tanto nas tomadas de decisão, quanto no alcance das metas de negócios. Com a revolução industrial no limiar do terceiro milênio, novas ideias, recursos e desafios apresentam- se para as organizações e seus administradores.

 A tecnologia é uma ferramenta dinâmica e com evolução continua, fazendo com que empresas e seus administradores estejam sempre com visão no impacto dela nas organizações e manterem-se sempre competitivos, produzindo bens e serviços tecnologicamente mais rápidos, eficientes e satisfatórios a seus clientes.

Em tempos muitas empresas gastavam rios de dinheiro para a organização de processos e controle para o aumento do lucro, com os avanços, softwers de gestão inteligentes, as organizações obtiveram grande conhecimento para gerenciar, interpretar e trabalhar informações obtendo avanço e maior lucratividade.

.

Com a chegada da tecnologia da informação (TI) o que levava dias para ser feito pode ser realizado em milésimos de segundos, aproximando as pessoas cada dia mais, e nessa fase de transição, de corrida em direção ao futuro os esforços para a modernização e reestruturação vêm crescendo muito, principalmente nas organizações, pois além da preocupação em conquistar o mercado, vencer os concorrentes os mesmos tem que voltar o seu olhar para um horizonte mais amplo que é o futuro e suas tecnologias.

 A metodologia utilizada foi da bibliografia de Idalberto Chiavenato e  Antonio Cesar Amaru Maximiniano, sendo respectivamente Administração nos Novos Tempos e Teoria Geral da Administração: Da Revolução Urbana à Revolução Digital.

 Com o avanço da tecnologia as organizações começaram se tornar organizações inovadoras, alguns exemplos de organizações inovadoras são: agência espacial, produtoras de filmes de arte, fabrica que produzem protótipos e empresas do ramo petroquímico. Na grande maioria são empresas jovens, que priorizam a pesquisa e necessitam de inovar sempre, para poder enfrentar ambientes dinâmicos. Nas organizações inovadoras o componente mais importante é o pessoal que exerce pesquisa e desenvolvimento, ou que trabalha com o conhecimento, e de quem a inovação segue. Diferente da organização profissional, que procura aplicação padrão do conhecimento preexistente, a organização inovadora procura encontrar novos conhecimentos, através de equipes multidisciplinares que trabalham em projetos. A ajuda é o artifício básico da coordenação. A organização inovadora ou Adhocracia é o modelo mais distante das ordens clássicas da administração, firmado por Fayol. Junto com a Ti vem surgindo um novo ambiente para os clientes e as organizações; O ciberespaço. Como diz Philip Kottler, o marketing costuma ser definido como a arte de conquistar e manter clientes, com a chegada do Ciberespaço os clientes estão ganhando tempo pesquisando e comprando cada vez mais pela internet, na web é possível falar com cada um individualmente; com isso é possível conhecer principalmente o interesse pessoal de cada usuário o que no dia-a-dia corrido das empresas não acontecem.

 “(...) Da o nome de “era de descontinuidade” para representar um mundo onde a mudança não se faz simplesmente etapas sucessivas, mas por inflexões rápidas e buscar essa descontinuidade provoca a ruptura total como passado e torna difícil qualquer previsão a respeito do futuro.” (Drucker)

O mundo está passando por transformações revolucionarias que estão mudando o modo como às organizações operam. Empresas, produtos, serviços e pessoas que não estiverem antenados e plugados nessas transformações vão rapidamente se tornar obsoletos e talvez não sirvam mais para as suas antigas funções. A tecnologia está funcionando como um verdadeiro desestabilizador das instituições, face ao seu forte impacto inovador, desequilibrando as estruturas vigentes, solucionando muitos problemas e criando situações inteiramente novas que, por sua vez trazem problemas nosso e diferentes. As dimensões de espaço e tempo estão se transformando rapidamente em conceitos de instantaneidade e virtualidade, respectivamente. A informação online e em tempo real e o Just in time são exemplos da corrida para instantaneidade,  através da tecnologia é possível um melhor controle dos principais processos, com objetivos específicos de desempenho como o atendimento de um pedido no menor tempo possível e com qualidade, com isso o processo passa a ter ate mais de uma versão, a diversidade de mercados e clientes pode exigir que um mesmo processo tivesse diferentes versões para atender a diferentes necessidades. A fabricação enxuta e a empresa virtual são exemplos da corrida para virtualidade. Tudo para satisfazer a necessidade de maior urgência e de menir tamanho, condições para aumentar a competitividade. Que por sua vez significa a posição relativa de um concorrente frente a outros concorrentes no mercado, como se houvesse um grande numero de pretendentes para disputar um numero finito de lugares a serem ocupados, sendo alguns lugares mais cobiçados de produtos e serviços são feitos em nível mundial em um incrível dinâmico sistema de trocas de intercambio.

O propósito das mudanças organizacionais é aumentar a eficácia, ou seja, o nível em que a organização consegue atingir os seus objetivos. Essas modificações tanto podem envolver algum segmento ou unidade organizacional como podem estender-se a totalidade da organização e geralmente incluem mudanças nas linhas de autoridade, os níveis de responsabilidade atribuídos aos vários membros da organização e as linhas estabelecidas de comunicação organizacional. Para que organização seja bem sucedida, ela precisa mudar continuamente suas respostas aos desenvolvimentos significativos, como as necessidades dos clientes, avanços tecnológicos, tendências econômicas, mudanças sociais e culturais, novos regulamentos legais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (107.5 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com