TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento do Consumidor digital

Por:   •  9/4/2015  •  Artigo  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 3

Eduardo Ribeiro Bueno

Marketing e comunicação digital

IESB

Atividade (valor 3 pontos)

QUESTÃO 1: Escolha duas das empresas abaixo e faça uma análise completa do consumidor. Foque especialmente nos seguintes aspectos:

  1. Produtos vendidos

Lojas americanas

Produtos vendidos: Eletrônicos, informática, celulares, câmeras e filmadoras, eletrodomésticos, eletroportáteis, utilidades domésticas, móveis e decoração, cama mesa e banho, games, DVD’s e Bluray, livros, alimentos e bebidas, áudio, automotivo, bebê, beleza e saúde, brinquedos, instrumentos musicais, malas para viajem, moda e acessórios, papelaria, música, perfumaria e cosméticos, petshop, relógios e óculos, tablets e ipad, suplementos e vitaminas.

NetShoes

Camisas de futebol, tênis, chuteira, camisetas jaquetas, bolas, bonés, mochilas, relógios, suplementos, óculos, bikes, acessórios esportivos.

  1. Perfil do cliente (segmentação e fatores de influências)

Lojas americanas e NetShoes

Homens e mulheres em sua maioria de 35 a 49 anos, classe B(Netshoes) C, D e E. Segmentados de forma tradicional, baseados  em variáveis psicográficas, comportamentais e também demográficas. Influenciados por anúncios online, anúncios em mídias sociais, TV, mídia impressa e outdoor.

  1. Diferenciais da empresa da loja física para a online (no caso de ter loja off-line. Caso não tenha, faça a comparação com lojas off-line semelhante)

 Lojas americanas

A loja online possui uma variedade maior de produtos de forma mais acessível, aumentado o benefício do usuário que não perde na qualidade tão pouco na forma de pagamento que é a mesma para o virtual. A loja física permite experimentação no caso de produtos que trazem essa vertente, os produtos poderão ser adquiridos e usados imediatamente, diferente do online, que deverá aguardar o recebimento.

NetShoes

A loja unicamente online, seu principal atributo é ter uma variedade infinita de produtos de diversas categorias e das mais variadas marcas. Um dos atributos que geram valor para o e-commerce é o efeito cauda longa, que possibilita a compra de produtos ainda que esquecidos pela grande mídia. Outro fator importante é o fato de não existir a necessidade de deslocamento, portanto o consumidor pode comprar se  afetar sua rotina diária.


[pic 1]

QUESTÃO 2: De acordo com o produto abaixo, responda os itens 1 a 5.

[pic 2]

IPAD/ TABLET

  1. Para esse produto identifique os 5 níveis (benefício, básico, esperado, ampliado e potencial)

Benefício: Auxílio na realização de atividades online

Básico: Acesso rápido, ágil, confiável, ergonômico.

Esperado: Integração com todos os outros gadgets Aple, aplicações que auxiliam o dia a dia de forma geral.

Ampliado: Status social

Potencial: Vir de fábrica com aplicativos de grande importância gratuitamente.

  1. Classifique esse produto em relação à durabilidade e tangibilidade (BEM DURÁVEL OU NÃO DURÁVEL/ TANGÍVEL OU INTANGÍVEL).

O produto especificado se enquadra nas categorias durável/tangível

  1. Classifique esse produto em relação aos bens de consumo (BEM DE CONVENIÊNCIA, COMPRA-COMPARADA, ESPECIALIDADE, NÃO PROCURADA). Justifque.

Compra comparada - Mesmo não sendo uma quantidade vasta de fornecedores, o produto em comumente comparado a outros, e sua adequação ao estilo do usuário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (122.4 Kb)   docx (66.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com