TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importancia da gestão de recursos humanos

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.881 Palavras (16 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 A REVELANCIA DO PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS DE  RHECURSOS HUMANOS.        

2.1 PRIMEIRA ETAPA: DESCRIÇÃO DE CARGO..................................................... 5

2.2 SEGUNDA ETAPA: RECRUTAMENTO E SELEÇÃO.......................................... 9

2.3 TERCEIRA ETAPA: LEGISLAÇÃO E PRÁTICAS TRABALHISTA..................... 12

2.4 QUARTA ETAPA:ELABORAÇÃO DO PLANO DE AUDITORIA......................... 14

3 CONCLUSÃO ....................................................................................................... 16

REFERÊNCIAS .........................................................................................................17



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo colocar em pratica os conteúdos estudados nas disciplinas do semestre que, a saber, são: Auditoria em Recursos Humanos, Legislação Trabalhista e Previdenciária, Recrutamento e Seleção e Administração de Remuneração e Benefícios do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR. E também vivenciar situações fictícias dentro de uma organização, e ajudar a desenvolver melhor a compreensão da realidade empresarial da empresa em estudo.

Para a realização desta produção textual foi necessário analisar a situação da empresa fictícia Monte seu prato Delivery e a partir daí tomar algumas decisões baseados na integração dos conteúdos discutidos nas disciplinas desenvolvidas no Módulo 3, seguindo a estrutura e o detalhamento das seguintes etapas da atividade:

  1. Descrição de Cargos: nesta primeira etapa foi elaborado a descrição completa de dois cargos da empresa Monte seu prato feito Delivery.
  2. Recrutamento e seleção. Aqui foi feita a estruturação do processo de recrutamento e seleção para os cargos escolhidos na etapa anterior.
  3. Legislação e Praticas trabalhista: nesta etapa foi feita uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de conhecer os preceitos, direitos e deveres envolvendo as relações trabalhistas.


A RELEVANCIA DO PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS DE RH.

O planejamento dos processos de recursos humanos deriva dos planos da organização visando satisfazer a necessidade de pessoal. Essas necessidades variam com as circunstâncias de empresa. Uma aciaria que passa por reduções em seus negócios precisa dispensar pessoas, enquanto uma empresa como a Monte seu prato Delivery  que esta em fase de crescimento requer funcionários para oferecer um serviço diferenciado e com mais qualidade par seus clientes e atender o aumento da demanda de mercado. A tomada de decisão em Recursos Humanos depende de a organização estar em declínio, em crescimento ou em posição estável.

O primeiro passo do planejamento dos processos de Recursos Humanos é conhecer o futuro da organização. O administrador deve saber o direcionamento da empresa, seus negócios e o crescimento esperado. A partir daí verifica se o número e o tipo certo de pessoas estão disponíveis para evitar contratações desnecessárias. Paralelamente à implementação do plano estratégico são realizadas as atividades de recrutamento, treinamento e demissão de pessoas.

A empresa Monte seu prato feito Delivery, pertence a um jovem casal de empreendedores e tem uma  estrutura familiar que oferece serviço de entrega de comida caseira na zona sul de São Paulo. Inicialmente a empresa atendia construções, mas os jovens empreendedores vislumbrou a oportunidade de crescimento caso oferecessem um serviço diferenciado com mais qualidade e com a personalização dos pratos.

Com o apoio do SEBRAE, o casal identificou que, para crescer deveria adequar a estrutura física da cozinha, identificar os gargalos na produção e na entrega, reduzir custos e aumentar a produção, conquistar novos clientes, aperfeiçoar o registro e controle das informações e estabelecer rotinas dentro da cozinha, ou seja, definir tarefas, adotar controles de produção e de perdas e contratar mais funcionários para a área operacional.

Com base no que sei da empresa Monte sue prato Delivery comecei a organizar a área de recursos humanos de acordo com as seguintes etapas:

  • Elaborar a descrição dos cargos necessários para a nova fabrica;
  • Planejar o recrutamento e seleção de pessoal;
  • Analisar e conquistar os direitos trabalhistas da atual e da nova fábrica ou modelo de administração/gerenciamento;
  • Realizar um Plano de Auditoria anual;

1° Etapa – Descrição de Cargo

Descrever um cargo significa relacionar desde o que o ocupante faz até o método pela qual faz. É o ponto de para estruturar muitas atividades de Gestão de pessoas, tais como: plano de carreira, benefícios e remuneração, politicas de recrutamento e seleção entre outros. A descrição de cargo relaciona de maneira breve as tarefas, relações e qualificações que o cargo exige, ou seja, vai além de encontrar um nome para o cargo, é necessário realizar a descrição dos atributos de cada função.

Para elaborar uma descrição de cargo, muitos gestores de Recursos Humanos elaboram um questionário com perguntas a serem feitas a profissionais de qualquer cargo ou função para identificar como é sua atuação e, é a partir das respostas que o gestor de pessoas pode elaborar uma descrição de cargos. Para a descrição dos 2 cargos que escolhi da empresa Monte seu prato Delivery eu utilizei o seguinte modelo de questionário de análise de cargos:

MODELO DE QUESTIONÁRIO PARA DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CARGOS:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)   pdf (235.6 Kb)   docx (407.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com